quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Balanço literário de 2012...

Este foi o selinho que me acompanhou durante todo ano de 2012...eu queria mesmo ler 100 livros, queria e quero, isto porque, como não o consegui fazer este ano vai ser um dos objectivos do ano de 2013.

Contudo estou muito feliz comigo pois foi o ano em que li mais livros, dos 100 que queria ler li 68, acho que não está nada mau para quem lê lentamente como eu, está um bom número.
Aqui fica a listinha dos livros lidos e em que mês foram lidos.
JANEIRO:
1- "Aproveitem a Vida" de António Feio; (lido)
2- "Homens, Dinheiro e Chocolates" de Menna Van Praag;(lido)
3- "A Rapariga e o Espelho" de Cecelia Ahern;(lido)
4- "Já Não Se Escrevem Cartas de Amor" de Mário Zambujal (lido)
5- "O Diário de Rutka" de Rutka Laskier (lido)
6- "O menino que não gostava de ler" de Susanna Tamaro (lido)
7-"Amigas para sempre" de Fátima Lopes (lido)
8- "Uma noite não são dias" Mário Zambujal (lido)
9-"Os Náufragos do Amor" de Rui Araújo (lido)
10- "O Estranho Caso de Benjamin Button" de F. Scott Fitzgerald (lido)

FEVEREIRO:
11-"Rosa e os Feitiços do Mar" de Manuela Costa Ribeiro(lido)
12-"A Rainha da Misericórdia" de João Ribeiro (lido)
13- "Cão como nós" de Manuel Alegre(lido) 
14- "Beastly" de Alex Flinn (lido)
15- "A Doçura da Chuva" de Deborah Smith(lido)
16- "A Casa de Papel" de Carlos Maria Domínguez(lido)

Março:
17-"Villa Amalia" de Pascal Quignard(lido)
18-"Fama, Amor e Dinheiro" de Menna Van Praag(lido)
19-"O Diário de um Banana" de Jeff Kinney(lido)
20-"Os Contos de Beedle o Bardo" de J.K. Rowling(lido)

ABRIL:
21-"O Ano de 1993" de José Saramago(lido)
22- "A invenção de Hugo" de Brian Selznick(lido)
23- "Não vou Chorar o Passado" de Tiago Rebelo(lido)
24- "O espírito do amor" de Ben Sherwood(lido)
25- "hush, hush" de Becca Fitzpatrick(lido)

Maio:
26- "Lua de Sangue" de Nora Roberts(lido)
27-"Só te amo até terça-feira" de Rosa Luna(lido)

Junho:
28- "Ao encontro do nosso amor" de Michael Baron(lido)

Julho:
29- "Um Natal Que Não Esquecemos" de Jacquelyn Mitchard(lido)
30- "Casamento de Conveniência" de Madeline Hunter(lido)
31-"O Homem que plantava Árvores" de Jean Giono(lido)

Agosto:
32-"O Grande Gatsby" de F. Scott Fitzgerald(lido)
33-"A Bofetada" de Christos Tsiolkas(lido)
34- "A vida na porta do frigorífico" de Alice Kuipers(lido)
35- "As cinquenta sombras de Grey" de L A James(lido)
36-"A viagem de Luz e Quim" de Fátima Lopes(lido)
37-"Diário de uma Mãe" de James Patterson(lido)
38-"Princesa Laranjada" de Pedro Sena-Lino e Estela Baptista Costa(lido)
39-"A árvore" de Sophia de Mello Breyner Andresen(lido)
40-"A noite de Natal" de Sophia de Mello Breyner Andresen(lido)

Setembro:
41-"A Paixão de Emma" de Charlotte Bingham(lido)
42-"Abre o teu coração" de James Patterson(lido)
43-"Ulisses" de Maria Alberta Menéres(lido)
44-"Jasmyn" de Alex Bell(lido)
45-"A cor do céu" de Julianne Maclean(lido)
46-"A Filha da minha melhor amiga" de Dorothy Koomson"(lido)
47-"Os Jogos da Fome-Livro I" de Suzanne  Collins(lido)

Outubro:
48- "Vozes do Passado" de Nora Roberts(lido)
49-"Desculpa lá, Mãe" de Rita Ferro e Marta Gautier(lido)
50-"Os Jogos da Fome-Livro II_EM CHAMAS_" de Suzanne  Collins(lido)
51-"A Máscara do desejo" de Sheri Whitefeather (lido)
52-"O Rapaz do Pijama às Riscas" de John Boyne (lido)
53-"Os Pilares da Terra" Volume II de Ken Follett (lido)
54-"Os Pilares da Terra" Volume I de Ken Follett (lido)
55-"Um casamento no Natal" James Patterson (lido)

Novembro:
56-"Por um dia mais" de Mitch Albom (lido)
57-"Ricardina decide viver" de Filipa Sousa (lido)
58-"O Apicultor" de Maxence Fermine (lido)
59-"A ilha dos pássaros Doidos" de Clara Pinto Correia (lido)
60- "A Filha dos Mundos _ O Ceptro de Aerzis _ Livro 1" de Inês Botelho (lido)
61- "A noiva despida" de Nikki Gemmell (lido)
62-"Querida Mathilda" de Susanna Tamaro (lido)
63-"No Topo das Árvores" de Kiara Brinkman (lido)
64-"Um Companheiro Inesquecível" de Susanna Tamaro (lido)

Dezembro:
65-"Um Amor Quase Perfeito" de Sherry Thomas (lido)
66-"A Prenda" de Cecelia Ahern  (lido)
67- "Diz-me quem eu sou" de Julia Navarro (lido)

68- "O Hipnotista" de Lars Kepler (lido)

Gostei de todos mas não posso deixar de salientar "Os Pilares da Terra" e "Diz-me quem eu sou" e claro "O Rapaz de pijama às riscas".

O ano que passou foi sem sombra de dúvidas muito complicado para mim e continuará a ser mas já menos. Isso reflectiu-se na leitura claro.

A meu respeito como leitora conclui duas coisa:
- Sou muito lenta a ler. Por vezes dou por mim a ler duas vezes a mesma frase, talvez quando não estou muito concentrada;
- Sou incapaz de ler um livro sem gostar dele, quando não gosto coloco na estante e pego noutro, mas não o coloco de lado, sinto que cada livro tem o seu momento para ser saboreado.
- Não posso ler a opinião de livros que ainda não li, deixo-me levar por ela e por vezes coloco o livro mesmo de parte sem o ler... influenciável, sim muito.
Tirando a opinião de alguns blogs que não contam a história não leio mais a opinião de livros que ainda não li. Tenho muita pena mas sou assim, estou a trabalhar esta minha parte e acho que este ano que se avizinha é um bom ano para tal.

Boas leituras.

Boas saídas e melhores entradas no ano que se avizinha. 

10 comentários:

  1. Olá, amiga!=D

    Bem, não está nada mal, não senhora!=) Eu também gostava de conseguir ler 100 livros num ano, mas não sei...xD
    Para o ano vai ser melhor, estou certa!=D

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga
      Pois espero bem que seja mesmo melhor;)
      Beijocas e boas leituras;)

      Eliminar
  2. Olá Leitora,
    É lenta a ler??? e conseguiu ler 67 livros??? eu li 45.
    Isto de ler nos blogs as opiniões, por mais que não se queira, influencia sempre um pouco a nossa leitura, no entanto depois de ler a nossa opinião pode não ser a mesma, e ainda bem!!.
    Eu como atualmente pouco livros compro, não leio os livros da "moda" e até é bom porque já li algumas opiniões de livros que "toda gente" gostou e eu não gostei, e ainda bem que não o comprei senão era dinheiro mal gasto!!!
    Por exemplo o livro "o teu rosto será o ultimo" de João Ricardo Pedro, prémio Leya 2011, apesar das criticas fabulosas que li, quando peguei no livro e o li fiquei profundamente desiludida, não gostei nada.
    Na feira do livro aqui no Porto, peguei nele diversas vezes para o comprar, ainda bem que não o fiz.
    A "conversa" já vai longa, continuação de Boas Festas e em 2013 iniciamos os nossos desafios, não é?
    Bjs
    Dulce Barbosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ano novo desafios novos...
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar
  3. Também hei-de fazer o meu balanço do ano! Mas acho que só mesmo no último dia de Dezembro :b

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ia fazer nos últimos dias mas como estou fora fiz agora;)
      Beijocas e boas leituras;)

      Eliminar
  4. Olá Leitora!
    Parabéns pelo desafio literário, correu bem! :D
    Ansiosa por saber qual é o do próximo ano!
    Beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho Muitos desafios para o próximo ano...;)

      Eliminar
  5. Cada um saboreia a leitura no seu timing...Eu acho um excelente número!

    ResponderEliminar
  6. Quem me dera conseguir ler tantos livros! :P
    Das tuas leituras conheço alguns, sendo "Os Pilares da Terra" uma das minhas obras preferidas.
    Resta-me desejar-te um excelente 2013 preenchido de excelentes leituras! :)

    ResponderEliminar