domingo, 20 de julho de 2014

Minha opinião sobre_"História de um caracol que descobriu a importância da lentidão"_ de Luis Sepúlveda_

História de um caracol que descobriu a importância da lentidão
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 112
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04632-1
Idioma: Português

Sinopse:
"Os caracóis que vivem no prado chamado País do Dente-de-Leão, sob a frondosa planta do calicanto, estão habituados a um estilo de vida pachorrento e silencioso, escondidos do olhar ávido dos outros animais, e a chamar uns aos outros simplesmente «caracol». Um deles, no entanto, acha injusto não ter um nome e fica especialmente interessado em conhecer os motivos da lentidão. Por isso, e apesar da reprovação dos outros caracóis, embarca numa viagem que o vai levar ao encontro de uma coruja melancólica e de uma tartaruga sábia, que o guiam na compreensão do valor da memória e da verdadeira natureza da coragem, e o ajudam a orientar os seus companheiros numa aventura ousada rumo à liberdade."(retirado do site wook)

Lançamento do livro(retirado do youtube)


Ilustração:Paulo Galindro, muito bem conseguida, adorei a ilustração, os meus parabéns.

Minha Opinião:
Adorei esta fábula de Luis Sepúlveda, mais um conto que nos faz refletir sobre o porquê das coisas serem como são. O caracol especial quer saber porque não tem um nome e porque é que os caracóis são tão lentos.
Este caracol _ Rebelde_ganha coragem e sai da sua zona de conforto em busca das respostas para as suas questões. Primeiro encontra uma tartaruga que o baptiza de rebelde e lhe conta como os humanos podem ser cruéis, para além disto ela vai com o caracol mostrar as construções que estes seres cruéis andam a fazer, sem terem em conta a mãe natureza. Tudo isto assusta o caracol rebelde e faz com que ele vá avisar os seus amigos  que vivem numa árvore onde têm tudo de que necessitam. Mas nem todos acreditam nele e recusam-se a deixar a sua árvore_País do-Dente-Leão_ . Outros principalmente os mais novos seguem Rebelde, que os levará para um outro Pais do Dente-de-Leão.
Rebelde mostra ser um caracol preocupado com todos os seres da floresta, corajoso e um amigo preocupado com os outros caracóis, acabando por os orientar para o outro País do Dente-de-Leão.
Uma fábula maravilhosa que nos mostra a coragem e o amor entre os seres vivos e a capacidade que os seres humanos têm de destruir o meio ambiente para construir casas e estradas.
Adorei esta fábula que já é a terceira que leio deste escritor, quero ler todas as outras que ele já escreveu.
Aconselho aos pais e educadores que incentivem os mais pequenitos a ler estas fábulas deliciosas que são para ser lidas dos 9 aos 90.
Boas leituras! 

Sem comentários:

Enviar um comentário