quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Minha opinião sobre o livro "Grita" de Laurie Halse Anderson

Grita
Ela tem um segredo que mais ninguém sabe.
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 176
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892316833
Preço:14,90 euros

Sinopse:

"Desperdicei as últimas semanas de agosto a ver desenhos animados da treta. Não fui ao centro comercial, ao lago, à piscina, nem atendi chamadas. Entrei na escola secundária com o cabelo errado, a roupa errada, o feitio errado. E não tenho ninguém sentado a meu lado." 

Melinda Sordino é a pessoa mais odiada do Liceu de Merryweather. No final do verão chamou a polícia, acabando com uma festa e colocando em sarilhos alguns dos finalistas mais populares da escola. Mas Melinda tem um segredo que guarda bem fundo, dentro de si, e que não pode contar a ninguém. Mas Melinda está a ser corroída pelo que aconteceu, e o mundo de reclusão que construiu para si ameaça ruir a qualquer momento.


Críticas de imprensa
“O realismo duro e pungente do livro e a dura metamorfose que Melinda sofre vão sensibilizar e inspirar os leitores.” 
Publishers Weekly

"O humor sarcástico de Melinda, a sua sinceridade e coragem tornam-na uma personagem memorável, cujo derradeiro triunfo irá inspirar os leitores" BOOKLIST

"O primeiro romance de Laurie Halse Anderson é um tributo ao adolescente marginalizado. O final triunfante, no qual Melinda encontra a sua voz, é motivo de celebração (embora muitos leitores possam verter uma ou duas lágrimas). Depois de ler Grita, será difícil para qualquer adolescente olhar para o bode expiatório da turma sem alguma compaixão e compreensão...pois essa pessoa pode estar a gritar sob o seu silêncio" AMAZON.COM

VENCEDOR DO
MICHAEL PRINZ AWARD
Uma obra-prima vencedora (e finalista) de inúmeros prémios sobre uma jovem que opta por se calar em vez de dizer a verdade. Grita encantou tanto os leitores como os educadores, alunos e professores. Um romance transformador, corajoso, capaz de nos fazer refletir sobre temas fundamentais - porém espinhosos, como o bullying - do quotidiano dos adolescentes. Para ser lido com o coração e, principalmente, relido com a alma. Grita (Speak no original)foi adaptado ao cinema em 2004, tendo como protagonista Kristen Stewart. 

Adaptação à...Sétima arte:


Minha Opinião:
Este é o primeiro livro que li desta escritora e é simplesmente brilhante. Depois de tudo que já escrevi pouco me resta para dizer mas sempre tenho algo a opinar. Como professora que sou este livro mexeu bastante comigo, não que não tenha já convivido com casos de bullying, infelizmente já me deparei com muitos, mas porque este caso retratado neste livro me fez lembrar um muito especial que me passou pelas mãos. E foi precisamente o termo grita que era abafado durante anos por aquele adolescente, viver com a indiferença dos outros, com o desprezo, viver com a violência psicológica e física, quando ainda não se é estruturalmente formado deve ser, e é certamente algo tremendamente destruidor, dilacerante...eu apliquei o termo viver mas não é viver mas sim sobreviver, pois cada dia é uma luta, cada noite uma batalha para estas crianças se prepararem para o que será no dia seguinte. Cabe a toda a comunidade escolar e aos pais estarem alerta para estas situações limites e tremendamente dolorosas.
Leiam este livro, talvez deixem cair algumas lágrimas de revolta de angústia de todos os sentimentos que vos assaltem a alma, mas não deixem de o ler. Vejam o filme deixem que as emoções tomem conta de vocês e transmitam a alguém para ler o livro e ver o filme, façam uma corrente, porque o bullying existe hoje pode ser ele amanhã podes ser tu, hoje pode ser o filho do seu amigo ou talvez já esteja a ser o seu.
Como alguém disse uma vez num programa da televisivo este livro e filme é "UM ABRE OLHOS" e eu acrescento para a sociedade em que vivemos, que pensa que o mal só acontece aos outros e tem o hábito de enfiar a cabeça na areia como a avestruz e fazer de conta que não é nada com eles.

Em relação ao livro só tenho que dar os parabéns à personagem Melinda por ter tido a coragem de ter telefonado quando foi preciso... não vou adiantar mais sobre a história pois acho que muito já foi dito e ao mesmo tempo nada.

Um livro muito bom que recomendo a todos sem excepção.
Boa leitura! 

4 comentários:

  1. Olá :)

    Ainda não conhecia este livro! Mas sem dúvida que fiquei curiosa.

    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana
      Acredita que vale a pena leres é uma reflexão espantosa de uma adolescente, aconselho vivamente;)
      Boas leituras e já agora um bom ano!

      Eliminar
  2. Olá,

    Ainda não li este livro mas fiquei curiosa e a tua opinião só fez desejar comprá-lo.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia
      Acredito que faz gostar, aposta nesta compra este ano de 2015.
      Boas leituras;)
      Beijocas...

      Eliminar