quinta-feira, 9 de julho de 2015

Interregno na Maratona Gelo e Fogo


Não abandono definitivamente a leitura dos livros de George R.R. Martin mas tenho a necessidade de fazer uma pausa. Contudo fica a promessa de que voltarei a pegar nos livros desta saga mas pegarei quando achar que tenho vontade de ler novamente a saga. Estou a gostar das Crónicas de Gelo e Fogo, no entanto,neste momento preciso de outras leituras diferentes.

Assim sendo, será de salientar que isto não vai  alterar as minhas leituras da 1.º semana da Maratona de Inverno, dado que já terminei uma trilogia e estou a acrescentar com o inicio de uma trilogia distópica. 

No entanto sinto-me na obrigação para comigo de substituir o livro "O Despertar das Trevas" por outro e que já está escolhido e será postado no momento indicado.Isto porque ia ser contabilizado na Maratona de Inverno cuja finalidade para além dos temas é lermos mais que o habitual. Desta forma mantenho  o mesmo número de livros para a Maratona de Inverno e mantenho o Desafio literário de Julho do Goodreads.

Vou voltar a ler George R.R. Martin, com toda a certeza, já adquiri os dvds da 1.ª série e talvez os veja, ainda não sei, se quero ver antes de ler os livros. 

Quero no entanto agradecer a entrada nesta Maratona à Cláudia do blogue A mulher que ama livros pois foi ela que me através da sua iniciativa me tirou o medo de ler este escritor. E eu aprendi a gostar dele e admirar a sua escrita. Mas eu não consigo ler sob pressão e o facto de ter um volume em atraso e outros livros, muitos diga-se de passagem que quero ler neste momento, leva-me a fazer uma pausa na leitura e a desistir da Maratona Crónicas Gelo e Fogo.
Até Breve Crónicas do Gelo e Fogo
Beijocas e boas leituras.

12 comentários:

  1. Oh, que pena, olha eu ainda não terminei o segundo livro, sou a mais atrasada da maratona, mas acho que ainda vou conseguir apanhar o ritmo agora que entrar em férias definitivas.
    Quando te sentires preparada retoma à leitura que ainda vais ser surpreendida muitas vezes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá CriArte,
      Acredita que foi uma decisão dificil, contudo o terceiro volume foi muito desgastante para mim, ainda não me consegui recompor, mas vou voltar certamente a ler George R.R. Martin. Contudo quero fazer sem o compromisso de ter de terminar em Setembro ou em Outubro, pois são livros que não são de leitura fácil que dê para terminar um e começar outro, pelo menos para mim.
      Tenho outras leituras que quero fazer neste momento e como digo sempre ler tem que ser um prazer e não uma obrigação e as crónicas de Gelo e Fogo estavam a tornar-se uma obrigação e não um prazer, daí decidir parar por uns tempos.
      Beijinhos, obrigada pelo apoio e boas leituras;)

      Eliminar
  2. Olá Carla!
    Acredito que não tenha sido uma decisão fácil mas compreendo. Não são livros fáceis, têm muita informação, muitas personagens e locais. E se te está a ser difícil ler os livros realmente o melhor é fazeres uma pausa e depois voltas a pegar neles quando tiveres vontade.
    Este tipo de desafios devem ser encarados como uma motivação e não uma obrigação. E não vale a pena sentir que estás a ser obrigada a ler!
    Vais ver que mais tarde voltas a Westeros e ainda vais ter tantas surpresas =)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Não foi mesmo uma decisão fácil de tomar, eu gosto da escrita de George R.R. Martin, adoro os personagens e os enredos, pois são muitos, mas neste momento da minha vida necessito de outras leituras mais simples, que não me obriguem a tanta atenção.
      Mas tive que pensar muito pois foi a primeira maratona em que participei e desistir não costuma fazer parte do meu vocabulário. Contudo, estava já a entrar quase em stress só de saber que tinha de ler o quarto volume das Crónicas de Gelo e Fogo, então pensei, calma eu não leio por obrigação mas por prazer.
      Agora estou mais calma estou a adorar a Maratona de Inverno acho que se devia fazer uma cá em portugal mesmo no Inverno, teria muita piada e com outros temas.
      Bom já não tenho o stress e sei que um dia vou voltar a Westeros com muito prazer ver o que acontece com as personagens.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    2. Claro! Ler é um prazer, não uma obrigação. Por isso é que as leituras obrigatórias na escola nos custam tanto. E acredito que vais voltar a Westeros um dia ;)
      É coisa para se pensar nisso, uma maratona de inverno por cá... ou um desafio de inverno.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Pois é acho a ideia muito interessante, um Desafio de Inverno.
      Claro que vou voltar a Westeros não tenho dúvidas disso, só não sei quando.
      Realmente nunca me dei muito bem com as leituras obrigatórias na escola, apesar de já ser viciada a ler ;)
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Olá Carla,

    Pois eu também tenho andado a ponderar fazer uma pausa nos desafios literários. Tive um enorme ressaca literária que acho que já passou. MAs muito porque comecei a esquecer um pouco isso.
    Mas acho que este calor não me ajuda. Quando voltar de férias espero retomar :)
    E também gostei da maratona ou desafio de inverno ;)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Pois eu conclui que tirando estas Maratonas do tipo Maratona de Inverno em que nós escolhemos os livros dentro de um determinado género mas somos nós que escolhemos todas as outras não são para mim. Adorei participar, mesmo que temporariamente, na Maratona Gelo e Fogo, pois deu para conhecer a escrita maravilhosa de George R.R. Martin e saber que quero continuar a ler. Mas são livros que eu como leitora necessito de tempo e espaço mental para os ler. Não consigo ler 10 livros em 4 ou 6 meses quando falo em livros do George R.R. Martin como as Crónicas do Gelo e Fogo, eu não consigo. Admiro quem o faz mas eu necessito de ler outros livros no meio muitos outros livros, que me chamam. Por isso fiz a pausa, vou voltar a ler Martin mas sem pressão e por prazer. Pois os livros e o escritor isso merecem e eu também, claro.
      Fico feliz por saber que já passou a ressaca, se precisares de algo para as férias já sabes;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  4. Olá,
    Acredito que não tenha sido uma decisão nada fácil de tomar, mas se já não te sentias bem a ler os livros e não o fazias com o prazer habitual, então foi uma decisão acertada. Assim sendo, agora que iniciaste a série e gostaste, vais lendo um livro de cada vez conforme te for apetecendo. :)
    Eu tenho de confessar que já ponderei no mesmo, identifico-me contigo quando dizes que precisas de uma pausa de livro para livro, intercalando livros de géneros diferentes. Eu para piorar tive estes últimos tempos muito atribulados com muito trabalho à mistura e não tenho lido muito o que faz com que esteja muito atrasada na maratona, vamos lá ver.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Não foi mesmo uma decisão fácil, mas estava a entrar em stress e ler não pode ser isso, de modo algum.
      Tal como referes agora que descobri A Saga e gostei do escritor vou lendo à medida que me for apetecendo, não gosto de ler forçada, daí ter pedido à Cláudia para colocar que desisti ou retirar o meu nome dos participantes ela optou por esta última solução e retirou o meu nome, fiquei aliviada. Agora leio quando me apetecer o quarto volume, sem pressões.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Olá Carla
    Sou da opinião que ler tem mesmo de ser um prazer, que devemos ler o que nos apetece quando nos apetece. E às vezes, por muito que gostemos de um livro, uma série ou um autor, nem todas as alturas são boas para o fazer. Tenho a certeza que quando retomares vais gostar tanto como dos outros.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Obrigada pelo apoio, nem imaginas como é bom ler o que escrevestes.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar