sábado, 25 de julho de 2015

Minha opinião sobre o livro "Prometo Falhar" do escritor Pedro Chagas Freitas

Prometo Falhar
de Pedro Chagas Freitas
O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos
Edição/reimpressão:2014
Páginas: 392
Editor: Marcador
ISBN: 9789897540769
Preço:15,75 euros

Comecei a ler: 22-07-2015
Coloquei de parte: 24-07-2015

Sinopse:
«Prometo Falhar é um livro de amor.
O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta.
O amor.

No seu estilo intimista, quase que sussurrado ao ouvido, Pedro Chagas Freitas leva o leitor aos estratos mais profundos do que sente. E promete não deixar pedra sobre pedra.
Mergulhe de cabeça numa obra que mostra sem margem para equívocos porque é que é possível sair ileso de tudo.

Menos do amor.» retirado do site wook

Mensagem de Pedro Chagas Freitas aos leitores...
Book trailler do livro...
Minha opinião:

Pessoalmente eu não gosto do escritor, ou lá o que ele é, Pedro Chagas Freitas (PCF), acho uma pessoa muito pouco humilde e chega a ter um quê de arrogante, claro que isto é o que eu acho. Como formei esta opinião sobre o escritor, devem estar a questionar-se. Através de entrevistas várias dadas por ele nos diferentes canais de televisão e por entrevistas escritas em alguns jornais e revistas da área da literatura.

Mas quando adquiri o seu livro "Prometo Falhar" já tinha essa ideia dele, facto que não me impediu de querer conhecer o seu estilo de escrita, e de até vir a gostar dos seus livros, independentemente de não gostar da pessoa em si que os escrevia, poderia vir a gostar do escritor.

«Prometo Falhar» é o título do livro e faz justiça ao livro pois Pedro Chagas Freitas falhou redondamente.
Este foi um livro que não me prendeu à leitura, não tem um fio condutor, tudo bem é um livro de histórias de amor. Mas as histórias são tão banais, tão repetitivas, tão sem magia, tão sem sabor, tão fracas. Este livro para mim foi uma desilusão completa.
Tenho muita pena, pois ao facto de já não gostar da pessoa em si agora não gosto do escritor.

Certamente, se perguntam se estou a avaliá-lo só por um livro e a ser tão radical. 
Calma pessoal, eu já tive a oportunidade de pegar no último livro dele, um favor feito por um amigo dono de uma livraria, que me deixou ficar a um cantinho a esfolhear as páginas do livro «Queres Casar Comigo Todos Os Dias?», que saiu à pouco tempo e está no top 10 de vendas ainda juntamente com «Prometo Falhar».
Como estava a dizer comecei a ler o novo romance dele na esperança de que este sim iria revelar uma faceta diferente do escritor. Li-o na livraria do meu amigo pois se gostasse comprava, mas novamente a desilusão abateu-se sobre mim.
Frases do tipo clichés pelo menos nas primeiras 50 páginas, tal como os contos do livro «Prometo Falhar», não gostei e não comprei, aliviada de ter poupado uns bons euritos.

Pois é eu já li escritores portugueses que agora não leio porque a idade talvez me puxe para outras leituras, mas não é esse o caso da escrita deste escritor.
Quando fui lendo os contos parecia que estava a ler no mesmo conto frases soltas retiradas de outros sítios e coladas ali. O conto no seu todo não tem principio, meio e fim. Depois bate sempre no mesmo, amo-te porque te amo tanto, sei que me amas e blá blá blá...

Prometeu falhar e falhou redondamente de tal forma que foi o primeiro livro que eu pura simplesmente coloquei de parte com vontade de o queimar de tão fútil e estúpida que me senti, por o ter comprado, por ter pensado que na volta a minha embirração com a pessoa nada tinha a ver com o escritor. 

Não gostei, aliás que me perdoem os que gostaram eu detestei o livro, ou o que dele li, deu-me náuseas. 

Só me faz confusão uma coisa como é possível esta coisa que chamam livro estar nos tops à tantos meses????? Mas eu sei o porquê. Conversando com miúdas que deveriam estar mais interessadas em ler «Memorial do Convento» pois era a obra em estudo para o Exame de Português, elas partilharam comigo que gostavam do livro, mas que não era pelo livro em si, mas porque tinha frases fixes para colocarem no face e noutras redes sociais. E assim lá vai estando nos tops um livro com frases "fixes" para colocar nas redes sociais, enfim que mais dizer...mais nada.

Não tenho excertos pois recuso-me a colocar aqui algo de que não gostei.

Leitura vivamente não recomendada.
Classificação 0 estrelas no Goodreads.
Boas leituras!

16 comentários:

  1. Olá Carla,
    Melhores leituras virão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Podes crer não é preciso muito para ser melhor que isto.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Definitivamente nao vou ler esse livro. :Si
    Sinto que non disfrutaras da leitura.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Detestei o livro e não o recomendo.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá Carla,

    Aqui esta um autor cujos os livros não tenho vontade de ler. Não estou a dizer que nunca irei ler...mas a vontade é pouca...e há tanto para ler e tão melhor que não sei.
    Mas pelo menos agora já sabes mesmo que não gostas. Há leituras assim.
    As próximas serão melhores.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,
      Foi uma desilusão e tanto, não consigo perceber é o sucesso que ele tem, mas tenho que respeitar os gostos dos outros.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  4. Ois,

    Segue para outro pronto e nem penses mais nisso :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      É mesmo isso que estou a fazer, só tenho pena dos euritos que gastei na compra deste livro, mas pronto, acontece ;(
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Olá Carla
    Quando o livro saiu até tive vontade de o ler, mas depois fui ouvindo tantas opiniões negativas que se esmoreceu.
    Já não tenciono lê-lo, pelo menos para já.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Se quiseres até te ofereço o livro, estou a falar a sério, envio-te pelo correio e ficas com ele para ti.
      Eu não gostei nem um pouco mas pode ser que gostes.
      Beijinhos e boas leituras.
      P.S. o meu e-mail carla_torres_vieira@hotmail.com, manda a tua morada que eu mando-te o livro.

      Eliminar
    2. Olá Carla
      Muito obrigada :) Podes-me emprestar que eu depois devolvo-te. Assim sempre experimento e logo vejo em que grupo me enquadro.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    3. Olá Sara,
      Envio na quarta, se quiseres ficar com ele não me importo nada, a sério.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  6. Olá Carla
    Realmente PCF não me "puxa" para ler. Ainda por cima tem sido tão publicitado, o que ainda me afasta mais.
    Melhores leituras virão ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Verdadeiramente intragável, não compreendo o sucesso de vendas, mas gostos não se discutem.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  7. Olá,
    Bem, parece que esta foi mesmo uma leitura a não repetir e um escritor no qual não terás grande vontade de voltar a pegar, mas pronto, deixa lá, em contrapartida tens tido leituras excelentes e depois deste livro terás muitas mais que te compensarão. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Acredita foi uma desilusão e pêras, mas como dizes tenho tido leituras excelentes e muitas mais virão.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar