sábado, 25 de julho de 2015

Mais uma chamada de socorro à minha amiga Ana...por favor, tira-me daqui...

Eu sei o que devem estar a pensar então esta tipa já tinha pedido para à amiga lhe retirar o livro "Prometo Falhar" de Pedro Chagas Freitas, e colocar outro e ela fez o favor de colocar dois excelentes romances histórico.
Ainda para mais ela-eu- ficou tão feliz com a troca que se passa agora.

Bom eu explico, o que se passa é que comecei a ler os livros e são demasiado descritivos, eu ando cansada, e não sou pessoa para ler só por ler, provavelmente ia ler os livros agora e não iria tirar o melhor proveito deles. Para isso recuso-me a ler forçada, isso é uma coisa que não faço  agora, já houve tempos em que fazia, mas agora não.
Certamente vai vir o dia em que pegarei nestes livros os saberei saborear como deve ser, mas ainda não é esse o tempo.

Que desilusão de leitora que sou, talvez, mas leio pelo prazer que a leitura me dá e não pelo que possam pensar de mim, se tiver de trocar vinte vezes até acertar no livro certo troco. Porque eu gosto de ter prazer a ler e detesto estar a ler com cara de frete a desejar que o livro acabe, pois não estou nem ali para o livro.

Dito isto, porque tenho consideração pelos meus amigos que aqui costumam vir deixar os seus comentários e gastar o seu precioso tempo, fiz mais um dos meus angustiantes telefonemas à minha amiga Ana, ela começou a rir e disse:«Olha, eu vou ao teu blog e ao teu goodreads e já te ligo a ver o que acho que te encaixa em ti, até já.»

Assim foi, demorou uma eternidade mas acho que valeu a pena ter esperado pois ela esmiuçou tudo no meu blog e no meu goodreads e depois telefonou e disse: «Acho, que tenho uma solução para o teu problema.» e eu «Ai sim, estou com um problema, nem tinha dado conta, mas está bem Ana o que escolhes-te desta vez?» (eu sei não fui muito simpática, mas nós conhecemos há muitos anos e estamos muito à vontade uma com a outra).
«Vai ler um livro, não te vou castigar, nem nada. Mas não mudo mais pois eu sei que deste vais gostar. É como tu chamas um calhamaço.» Caiu-me tudo, já estava a imaginar, não era dificil calhamaços de escritores portugueses só podia ser José Rodrigues dos Santos e nunca li nada dele. « O livro que escolhi para tu leres é "A Vida Num Sopro" mas Carla tens de o ler é lindo eu já o li e sei que é o teu género, tens que o ler», sem hipótese de refutar disse, «Ok, Anocas vou ler, depois direi se gostei ou não».

Então é assim que as minhas leituras da última semana mudam novamente...
Este vai ser o livro da 4.ª semana da Maratona de Inverno e agora ela não troca mais, por isso tenho mesmo de gostar e de o ler, calada e sem reclamar....
Boas leituras!

4 comentários:

  1. Olá Carla
    Eu percebo, às vezes não temos vontade de ler determinados livros e na minha opinião é mesmo melhor escolher outro do que andar a tentar insistir.
    Já li esse livro do JRS e até gostei. E tem uma vantagem, não tem o totó do Tomás eheheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Já li dois livros deste escritor mas nenhum deles com o Tomás Noronha à mistura. Gosto da escrita de José Rodrigues dos Santos é fluída e mistura romance com factos históricos.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá,
    Eu sou daquelas pessoas que acredita que temos que estar viradas para ler determinado livro, caso contrário nem vale a pena. Partilho a tua opinião: ler por ler não vale mesmo a pena, é preferível ler menos ou demorar mais e ler algo que nos agrade mesmo ou seja mesmo do nosso interesse.
    Espero que te dês bem com esse livro. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Ainda bem que pensas assim, sabes que existe muita gente, atenção não tenho nada contra mas faz-me alguma confusão, que entram na leitura porque ou está na moda, ou porque aquele leu, ou porque todos vão ler e eu também tenho de ler. Noto muito isso nos desafio.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar