terça-feira, 19 de maio de 2015

Minha opinião sobre o livro "Em Segredo" da escritora Catherine Mckenzie

Em Segredo
de Catherine McKenzie
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 304
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898626516
Preço:15,92 euros
Comecei a ler:16-05-2015
Terminei de ler:19-05-2015


Sinopse:
"Ao regressar a casa, vindo do trabalho, Jeff Manning é atropelado por um carro e morre. Duas mulheres ficam desfeitas perante a notícia: a sua esposa, Claire, e uma colega de trabalho, Tish.
Destroçada com a sua perda, Claire tem sobre os ombros o dever de confortar o filho, e ainda de lidar com os preparativos para o funeral e com a chegada do irmão de Jeff, com quem namorara anos antes.
Tish, por seu lado, voluntaria-se para estar presente no velório em nome da empresa, mas apenas ela sabe a dor que realmente sente.
Contada através das vozes de três pessoas, Jeff, Tish e Claire, a narrativa de Em Segredo explora a complexidade das relações, as repercussões das nossas escolhas individuais e a responsabilidade que temos perante aqueles que amamos."retirado do site wook

Críticas de imprensa:
«Uma exploração delicada e honesta dos segredos, da família e  dos vários significados do amor verdadeiro…»
Booklist

«Ao mostrar a perspetiva das três personagens principais, através de capítulos alternados […], este romance constrói o suspense à medida que o leitor se interroga sobre o que verdadeiramente aconteceu. O quarto romance de Catherine McKenzie irá certamente agradar aos seus fãs e apelar aos leitores que apreciam ficção no feminino com um certo elemento de suspense.»
Library Journal

«Um enredo simples, a bom ritmo e personagens cativantes… Em Segredo merece ser um bestseller internacional.»
Booklist Montreal Gazette

Vídeo book trailer:


Minha opinião:

Este é o segundo livro que leio desta escritora e devo dizer que em nada me desiludiu. Apesar de ser um livro diferente do anterior, que era mais leve e de certa forma dava para rir um pouco, estou a referir-me ao livro "Um casamento por Encomenda". O livro "Em Segredo" é um livro mais sério e que como o próprio nome indica é um livro de segredos, as personagens todas elas guardam segredos, mas na vida real quem não os tem?

"Em Segredo" é um livro contado a três vozes, os três protagonistas são Jeff Manning marido da outra protagonista Claire e amante da terceira protagonista Tish sua colega de trabalho.

Logo no início do livro somos confrontados com a morte do protagonista masculino, Jeff, logo a partir daí tudo o que no livro aparece sob o ponto de vista deste personagem é relativo ao passado, ao modo como conheceu a sua esposa, Claire, ex-namorada do seu irmão,Tim, e como conheceu Tish a sua amante.

A protagonista Claire, a esposa, relata-nos no inicio o seu sofrimento com a morte do seu marido, companheiro e amigo de todas as horas Jeff. Até ao momento em que começa a suspeitar que existe um segredo na vida do falecido. Ela poderia deixar passar dado que agora ele já morreu e de nada adianta mexer no passado, contudo vai mexer no passado e descobrir o que Jeff era na realidade. A irmã mais velha de Claire desempenha um pape muito importante em todo o percurso desde a dor inicial até ao processo de suspeitas da Claire.
Tish, a colega de trabalho - a outra, é a outra protagonista, que nos conta do ponto de vista dela todos estes acontecimentos. Uma mulher casada com um médico um homem brilhante, que a adora, mãe de uma filha com capacidades acima da média.Quando casou foi porque procurava um pilar de estabilidade e Brian dava-lhe essa estabilidade. Mas com o tempo  vai buscar algo fora do seu casamento, e "envolve-se" com Jeff.
Quando tomou conhecimento da morte do colega de trabalho ela solicita à firma para representar a mesma no funeral. Existe então quase que um confronto entre o seu sofrimento e o sofrimento da Claire a esposa, e o filho, e toda a real família de Jeff.
O outro protagonista como já referi é o próprio Jeff, o morto, que relata como foi o seu passado, com o seu irmão Tim.Relata-nos como conheceu Claire, que tinha sido namorada do seu irmão, mas que entretanto este deixou-a para ir viajar pelo mundo. Até aos momentos em família aparentemente felizes, outros mais tristes. Fala-nos da viagem promovida pela empresa ao México onde tem o primeiro contacto com Tish. Uma coisa que gostava de salientar é que Tish refere no México, nas poucas palavras que trocam que provavelmente não se vão ver mais, pois trabalham em filiais diferentes e a mil e muitos quilómetros de distancia, contudo é o Jeff, que através de um novo programa instalado na empresa que entra em contacto com ela, alegando uma troca de informações sobre recursos humanos.

E assim temos mais um delicioso livro de Catherine Mckenzie, este bem diferente do anterior, um livro que nos fala de segredos na vida dos casais e dos "amantes" neste caso pseudo-amantes. Mais uma vez esta escritora conseguiu surpreender-me pela positiva, escreve de uma forma que parece que estamos no lugar de cada uma das personagens, levando-nos a tentar entender o porquê das suas atitudes e dos seus segredos.
Não posso deixar passar em branco o fato de que se não fosse Jeff a entrar em contacto com Tish, nada teria acontecido entre os dois. Apesar de achar que Tish não é propriamente a melhor mãe e muito menos a melhor esposa, que ela própria procurava algo fora do seu casamento, existe sempre uma coisa que as pessoas podem fazer é dizer NÃO, ela não foi capaz, pelos fatos referidos anteriormente, mas será que Jeff foi?
Tenho um apreso especial por Zoey,a filha de Tish e Brian, que é uma menina prodígio, mas de quem o pai espera demasiado e a mãe não espera nada ao ponto de não a acompanhar nas maratonas que ela faz sozinha com o pai pelo país. Nisto Tish é uma mãe muito irresponsável e pouco preocupada com a sua filha, é egocêntrica pensando só nela e nos seus problemas pessoais.Contudo, tudo pode mudar depois de um acontecimento grave que trás Tish ao mundo, ao seu mundo.

Gostei muito do livro e recomendo a sua leitura.   
Excertos:
«Já não preciso do meu coração,
podes ficar com ele.
Arranca-o,
guarda-o numa caixa,
enterra-o na terra dura,
junto a ti.

Os meus olhos também já de nada me servem.
Só me mostram um mundo
sem ti.
Opaco,
falho de cor, 
incolor.

E a minha mente grita, Não é justo!
Não é certo.
Não foi o que me prometeram
nos baloiços
enquanto me empurravas
rumo ao sol.

Nenhuma das histórias que me leste
me preparou para isto.
Não aprendi esta lição
na Lua,
ou no comboio,
ou como algo sobre o qual deveria ter curiosidade.

Portanto, já não preciso do meu coração,
podes ficar com ele.
Que seja enterrado,
na terra dura,
junto a ti.» pág.121/122

«Se assim o desejasse, poderia mudar a minha vida.
Tinha permissão.
Dei-a a mim mesma.» pág.153

Boas leituras!

8 comentários:

  1. Olà, Carla!
    Acho que esta posse ser unha leitura muito interesante para min. Voce gostou muito dela e eu tamen tenho vontade de le-la pois gosto muito deste tipo de livros.
    Coma sempre, adorei a sua resenha.
    Beijinhos.
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gostei muito deste livro, aliás eu gosto muito desta escritora. Aconselho vivamente a sua leitura.
      Obrigada por teres gostado da resenha.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá,

    Bem parece que temos um livro bem interessante e que deve ser uma história identica a muitas outras :)

    Fica registada a sugestão e parabéns pelo excelente comentário, gostei ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim é um livro interessante, com um final surpreendente. Quanto a ser uma história idêntica a muitas outras, quando nos tornamos leitores quase compulsivos temos que saber que muitas histórias são idênticas a muitas outras, olha o que ocorre nos policiais por muito que varie o enredo vai dar sempre ao mesmo. O que começamos a valorizar é o modo como a história é contada e relatada e forma como a escritora nos transporta através da sua escrita e isso Catherine Mckenzie faz extraordinariamente bem. E esta não é bem uma história comum, como tantas outras, tens que ler.
      Obrigada pelo elogio do comentário.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá,
    Já tenho visto esta capa em vários blogs, mas nunca tinha lido sequer a sinopse, mas li-a agora assim como a tua opinião e parece-me ser um livro muito interessante. Aliás, eu pela capa não pensei que a história envolvesse um casal, a amante e que um dos protagonistas estivesse morto, mas parece-me ser um bom livro.
    Esta autora é uma boa opção para uma leitura futura. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Este é o segundo livro que leio desta escritora, os únicos publicados em portugal, e não têm nada a ver um com o outro. Goste muito dos dois. Mas este mexeu em especial comigo por causa do final que não estava a contar.
      Aconselho-te a leitura, quem sabe para as férias ;)
      Beijinhos e boas leituras. (obrigada mais uma vez)

      Eliminar
  4. Olá, não conhecia, mas já adicionei à minha wishlist. Pareceu mesmo muito bom.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu gostei muito do livro e fui surpreendida pelo final. Acho que é uma boa aquisição.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar