quinta-feira, 7 de abril de 2011

Desafio pessoal...

Dada a minha habitual dificuldade em escolher o livro que vou ler quando acabo uma leitura, decidi tornar-me mais disciplinada...;0, que tal uma leitora compulsiva disciplinada?!!??
Para me orientar mais nas minhas leituras, pois livros aqui por casa existem em grande número, decidi escolher, das centenas que tenho por aqui, os dez próximos livros a ler...Eu sei que vai ser complicado respeitar esta lista, mas tenho que me orientar nas minhas atmosferas  caseirinhas... Pois é, a crise está ai e os prometidos 10 livros que queria comprar este ano não vão ser adquiridos...ups a não ser que me queiram oferecer. Para quem tem tantos livros aqui na estante, não necessito comprar mais nenhum, pelo menos durante os próximos tempos (prometo que vou tentar;0).
Então a ideia é ler os livros que retirei da estante ( que são os que estão do lado direito da página do blogue...Atmosferas em espera...) e ler, só depois volto a procurar mais dez livros na estante para ler...
Estou com fé, acho que pelo menos a ideia é boa e espero conseguir levar a cabo. Assim organizo melhor as minhas leituras e vou criando grupos de dez livros para se seguirem na próxima rodada.
Isto tudo para poder ir visualizando melhor a minha estante...dado que sendo tantos os livros, estão em duas fileiras e não consigo ver os que estão por trás e por vezes tenho livros que ou se repetem ou eu queria muito ler, mas nem sabia que os tinha... Eu sei que é assustador mas é a mais pura das verdades...
Este é um desafio pessoal que vou tentar ultrapassar...espero conseguir.
Boa leitura;)

14 comentários:

  1. Também queria ter assim tantos livros em casa :)

    ResponderEliminar
  2. Acredito que sim Sandra;)
    Mas podes fazer novas aquisições coisa que eu já não me sinto bem a fazer;)
    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do "Monte dos Vendavais"! Também ja li o "Eternidade", mas tenho algumas reservas em recomendá-lo...

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlinha... Vejo que tens muito que ler mas não resisti e tenho de te recomendar uma colecção de livros que tenho e adoro. Não sei se ja leste algum porque ainda não tive tempo de ver todos os posts do teu blog mas cá vai: Tory Hayden. É uma escritora norte-americana que foi professora de crianças com necessidades especiais (crianças autistas, abusadas sexualmente, reprimidas, crianças violentas, etc). Depois de se "reformar" ela começou a escrever livros sobre a sua experiencia por passatempo e acabou por perceber que tudo que ela tinha passado profissionalmente dava livros interessantes e começou a publicar. Cada livro conta a historia de um grupo de crianças perturbadas sendo que em cada livro tem sempre uma criança protagonista (aquela que no meio da turma era mais perturbada ou se destacava mais). Torey relata as historias de uma maneira impressionante: conta tudo que passa com elas - o dia em que chegaram á sua sala de aula, a leitura de diagnosticos, o descobrir da vida destas crianças e o que levou ao seu comportamento anormal... Ela não se envolve apenas com elas mas também com a familia já que muitas vezes as perturbaçoes dessas crianças se inicia devido a alguma tragedia familiar.
    Mais recentemente, foi lançado em Portugal o primeiro livro que ela escreveu sem ser um relato real: Vozes Silenciosas. Enquanto os livros anteriores dela eram apoiados em historias completamente veridicas este mais recente acaba por ser catalogado como romance pois ela pega nas historias de varias crianças que educou ao longo dos anos e cria o menino em questão no livro. Apesar das bases veridicas, não é uma historia real. Mesmo assim este ultimo livro é o melhor. Acabei ontem de o ler (li-o em duas semanas de tão interessante e absorvente que o livro é)e posso-te dizer que para alem de ficar com a lagriminha no canto do olho, fiquei com a certeza que o livro valeu cada centimo que paguei por ele (é, os livros dela não são baratos... no seu preço normal nunca custam menos de 15/16 euros).
    Aconselho-te a leitura de todos principalmente deste ultimo pois apesar de serem baseados em algo real eles não têm nada de cliché. A forma como aquela mulher escreve é simplesmente indescritivel...
    Outra coisa muito interessante é que ela tem um espaço no seu site oficial no qual pede a algumas das crianças retratadas nos livros (que agora são todas adultas) para escreverem uma pequena nota ao leitores - alguns recusam-se pois não recuperam do trauma mas outros partilham aquilo que lhes vai na alma e falam de como Torey os ajudou). De louvar também é o cuidado que a escritora tem com a privacidade das pessoas que retarta nos seus livros pois pede sempre autorização a cada criança para falar de si no livro (algo que ela legalmente nem é obrigada a fazer visto que ela muda os nomes e aspectos mais pessoais para que ninguem se arme em detective e tente descobrir quem é a criança de cada historia.)

    Boas Leituras e desculpa o comentario gigantesco :) Apesar dos pormenores podes ler os livros descansada pois o meu comentario não contem spoilers. Nada do que encontras dentro dos livros está aqui resumido :)

    ResponderEliminar
  5. Ah, é verdade, já respondi ao teu comentario la no blog. Quando puderes da la uma passadinha para ler.

    ResponderEliminar
  6. Olá Mundo d Anita
    Muito obrigada mesmo, pela descrição fabulosa que fazes sobre os livros dessa escritora. Na realidade tenho-os a todos, menos o último e nunca peguei neles. Até me senti mal quando li tão fabuloso comentário, pois nunca dei oportunidade a estes livros não por não os ter mas nunca me chamaram atenção...ups:(
    Contudo depois do que li ... certamente quando os encontrar novamente na estante irei pegar neles...

    Ana Luísa
    Olá, pois eu também tenho algumas reservas mas tenho aqui por casa e quero ler, quem sabe não me surpreende;)

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  7. Bem, boa sorte com o teu desafio.
    Eu também impus uma regra a mim própria: não comprar livros enquanto não ler os livros todos que tenho cá na minha biblioteca.
    Durante os próximos tempos não vai haver compras para nós as duas! =D
    Só resta saber se conseguimos...=S

    Boas leituras e muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Tenho cá em casa muitos livros e tenho o mesmo problema, a vontade de adquirir mais livros. Até que decidi ler primeiro os que tenho cá em casa, ou pelo menos diminuir o número de livros por ler. Achei boa ideia colocares em pilhas de 10 de cada vez, acho que vou fazer o mesmo.

    Dos livros que tens para ler, já li "O Monte dos Vendavais" que simplesmente adorei, embora seja um clássico que divide muito os leitores. Li também "A Sombra do Vento" e considero um dos livros dos meus favoritos. Penso que vais passar um bom momento com eles.

    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
  9. A minha biblioteca:

    Pois mesmo quando temos muitos livrinhos por casa e existem sempre muitos outros a sair, a tarefa não vai ser fácil mas tenho a certeza que vai ser gratificante. Mesmo porque os livros que estão por casa tem que ser lidos e desejados assim como os que estão nas livrarias.
    Temos que conseguir;) Beijinhos.

    Landa

    Ainda bem que gostas-te da ideia, é bom saber que existem outras pessoas que estão com o mesmo "problema" que eu. Obrigada pela tua opnião literária, já li muito sobre os dois livros e de Záfon já li "O Jogo do Anjo" e adorei em relação ao monte dos vendavais estou curiosa, muito até. Gostava de saber quais são os teus 10 livros...
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
  10. Olá,

    O que descreves no post é exactamente um dos objectivos a que me propus para 2011, gastar menos dinheiro em livros novos comprados nas livrarias e ler mais dos meus que foram ficando para segundo plano, tenho imensos assim.

    Este ano já adquiri cerca de vinte livros! Mas sinto-me bem porque a grande maioria foram livros comprados quase por um preço simbólico em segunda mão, oferecidos ou trocas que fiz. Ó sim, o mundo das trocas é maravilhoso. Nunca gostei de ver alguns livros que não me interessavam parados na estante, talvez esquecidos para sempre.

    Acho que metade dos livros que li este ano foram desses tantos que foram esperando por uma oportunidade e é o que quero continuar a fazer. É viciante comprara livros novinhos, é tão bom, mas realmente qual é a necessidade de o fazer constantemente quando se têm grandes títulos na estante? Normalmente leio dois livros de uma vez, e normalmente escolho um desses para acompanhar um outro que tenho recebido ou comprado (por assim dizer que é mais novinho na estante). Também tenho uma lista daqueles que quero mesmo tentar ler este ano, para me sentir mais motivada, escolhi livros que sei que posso vir a gostar, uma mistura de tamanhos, não escolhi nem todos muito grandes nem todos muito pequenos, escolhi autores diversificados também.

    "A Sombra do Vento" e "O Monte dos Vendavais" são dois dos meus livros favoritos e acho que assim que começares a ler qualquer um deles vais pensar "porque é que não peguei neste antes?!"

    Um óptimo fim-de-semana,
    Joana

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana
    Como eu te entendo e também como tu me entendes... se fores ao separador do blogue que tem Atmosferas em espera verás só metade dos que tenho...como me culpo, não só por não lhes ter dado uma oportunidade, mas e essencialmente pelo dinheiro gasto...mas isso são outros devaneios.
    Boa leitura.

    ResponderEliminar
  12. Eu vi antes de escrever o meu comentário! São muitos! Eu não tenho assim tantos, ainda... mas não quero chegar a ter assim tantos por ler. Como este ano estou a conseguir ler cerca de cinco livros por mês, um outro desafio a que me propus acho que vou conseguir ler uns quantos dos que andam pela estante. Acho que isso é muito importante. Eu lia cerca de 20 ou 25 livros por ano até que reparei que algumas pessoas liam 50 ou mais, com isto também reparei que me entregava muito ao tédio e resolvi diminuir isso, nem sempre tenho cabeça para ler, às vezes há demasiado na nossa cabeça para que consigamos ler ou fazer outra coisa, mas eu vou tentando. Sinto um certo alívio. Isto não deve ser normal, mas é como se sofresse pelos pobres dos livros que estão ali. :) Força!

    ResponderEliminar
  13. Oh, obrigada pelo comentário, bem és talvez a primeira portuguesa a ir lá a comentar, talvez por ele ser em inglês é que nenhum português vai lá, mas isso não é impedimento, mesmo para quem não sabe, eu tenho lá o tradutor, que não faz um trabalho eficaz mas ajuda a entender sobre o que é que escrevo. Só há pouco tempo é que me deparei com a quantidade de blogues sobre livros em português que existem e tenho andado por muitos deles mas quase ninguém me liga nenhuma =P

    O meu blogue está em inglês porque uma das minhas paixões, tão grande como a pela literatura é escrever cartas, fazer correspondência com pessoas de todo o mundo e o meu blogue surgiu para trocar ideias sobre o assunto com todo o mundo e não me limitar ao meu país, pelo simples facto de conhecer pouca gente dentro deste passatempo em Portugal, ou mesmo no mundo dos blogues.

    Já tinha pensado fazer um blogue em português sobre livros, ou mesmo a versão portuguesa do que tenho, mas se já me dá trabalho aquele que diria de dois! Eu gosto muito de arrumar o meu cantinho e não faço posts regularmente porque gosto de pensar e meditar no que vou escrever ou mostrar e tenho a certeza que mais cedo ou mais tarde algum ficaria às moscas...

    Gostei do "lampaneira"... :) Aliás acho que nunca recebi tanta atenção de alguém português com um blogue como de ti *ah ah* tens goodreads?

    Fica bem,
    Joana

    ResponderEliminar
  14. Olá!

    Ainda não publiquei no blog quais as próximas leituras. Ainda estou a pensar nisso. Tenho também de fazer um balanço de livros por ler, livros comprados e livros lidos.

    Vou-me tentar controlar nas compras nos próximos tempos mas vou abrir um excepção para a feira do livro de Lisboa, que normalmente vou todos os anos;)

    ResponderEliminar