quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Minha opinião sobre o livro "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley

Admirável Mundo Novo
de Aldous Huxley; 
Tradução: Mário-Henrique Leiria
Edição/reimpressão:2013
Páginas: 320
Editor: Colecção dois Mundos
ISBN: 9789726082422
Preço:18,50 euros -eu não o comprei foi a minha irmã Dina, minha madrinha, que me ofereceu o dela, que é de 1986, uma relíquia.

Comecei a ler: 11-08-2015
Terminei de ler:13-08-2015
Sinopse:
«Publicado em 1932, Admirável Mundo Novo tornar-se-ia um dos mais extraordinários sucessos literários europeus das décadas seguintes. O livro descreve uma sociedade futura em que as pessoas seriam condicionadas em termos genéticos e psicológicos, a fim de se conformarem com as regras sociais dominantes. Tal sociedade dividir-se-ia em castas e desconheceria os conceitos de família e de moral. Contudo, esse mundo quase irrespirável não deixa de gerar os seus anticorpos. Bernard Marx, o protagonista, sente-se descontente com ele, em parte por ser fisicamente diferente dos restantes membros da sua casta. Então, numa espécie de reserva histórica em que algumas pessoas continuam a viver de acordo com valores e regras do passado, Bernard encontra um jovem que irá apresentar à sociedade asséptica do seu tempo, como um exemplo de outra forma de ser e de viver. Sem imaginar sequer os problemas e os conflitos que essa sua decisão provocará. Admirável Mundo Novo é um aviso, um apelo à consciência dos homens. É uma denúncia do perigo que ameaça a humanidade, se a tempo não fechar os ouvidos ao canto da sereia de uma falsa noção de progresso.»retirado do blog O Encanto das Histórias

Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo

Minha opinião:
Este livro é simplesmente extraordinário, não só pelo tema abordado, mas principalmente por ter sido tratado numa época em que não se falava muito sobre estes assuntos. A meu ver é precisamente aqui que reside a beleza do livro. Este escritor está muito à frente da sua época, fala de clonagem, fecundação in vitro, de uma sociedade que devia ser constituída por castas, da monogamia, de pessoas geradas para desempenhar determinados papeis na sociedade, daí advêm as castas.
Só por aqui podemos ver que Aldous Huxley neste livro fala-nos  de temas que por exemplo, no caso das castas eu só me familiarizei nos livros dos Jogos de Fome.
Manipulação Genética li pela primeira vez no último livro que li «Maximum Ride O Resgate de Angel» de James Patterson.
Em 1936 falar sobre estes temas não deve ter sido algo muito fácil, mesmo na comunidade literária, mas o modo como o livro está escrito é extraordinário e foi isso que fez com que ele se tornasse um clássico da ficção científica até aos dias de hoje.
Adorei esta leitura, mas tenho que confessar, que existiram alguns assuntos abordados, como a clonagem, que mexeram muito comigo. Isto porque, de na época era ficção científica hoje em dia já é algo que se faz, nos animais, mas faz-se. 
Isto levantou-me uma série de questões, será que um dia vamos viver numa sociedade dividida por castas?
Será de Aldous Huxley de algum modo foi um visionário?
Não sei bem o motivo mas arrepiou-me um pouco esta leitura, mas adorei mesmo muito.

Recomendo vivamente a leitura deste livro.
Classificação 5 estrelas no Goodreads.

Excertos:
«-Esta operação é suportada voluntariamente para bem da sociedade, sem esquecer que proporciona uma gratificação equivalente a seis meses de ordenado.-Continuou com uma breve exposição da técnica de conservação do ovário, separado em estado vivo e pleno desenvolvimento;...»pág.21
Boas leituras!

14 comentários:

  1. Ois miga,

    Desculpa andar meio desaparecido :(

    Olha vou ser sincero as distopias não são de todo a minha praia e acredita já li algumas e esta embora me pareça igualmente muito interessante não puxa muito por mim embora admire os escritores escrever algo muito à frente da época :)

    Mas fico contente que tenhas gostado tens ai algumas bem interessantes e cheira muito a FC :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Migo,
      Já estou com saudades das tuas singelas;))))))))))) opiniões;))))))))))....ainda estás de férias;;;;))))))))))))))
      Eu gostei muito do livro, para a época em que foi escrito acho brilhante. Acho que devias ler este livrinho, dá-lhe uma oportunidade acho que vais gostar.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá Carla :D Eu tenho uma relação complicada com este livro. Amei o mundo criado pelo autor, mas não gostei muito do enredo. Muito parado. Sei lá, parecia que estava a ler um estudo em vez de um livro :s

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ludgero,
      Pois eu li a tua opinião.
      Mas olha eu acho brilhante que na década de trinta se tenha escrito uma distopia deste género.
      Adorei o livro, claro que tive de o enquadrar nos romances de FC da época e realmente é um excelente clássico dentro do estilo.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá Carla
    Também gostei muito, achei brilhante mesmo os temas que o livro trata tendo em conta a época em que foi escrito.
    Gostei muito da tua opinião e o vídeo está muito interessante.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Esta foi uma leitura muito rápida ao contrário do que estava à espera, dado que se tratava de um clássico. Mas achei mesmo extraordinário como este escritor focou este tema naquela época.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  4. Olá,
    Parece interessante. Acho que é do tipo de livro que ia gostar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Este é um excelente livro de ficção científica-distopia- acredita que vais gostar de o ler.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Ando a ler para a leitura conjunta do GR mas confesso que ando com imensa preguiça.... ando numa fase de leituras mais ligeiras, talvez devido ao cansaço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Femme Trivial,
      Olha isso acontece a todos, antes vale não te martirizares, deixa passar uns dias que a vontade volta;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  6. Olá Carla
    Li o livro o ano passado (ou terá sido há dois anos?) e adorei! É uma excelente distopia! Fico contente por teres gostado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Adorei, achei soberbo a escrita desta distopia naquela época. Um livro excelente.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  7. Olá,
    Torna-se realmente muito interessante o facto do escritor ter escrito sobre temas tão distantes da época em que vivia e que escreveu o livro, sem dúvida que existem escritores com uma visão muito avançada das coisas e isso é realmente fantástico. Só por isso o livro já merece ser lido!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Acredita que sim, este livro foi uma surpresa fantástica;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar