segunda-feira, 4 de maio de 2015

O escritor _ George R.R. Martin_

"George R.R. Martin (1948) é autor e roteirista de filmes de ficção científica. É conhecido pela série Games of Thrones-Guerra dos Tronos, adaptada do Best seller de romances épicos A song of the Ice and Fire - As Crónicas de Gelo e Fogo-.
George Raymond Richard Martin nasceu em New Jersey. Filho de estivador, desde cedo, gostava de quadrinhos e de escrever contos de ficção e horror. Na infância, costumava vender suas histórias para outras crianças da vizinhança.
Nos anos 70, fez um mestrado em jornalismo no Northwersten University, em Illinois. Depois de várias tentativas, venceu dois prémios de contos, os Hugo Award e Nebula Award.
Nos anos 80, deixou a carreira de autor em segundo plano e começou a trabalhar para a televisão escrevendo roteiros. Também actuou em outras profissões como editor de livros. Como roteirista de TV, escreveu para a série The New Twilight Zone e Beauty and the Beast. Ainda teve uma novela adaptada para o filme, Nightflyers, em 1987.
Desiludido com o trabalho para a televisão, dedicou-se à literatura e escreveu a série de fantasias épicas medievais A Song of Ice and Fire, inspirado na guerra das duas rosas. O que foi feito sem maiores pretensões, acabou virando livro em 1996.
Em novembro de 2005, A Feast for Crows, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal.

Em 2007, o canal de televisão HBO comprou os direitos de transmissão da série inteira de Martin. Em 2011, estreou a primeira temporada de Game of Thrones, o primeiro da série que alcançou grande sucesso.
George R.R. Martin é casado com Parris e continua fascinado por assuntos medievais, inspiração de boa parte do que escreveu."retirado da internet

6 comentários:

  1. Olá Carla,

    É um autor que não conhecia e agora estou a conhecer, por causa da maratona literária.
    Estou a gostar da criatividade do autor. Vamos lá ver o que aí vem.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,
      Eu já tinha lido "A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister", que é um livrinho pequenino com algumas frases deste personagem e gostei muito.
      Mas o livro A Guerra dos Tronos está a ser uma leitura muito gostosa, apesar das inúmeras personagens lê-se bem por causa dos capítulos serem o ponto de vista de cada personagem.
      Eu estou a gostar muito, este escritor tem uma criatividade fora do normal.
      Ainda bem que me inscrevi na maratona literária, pois já tinha aqui em casa os 10 livros da saga e não havia meio de lhes pegar, assim sempre é um incentivo.
      Vamos lá ver como vai correr a maratona, mas o objectivo principal para mim já foi atingido que foi começar a ler este escritor brilhante.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá,
    Acho que ainda não tinha pergunta, mas já viste a série? :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não nunca vi a série e só quero ver depois de ler a saga toda. E tu já viste?
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Sou um pouco suspeita para falar visto que gosto bastante das suas obras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Débora,
      Eu estou a meio da Guerra dos Tronos e estou a adorar, devo dizer que foi uma agradável surpresa.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar