sexta-feira, 31 de julho de 2015

Minha opinião sobre o livro «A Cidade dos Ossos» da série Caçadores de Sombras da escritora Cassandra Clare

A Cidade dos Ossos
Caçadores de Sombras 1
de Cassandra Clare
Edição/reimpressão:2013
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896570231
Preço:15,08 euros

Comecei a ler:28-07-2015
Terminei de ler:31-07-2015




Sinopse:
«No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens. Desde essa noite, o seu destino une-se aos dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo, mas com tendência a agir como um idiota…» retirado do site wook

Outras Críticas
«Caçadores de Sombras cria um mundo onde eu adoraria viver.»
Stephenie Meyer

«A atmosfera onde se encontra Clare está influenciada, em partes iguais, pelo terror gótico e a tendência para a fantasia moderna de Neil Giam. Os mais fervorosos fãs de terror, de que o exemplo máximo é Buffy, o Caçador de Vampiros, ficarão rendidos perante esta série.»
Publishers Weekly

«Divertida, obscura e sexy. Um dos meus livros preferidos.»
Holly Black

Thriller a cidade dos ossos
Minha opinião:
Tinha esta saga já fazia algum tempo cá por casa. Vou ser muito sincera estava com muito receio de começar a ler e me desiludir. Como na altura em que a adquiri não pensava nos gastos e contenções a ter com o dinheiro, comprei a saga completa, os seis volumes. Logo se não gostasse deste livro era algo que não me perdoaria, dado o meu desleixo.

Graças a deus isso não aconteceu, estou maravilhada com a história deste primeiro volume da saga Caçadores de Sombras. A escrita é brilhante, os meus sinceros parabéns à escritora Cassandra Clare, consegui criar uma história extraordinária. Note-se que este livro é somente a introdução ao que vai vir nos outros livros.
Cassandra Clare conseguiu com mestria, juntar caçadores de sombras, com feiticeiros, demónios, fadas, duendes, lobisomens, nefelins, Irmãos Silenciosos que habitam a cidade silenciosa, anjos e os mundis - que são os humanos. Tudo isto está também estruturado, bem construído, que ao ler este livro só me veio à cabeça uma coisa:
Depois de Harry Potter temos Caçadores de Sombras. Finalmente uma saga que se pode comparar pela sua escrita, mestria e complexidade.

Contém Spoilers...
Clarissa Fray, que é a personagem principal, pelo menos neste volume, tem uma vida normal apesar de ter perdido o pai quando era uma bebé. Contudo mesmo sem pai, ela sempre soube que podia contar com a sua mãe Jocelyn, pintora, com Luke, o melhor amigo de Jocelyn e com o seu melhor amigo e companheiro de todas as horas e de todas as aventuras, o Simon.

Num dia como muitos outros Clary vai com o Simon à Discoteca Pandemónio, que estava muito na moda principalmente para adolescentes, a intenção é aproveitar noite com Simon. 

O que aconteceu na Discoteca não chamou a atenção de mais ninguém – ninguém nem sequer ficou a saber o que tinha acontecido lá – mas Clary viu tudo, e ela sabe que não está louca: ela tem certeza daquilo que viu: um grupo de jovens de pele tatuada matarem um demónio no depósito da discoteca.
Clary não sabia o que fazer depois de ter sido a única testemunha do estranho assassinato, mas ela não esperava que um dos assassinos – o convencido e irresistível Jace Wayland – fosse atrás dela no dia seguinte, e não para mata-la mas para encontrar respostas. 
Por que Clary o viu quando ninguém mais podia ver? Por que ela, uma simples mundi, teria sido capaz de ver a morte de um demónio?
Isto aconteceu porque Clary é como Jace: uma Caçadora de Sombras.
Designados a matar demónios que invadem a terra, os Caçadores de Sombras são sobre-humanos que através de Marcas do tipo ruínas gravadas na pele adquirem poderes temporários, como tornarem-se invisíveis ou curarem-se rapidamente. 
Clary só conseguiu ver o assassinato do demónio na discoteca por ter a Visão que só uma Caçadora de Sombras pode ter.

Então instala-se a dúvida... 

Um Caçador de Sombras só nasce de duas formas: 1.ª.Bebendo o líquido poderoso do Taça Mortal, 2.ª.Descendendo de uma família de Caçadores de Sombras. 

Logo Clary não bebeu nada de Taça nenhuma, pelo menos que ela se lembre, o que só deixa uma alternativa: Jocelyn, a simples mãe super-protectora é um membro da Clave de Caçadores de Sombras.
Clary quer exigir da mãe umas boas explicações, mas o problema maior é que Jocelyn foi raptada naquela mesma noite por Valentim, o temível Caçador de Sombras que todos achavam que estava morto.
O que Valentim poderia querer com Jocelyn, afinal?
A própria Taça Mortal.
O artefacto angelical que permite a quem beba dele tornar-se um Caçador de Sombras pode vir a ser a principal arma de Valentim. Ao que parece, ele pretende usar a Taça Mortal para criar um exército de Caçadores de Sombras rebeldes dispostos a destruir a Clave e reerguer um novo reinado de Caçadores de Sombras, mais rígidos e mortais.

Clary está mais envolvida em toda esta loucura de Valentim do que poderia imaginar. Com a ajuda de Jace, Alec e Isabelle, ela precisa amadurecer como Caçadora de Sombras e encontrar a Taça Mortal antes de Valentim.
Para piorar toda esta situação temos Simon, o amigo de todas as horas que decidiu ser mesmo um amigo de todas as horas, inclusive as mais perigosas e mortais. Tem também Jace, que com seu jeito metido e mal-educado vai aos poucos conquistando Clary, e Luke, o melhor amigo da mãe, que admite de uma hora para outra que sempre odiou Clary e Jocelyn. Não me posso esquecer,temos também a vizinha de Clary que abriga demónios e foragidos em sua casa,  e um feiticeiro gay excêntrico que apaga a memória de Clary de vez em quando.

Que outras surpresas o mundo guarda para Clary? A verdade é que as surpresas desagradáveis estão só a  começar...

Fim dos Spoilers...
Esta é uma saga que aconselho vivamente, pelo primeiro volume e pelo modo inesperado como termina, promete seguramente ser uma saga e tanto.

Eu gosto muito de fantasia mas não é de qualquer fantasia tem de ser uma boa fantasia e estou definitivamente rendida aos Caçadores de Sombras e à escrita de Cassandra Clare.

Recomendo vivamente a sua leitura.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads

Excerto:
«A biblioteca era circular com um tecto afunilado, como se tivesse sido construído dentro de uma torre. As paredes estavam repletas de estantes alinhadas com livros que elevavam tão alto que havia escadas colocadas ao longo delas a intervalos regulares. Não eram livros vulgares - encadernados em cabedal e veludo, tinham robustos fechos e cantos de cobre e prata. As lombadas eram cravejadas com jóias brilhantes e, no interior, tinham iluminuras douradas. Pareciam ter sido manuseados de um modo que lhes dava a aparência não só de serem antigos, mas igualmente bem usados e amados.» pág.68
Boas leituras!

12 comentários:

  1. Olá Carla,
    Só li até à parte spoilers porque ainda não li a série e apesar de não me sentir muito tentada em ler, preferi evitar os spoilers, não vá um dia querer ler.
    Tenho é um pouco mais de curiosidade na trilogia do Anjo Mecânico (não sei o nome da trilogia) mas também não devo ler em breve.
    Beijinhos

    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Fizes-te muito bem em saltar os spoilers, olha este livro é muito bom mesmo, adorei. Não sei se lês-te a saga do Harry Potter esta saga pode perfeitamente ser comparada em termos de encantamento e perfeição com a do Harry Potter, sabemos bem como é difícil encontrar algo ao seu nível. Gostemos ou não do género temos de lhe dar o mérito.
      Estou encantada, estava com medo de me desiludir mas não esta escritora é fantástica criou um enredo fenomenal, com todo o tipo de criaturas fantásticas, mas muito bem estruturado. Tem diálogos muito bem construídos por isso é uma saga a seguir.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá,
    Esta é das uma das sagas que eu quero mesmo ler, embora leia opiniões muito controversas em relação à mesma, estou mortinha por pegar nela e poder tirar as minhas próprias conclusões. Tenho praticamente a certeza de que vou gostar porque já vi o filme e gostei bastante. Por falar nisso, já viste o filme? Caso ainda não tenhas visto e depois vejas, diz-me o que achaste! :)
    Fico feliz por teres gostado desta série, agora é leres os restantes, uma vez que já os tens na estante. Fico à espera das próximas opiniões.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Adorei o livro é fantástico, como digo no post só existe uma saga à qual posso comparar esta é à do Harry Potter.
      O livro está muito bem construído a escrita é fantástica, este primeiro livro que até poderia ser um bocado seca por ser a apresentação do cenário onde se vai desenrolar a saga, não tem nada de seca nem nada de parado é acção do início ao fim.
      Só vou ver o filme depois de ler a saga, porque depois acontece-me o que aconteceu com o Harry Potter estou a ver as pessoas e não a imaginar como elas podem ser e perfiro imaginar.
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Olá Carla, tudo bem? :)
    Ao contrário de ti, e da maioria das pessoas eu não consegui gostar assim tanto da história. Ouvia falar tão bem que tinha as expectativas bem no alto, mas o livro não conseguiu chegar lá. Acho que é meio óbvio que eles não vão ser irmãos (é a minha opinião, porque eu não li os seguintes). Mas talvez dê uma oportunidade.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jéssica,
      Pois nem todos temos que gostar dos mesmos géneros literários, eu devo referir que não estava com as expectativas em alta, antes pelo contrário, estava com algum receio de ter apostado numa compra e de me vir a arrepender.
      Por isso tudo o que veio do livro foi uma enorme surpresa, foi muito bom mesmo, a história, a escrita de Cassandra Clare, as personagens e todo o mundo fantástico criado foi uma novidade para mim.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  4. Olá Carla
    Também saltei os spoilers, mas mal termine o livro venho lê-los.
    Ainda estou um pouco no início e ainda não sei bem o que achar.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Fizes-te muito bem em saltar os spoilers, espero que gostes do livro eu adorei.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Ois,

    Ora bolas e eu a pensar que ias mandar fora estes livros por não gostares (oferecia-me para ficar com eles :D ) e acabou por ser o contrario ficastes maravilhada....já tinha lido excelentes comentários sobre esta serie, de certeza que vais continuar a gostar ;)

    Tenho ver se arranjo mas são tantos, vamos ver se surge uma boa oportunidade :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá migo,
      Podes crer que estes são para ler e guardar religiosamente como os do Harry Potter.
      Se o resto da saga for tão boa como o primeiro volume, estamos perante uma saga fantástica.
      Tens mesmo que ler;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  6. Olá,
    Desta autora li apenas o livro "Anjo mecânico", gostei e pretendo ler os outros dois da série.
    Sei que "Cidade de ossos" faz parte do mesmo mundo que o livro que li, aliás são várias série num total de 9 ou 10 livros, não sei ao certo.
    Por enquanto pretendo ler apenas os 2 que me faltam mas gosto da escrita da autora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia
      Num total são seis, desta saga;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar