quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Novidade O Ser Que Me Habita a Memória do escritor português Fernando André Gonçalves

Chiado Editora e o Autor Fernando André Gonçalves têm o prazer de apresentar o livro “O ser que me habita a memória”
  
O ser que me habita a memória” Um texto formado por duas perspectivas intercaladas que frequentam o mesmo universo de uma povoação desertificada - a aldeia de Banrezes – que, até finais do Séc.XIX, constituiu um pequeno aldeamento na província de Trás-os-Montes, concelho de Macedo de Cavaleiros. O leitor viaja para uma realidade desidratada de todos os aspectos caracterizadores das sociedades modernas. Encontramos aqui um universo pessoal, cru, perdido no tempo, perdido nas reminiscências da infância, um universo escravo das mãos de um tempo velho. Assistimos a uma descrição dos dias lentos, letárgicos e bucólicos, onde se expõe a cadência, o sentimento, e a dinâmica dos ritos perdidos da pequena população. Uma intensidade nostálgica que nos absorve e consome, que nos prende e nos chama. Vivenciamos um relato emocional de um modo de vida, já há muito extinto, onde a população isolada se une para combater as dificuldades da solidão. Fica ao leitor um dissabor na ponta da língua, um dissabor da interioridade perdida, da interioridade rica nas relações humanas, na proximidade entre os homens que, no mundo actual em constante aceleração, cada vez mais se eclipsa.

Fernando André Gonçalves nasceu em Guimarães no ano de 1979. É mestre em Arquitectura pela Universidade Lusíada - Faculdade de Arquitectura e Artes - e sócio-gerente do Atelier Zurban Arquitectura.

Se o prazer da leitura se edificou desde muito cedo, a necessidade em passar para o papel pequenas estórias, pensamentos e concepções, revelou-se elemento fulcral, quer no seu trabalho de Arquitecto como no de escritor. É na relação homem/território, comum aos dois campos, onde encontramos os temas decorrentes dos seus textos. Afinal o que é o homem sem a sua circunstância? “Em cada habitação projectada escreve-se uma história com personagens reais, com sentimentos reais, personagens que me sopram ao ouvido, que me relatam as suas vontades, os seus sonhos. O trabalho do arquitecto é o paraíso do escritor, resta-me sonhar com um final feliz e deixá-los viver”, escreveu um dia.

Reúne neste livro a sua primeira experiência no campo da literatura romanceada. Foi o conhecimento adquirido, ao longo dos anos, na área da habitação tradicional portuguesa e das próprias sociedades tradicionais, que tornou possível conhecer e calcar algumas das aldeias desertificadas que ponteiam o nosso país, tal como a povoação de Banrezes onde decorre a teia ficcional deste livro.
Nota: Este livro veio ter comigo de uma maneira muito interessante o Fernando mandou-me um e-mail a perguntar se eu estava disponível para divulgar o livro dele depois de o ler, dando uma opinião sincera sobre o mesmo.
Dado que este é o primeiro livro deste Jovem escritor português eu aceitei o desafio. Contudo fiquei a pensar, para com os meus botões, será que serei justa ao avaliar o trabalho do Fernando, não quero dizer que é magnífico sem o ser mas não quero dizer que é mau e afinal ser um excelente escrito.
Por isso, meus amigos, vou ler este livro com todo o carinho que merecem todos os jovens escritores portugueses em especial, o Fernando que confiou em mim para apreciar o ser trabalho que foi fruto de muita pesquisa e longas horas de escrita.
Vou dedicar o próximo final de semana para ler este livro e contem como sempre com a minha opinião sincera e humilde.
Mais uma vez muito obrigada Fernando!

4 comentários:

  1. Olá Carla
    Parece bem interessante. É bom apoiar novos autores, principalmente portugueses.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Parece ser uma leitura muito interessante, vou ter um fim de semana em grande;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá,
    Nunca tinha ouvido falar, mas parece ser uma livro interessante, por isso fico à espera da tua opinião sobre o mesmo. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      A opinião sairá em breve, e espero que seja uma boa opinião pois o livro tem uma excelente sinopse e parece ser bastante interessante, já o estive a cuscar;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar