terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Desafios pessoais para o ano de 2015

Como vem sendo tradição desde que abri este cantinho, no final de cada ano faço uma reflexão sobre como correu o ano em termos literários e se cumpri o desafio a que me propôs,mais uma vez para minha tristeza não foi cumprido o desafio de 2014. Assim como para além de não o ter cumprido desisti dele mal vi que era impossível levá-lo até ao fim. Foi uma opção minha interromper o desafio e por isso sou a única responsável pelos meus actos, não foi por falta de livros cá por casa que não cumpri o desafio, mas porque não me senti este ano que está a terminar incentivada para a leitura o suficiente para ler os 100 livros a que me propôs ler no início do ano. Acabando desta forma por nem chegar aos trinta livros.
Mas o ano de 2015 vai ser um ano muito diferente a todos os níveis, nomeadamente ao nível literário.
Tal como vem sendo tradição, estou a repetir-me, vou tentar mas desta vez vou tentar mesmo ler os 100 livros do desafio que quero cumprir no ano de 2015...este é o objectivo de 2015 contudo existem outros, no meio desses outros existe um muito importante e que tal como ler os 100 livros vou esforçar-me ao máximo para o cumprir e que é adquirir o menor número possível de livros. Este último objectivo é porque eu gasto muito dinheiro em livros que se vão acumulando aqui por casa e já não tenho espaço para eles, daí a importância de ler 100 livros o que ia de algum modo esvaziar um bocadinho muito pequenino a minha estante de livros por ler.
Gostava muito de começar a ler a saga da Guerra dos Tronos  de Georger R. Martin, a saga de J.R.Ward da Sombra da Noite, ler Ken Follett, Jodi Picoult, José Rodrigo dos Santos (tenho todos os livros dele e ainda não li nenhum, que vergonha), ler Lesley Pearse (tenho todos os livros dela cá em casa e ainda não li nenhum, o que também é uma vergonha)e tenho muitos outros escritores aqui por casa que nunca peguei e gostava de explorar. Queria muito acabar de ler a obra da Sveva Casati Modignani, tenho muitos livros dela cá em casa, fora os poucos que já li tenho todos os que foram lançados em portugal até à data. Queria ler as sagas que também pairam aqui por casa tais como divergente, Nas assas do tempo, Eragon, A noite de todas as almas, Tatiana etc...
Bom, tal como se pode verificar juntar 100 livros para ler não vai ser um feito muito difícil, o mais complicado é eu controlar as compras dos livros novos que vão sair durante o ano, mas tenho que ter uma grande força interior e pensar que vou conseguir e sempre que me der a tentação de adquirir novos livros pensar na quantidade enorme de pilhas que tenho em casa para me deleitar.
Ao longo dos últimos dias e para ficarem com uma ideia coloquei nas margens do blogue os livros que tenho só na estante do meu escritório ainda tenho na sala de estar e no sótão e esses não os coloquei aqui. 
Um outro objectivo que eu tenho para o ano de 2015 e que de certa forma me vai ajudar a cumprir com o objectivo de ler os 100 livros é seleccionar melhor o que vejo na televisão e até poderei mesmo dizer, ver menos televisão. Fazer mais serões de leitura com a televisão desligada, pois se estou a ler não necessito de ter a TV ligada. 

Um outro objectivo que eu tenho para 2015 que tenho vindo a adiar de ano para ano mas que acho que chegou o momento, dado que a vontade é muita é reler os livros do Harry Potter, tenho muitas saudades do pequeno feiticeiro, mesmo muitas e quero reler e relembrar os momentos maravilhosos que passei na companhia destes amigos maravilhosos.
Gostava muito de começar o ano de 2015 logo com leituras fantásticas e muitas para não deixar acumular para o meio e final do ano, desta forma será mais fácil cumprir com o meu objectivo, que é ler os 100 livros. Quem lê isto nem imagina o quanto é importante para mim conseguir atingir esse patamar de livros lidos é algo que faz muito tempo que eu tento conseguir e não consigo. Desde que fundei este blogue que tento ler os 100 livros e não consigo e é algo para mim muito importante mesmo, por isso tenho que me esforçar muito para poder atingir esse número.Esforçar porque sou uma leitora muito lenta, não leio com muita rapidez como muitas pessoas o fazem o máximo que consigo ler num bom dia mas mesmo muito bom são 100 páginas num dia normal 50 páginas não mais do que isso, daí que ler o número de livros que me proponho seja algo que para mim significa atingir um patamar que  todos estes anos eu tentei e não consegui e que quero muito conseguir, não me farto de dizer isto pois é a mais pura das verdades.

Para me acompanhar durante o ano de 2015 e a quem quiser fiz um selo onde está o desafio literário do ano...

Quem quiser pode levar o selinho para o seu blogue, ofereço com todo o carinho acreditem que é com muita alegria.

Bons desafios e acima de tudo boas leituras para o ano de 2015...

18 comentários:

  1. Bora lá Leitora, 100 livros em 2015. Quase 2 livros por semana?! Quem sabe em 2015 conseguimos mesmo?!
    Bom ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dulce
      Vai ser este ano estou com muita força e determinação e o que tem que ser tem muita força... Vamos conseguir as duas uma a puxar pela outra vais ver temos que conseguir, quando dermos conta até já ultrapassamos.;)
      Beijinhos Dulce e tudo de bom principalmente muitas leituras;)

      Eliminar
  2. Olá!

    Uau...100 livros!! Boa sorte! O meu objectivo vai ser bem mais baixo! Talvez uns 40. Não consigo ler tantos! Quem me dera!
    Mas este ano também gostava de ler A Guerra dos Tronos, Harry Potter e ler outros livros de Jodi Picoult! Adoro os livros da autora, embora só tenha lido um. Mas adorei!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Estou a ser muito pretensiosa ao querer ler 100 livros mas desde que abri este cantinho em 2010 que desejo ler 100 livros é um sonho para mim se conseguir, tornado realidade. Como podes ver nas margens do blogue aqui estão alguns dos livros que pairam cá por casa e queria mesmos ler estes para depois poder adquirir novos.
      Desejo-te muita boa sorte para o teu desafio pessoal, Quero muito reler Harry Potter, adoro Jodi Picoult, já lês-te Compaixão? Se não lê é o melhor que li dela atá agora, também ainda não li muitos. Apesar de ter muitos da coleção Guerra dos Tronos e de querer começar a ler este ano tenho um pouco de receio com a leitura mas logo verei.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar
  3. Olá.
    te indiquei para uma tag espero que goste e participe! :

    Abraços boas leituras e boa passagem de ano!!! :D

    http://blog-imaginacaodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda
      Vou ver a tag e certamente que vou participar, agradeço já por te teres lembrado de mim.
      Beijinhos fofinhos e boas leituras.

      Eliminar
  4. Olá,

    Espero que consigas cumprir todos os desafios que queres cumprir. Tens um grande desafio pela frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia
      Bom ano e tudo de bom para ti. O desafio é grande mas já estou a trabalhar nele... tem de ser.
      Beijocas fofinhas e boas leituras;)

      Eliminar
  5. Feliz 2015! (com muitas boas leituras)
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gábi
      Feliz ano de 2015 com muitas leituras também.
      Muitos beijinhos fofinhos;)

      Eliminar
  6. Olá Leitora
    houve um ano em que consegui chegar aos 100 livros (2010, salvo erro). Portanto, eu próprio sou a prova viva de que é possível chegar a essa meta, mesmo contando com as obrigações familiares e profissionais. Eu julgo que o segredo está numa coisa muito simples: cortar na televisão (porque será que tenho a vaga sensação de já ter "conversado" isto contigo?) Na verdade, as estatísticas dizem que cada português passa, em média, cerca de 4 horas por dia a ver TV. Isso dá muita página por dia. :)
    Quanto aos autores que queres ler, asseguro-te que Follett é o que condiz melhor como teu perfil de leitora. Ou não... :)
    Beijinhos e bom ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu querido Manuel
      Realmente já tivemos esta conversa, mas não me recordava das cerca de 4 horas por dia a ver TV. Pois é amigo no meu caso cortando a TV fico com muitas horas, bem mais que 4 pois sou professora tal como tu, julgo eu, de Biologia e Geologia mas ao fim de 14 anos estou no desemprego, por isso tenho muita hora para ler, o que na realidade dá muita página mesmo sendo eu muito lentinha a ler;)
      Follett condiz realmente com o meu perfil de leitora e José Rodrigues dos Santos também. Obrigada por teres vindo aqui a este meu cantinho é sempre um enorme prazer receber-te aqui, queria que soubesses disso.
      Beijocas e boas leituras;)

      Eliminar
    2. Amiga Leitora, lamento a tua situação profissional :( Os nossos governos continuam a ter outras prioridades e a educação é, cada vez mais, uma coisa para despachar para os privados... eu também vou ficar uns meses por casa mas por motivos ainda mais chatos (saúde, ou melhor, falta dela) :(
      Sabes,eu ando sempre por aqui, é mais por preguiça que escrevo poucas vezes. Basta dizer que o teu blogue está na minha restrita lista de 12 favoritos.
      Muitos beijinhos
      (e gosto muito daquela música da Cristina Perri)

      Eliminar
    3. Amigo Manuel, fico triste por saber que estás doente, eu também já estive um mês internada em finais de outubro e inícios de novembro e não foi nada agradável, desejo do fundo do coração que não seja nada de muito grave. A saúde é o nosso bem mais precioso e só damos conta disso quando ela nos falta, pelo menos comigo foi assim. Vais ver que tudo vai correr pelo melhor e daqui a nada já andas aos pinotes e cambalhotas;)
      Obrigada por o meu blog estar na tua restrita lista dos 12 favoritos e pelos vistos temos gostos musicais semelhantes.
      As melhoras da tua amiga Carla.
      Aproveita se for possível para leres sempre te vais abstraindo das coisas menos boas da vida. Muitos beijinhos e as melhoras amigo Manuel;)

      Eliminar
  7. Obrigado, Carla. Um abraço ou, como se diz aqui no Minho, um xi-coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é para agradeceres Manuel, foi dito e sentido do fundo do coração. Aqui no Douro também se diz um xi-coração muito apertadinho cheinho de amor, carinho, muita amizade e acima de tudo muita força interior meu caro Manuel.
      Quando quiseres teclar, mesmo sabendo que não és de muita escrita, tens aqui o meu blog:
      carla_torres_vieira@hotmail.com
      Prometo que te respondo nem que seja com um oi estás bom?
      Beijocas amigas e muitas leituras;)

      Eliminar
    2. Há dias enviei-te um mail, recebeste?

      Eliminar
    3. Olá meu querido amigo
      Desculpa sou uma preguiçosa para ir ao mail mas vou lá agora mesmo;)
      Beijocas e boas leituras;)

      Eliminar