segunda-feira, 25 de maio de 2015

Minha opinião sobre o livro «Espera por mim» de Gayle Forman

Espera Por Mim
de Gayle Forman
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 216
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722354080
Preço: 13.95 euros

Comecei a ler: 23-05-2015
Terminei de ler:25-05-2015

Sinopse:
«Passaram três anos desde que o amor de Adam ajudou Mia a recuperar após o trágico acidente que vitimou a sua família - e três anos desde que Mia decidiu afastá-lo da sua vida sem lhe dar explicações. Quando uma noite os seus caminhos se cruzam na cidade de Nova Iorque, ambos têm a oportunidade de se confrontar com os fantasmas do passado e de abrir o coração ao futuro.» retirado do site wook

«Espera Por Mim é a aguardada continuação de Se Eu Ficarbestseller do New York Times
Estas são as duas capas do livro Espera por mim


Vídeos...
Book Trailer
(Para onde ela foi é a tradução dada no Brasil para Espera por mim o título original é Where She Whent)




Se Eu Ficar - Trailer Oficial_Legendado


Minha opinião:
Depois de ter lido "Se eu ficar..." não contava que este livro me conseguisse trazer muito de novo, mas estava completamente enganada.
Em "Espera por mim" conheci a personagem Adam na sua mais profunda e dolorosa intimidade do seu verdadeiro eu. O seu sofrimento com a partida de Mia, uma partida espacial, Mia simplesmente o abandona. Segue para a sua escola de violoncelo e afasta-se de Adam, sem pensar no sofrimento devastador pelo qual ele passa durante três anos.
Adam no primeiro livro era uma personagem meiga, que tudo fazia pela sua amada Mia e nunca a abandonaria, a não ser que para isso fosse necessário para ela sobreviver ao acidente. O facto é que ela sobrevive e ela afasta-se dele, desta forma ele fica confuso com tudo na sua vida, até o sucesso da sua banda deixa de ter interesse para ele.
Adam escreve as letras das músicas sozinho no isolamento da sua dor, todas elas têm por base o abandono, a dor,o sofrimento, a saudade, a perda, da única pessoa que ele alguma vez amou na sua vida...Mia.
São estas letras tornadas músicas que tornam o grupo um sucesso, mas ao mesmo tempo para ele é com dor que as toca e canta, porque está a cantar algo tão penoso, que nem o tempo suaviza.
Adam vive numa espiral de ansiedade, de "medo" dos fãs, nem consegue dar-se com os elementos da banda, isolando-se destes e só se unindo a eles no que é estritamente necessário e profissional. Ele não consegue esquecer a Mia, nem a forma como ela o abandonou e culpabiliza-se por isso. Toma ansioliticos, para conseguir ir à rua, para conseguir dormir a vida dele perde todo o sentido e a angústia toma conta dele, tornando-se aparentemente uma pessoa fria e distante.

Tudo até ao dia em que o destino o faz encontrar Mia, e colocar todas as suas dúvidas, mas será que ele é capaz? Será que Mia é também capaz de lhe retirar as dúvidas de Adam? Terá o destino pregado mais uma partida dolorosa a Adam e a Mia?

Este é um livro fantástico, adorei a personagem do Adam, a forma como está construída o modo como ele reage a toda a pressão dos famosos é dolorosa e dá que pensar.
Um livro excelente, que recomendo a sua leitura. A meu ver superou o primeiro em muito. E preparem-se pois se o primeiro mexeu com os sentimentos este a meu ver mexe muito mais, acho que é mais real.
Excertos:
«Até pode ser que, numa hora difícil,
Prisioneira da dor e ansiando por alívio,
Ou abatida pela força de uma decisão passada,
Eu possa ser levada a trocar o teu amor por serenidade,
Ou a memória desta noite por comida.
Até pode ser. Eu penso que não.»
Excerto de «Love is not all:
it is not meat nor drink»
de EDNA ST. VINCENT MILLAY

«Eu serei o teu lixo, tu serás o meu
Foi este o trato que decidimos assinar
Comprei um hazmat para teus detritos limpar
Máscaras de gás, luvas,para nossa proteção
Mas agora vejo-me sozinho num quarto vazio
A olhar para a imaculada desolação»
«MESSY»
COLLATERAL DAMAGE, FAIXA 2

«Todas as manhãs ao acordar, digo de mim para mim:É só um dia, um período de vinte e quatro horas que tens de ultrapassar.» pág.11

«O que sentes por a única coisa decente que alguma vez criaste ter brotado do pior tipo de perda?» pág.27

«É horrível, porque gosto dos fãs quando me encontro individualmente com eles, juro que sim. Mas juntem um grupo deles e este instinto de enxame assume o controlo e parece esquecer que somos um mero mortal: de carne e osso, que podemos ser magoados e ficar assustados.» pág.117

«Atravessaste a água, deixando-me em terra
Isso magoou-me bastante, mas para ti não chegou
Fizeste explodir a ponte, um terrorista louco
Do teu lado acenou e um beijo me lançou
Quis ir no seu encalço, mas percebi tarde de mais
Que havia somente ar sob os meus pés.»
«BRIDGE»
COLLATERAL DAMAGE, FAIXA 4
«Primeiro queres inspecionar-me
Depois dissecar-me
A seguir rejeitar-me
Espero pelo dia
Em que irás ressuscitar-me.»
«ANIMATE»
COLLATERAL DAMAGE, FAIXA 1

Boas leituras.

6 comentários:

  1. Ola, Carla!
    Liches muito rápido esse livro! :)
    Parece muito interesante, un de esses livros dos que eu gosto. Vouno apuntar para buscar por aquí.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      O livro é muito bonito e é continuação de Se eu ficar..., é um livro que se lê muito bem e que mexe muito com os nossos sentimentos. Eu adorei a leitura. Aconselho-te vivamente.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá,
    Ainda não li nenhum dos dois livros mas quero. Já há algum tempo que ando a ver opiniões e cada vez mais tenho vontade em ler.
    Sabes quantos livros são no total?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      São só dois livros o primeiro é «Se eu ficar...» e o segundo é este «Espera por mim», são maravilhosos aconselho vivamente, eu gostei muito deste, talvez por ser o desfecho da história.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá,
    Quero muito muito ler estes livros, quando saiu o filme não resisti e tive que ver o filme o que me deixou ainda mais curiosa com os livros porque a história é lindíssima.
    Também me dá ideia de que são dois livros que se lêem muito facilmente.
    Gostei da tua opinião, parece que são mesmo bons livros. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Olha eu ainda não vi o filme, estou a tentar afastar-me dos livros para não apanhar nenhuma desilusão. Os dois livros são fabulosos. Mas não sei porquê este mexeu mais comigo, adorei conhecer a personagem Adam e todo o seu sofrimento.
      Os excertos são de músicas que ele escreveu daí ser sempre COLLATERAL DAMAGE.
      Tenho a certeza que vais adorar ler estes livros.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar