![]() |
Um Ano na Vida de Helena
António Damasceno Correia
Data de publicação: Julho de 2015
Número de páginas: 716
ISBN: 978-989-51-4840-0
Preço:14, 00 euros
Sinopse:
"A finalidade central do romance é fazer a viagem psicológica de uma mulher ansiosa (Helena), durante um ano. Tenta mostrar como os valores, o prestígio, a riqueza e a estabilidade familiar podem sucumbir perante as paixões e a fantasia de uma mulher que necessita constantemente de mudar.
Começa por convencer um ministro a contratá-la para seu Chefe de Gabinete e, consequentemente, abandona a sua profissão de magistrada. Apercebe-se de que o ministro assedia todas as mulheres bonitas para quem trabalha. Fala disso ao marido que foi colega do ministro e este previne-a que deve engendrar um plano para se defender. Mas ela acaba por ser vítima do assédio e envolve-se sexualmente, de modo sigiloso. O ministro que a manipula e faz promessas inatingíveis, ajusta-se à permanente necessidade de mudança de Helena. Ela desiste de tudo em função do sonho de se tornar uma mulher política. Inclusivamente, auxilia o pai (paraplégico) a pôr termo à vida, para ficar sem qualquer constrangimento e poder assumir novas responsabilidades. Depois, sai de casa e vai gerar uma desgraça familiar (suicídio de duas filhas). Por último, está ainda disposta a abandonar as suas crenças religiosas para aderir a uma sociedade secreta proposta pelo ministro.
Entretanto o marido, um indivíduo conservador, tem um irmão que trabalha nos serviços secretos. Com a ajuda dele consegue descobrir que a mulher é amante do ministro e que este está envolvido num escândalo de corrupção. O casal tem também um empregado que é refugiado político do Iraque, mas trabalha secretamente para a Al-Qaeda. E o empregado vendo o patrão sofrer por causa da mulher, desiste do seu projeto de colocar uma bomba num centro comercial e faz-se explodir perto do ministro que, graças ao guarda-costas, escapa ileso.
Descoberto o escândalo de corrupção, o 1º Ministro demite este ministro. Mas como é o líder do partido coligado com o do 1º Ministro, combinam que tudo será desconhecido da opinião pública e que ele terá, ainda, um lugar de administrador numa grande empresa pública. Como esta situação deixa Helena sem trabalho e impossibilitada de ascender ao lugar de Secretária de Estado que lhe tinha sido prometido, planeia uma forma de se vingar. Denuncia e é testemunha de acusação contra o ministro que acaba por ser preso.Como ela fica desempregada, vai sofrer imenso. Furta as economias bancárias do casal e inicia uma vida dissoluta e de perseguição. Tem romances com vários homens e acaba por voltar à sua origem profissional, solicitando a reintegração na magistratura.
Na sequência de um incidente grave que ocorre com o filho do casal, eles reconciliam-se. Mas, entretanto, o marido já se apaixonara por uma mulher que trabalha com ele. Quando Helena pensa que tudo pode ser resolvido, acontece uma tragédia." retirado do site Chiado Editora
O meu sincero agradecimento à Chiado Editora pelo envio destes magníficos livros que logo que possa lerei e darei a minha mais sincera opinião.
Boas Leituras!
Olá,
ResponderEliminarEspero que gostes, penso que "O intruso" foi o primeiro livro da autora Carina Rosa pelo que tenho alguma curiosidade em lê-lo.
Fico à espera das tuas opiniões. :)
Beijinhos.
Olá Tânia,
EliminarEu já li algumas páginas e como gostei muito da escrita dela no conto também estou a gostar da escrita dela no livro.
Beijinhos e boas leituras.
Olá Carla
ResponderEliminarParecem os dois bem interessantes. Fico à espera para saber o que achas.
Beijinhos e boas leituras
Olá Sara,
EliminarEstou muito curiosa com o livro "Um Ano na Vida de Helena" parece-me ser muito interessante.
Beijinhos e boas leituras.
Olá!
ResponderEliminarNao conhezia os livros, mas o primeiro dele tem parece interessante. Desfruta muito das leituras.
Beijinhos
Olá,
EliminarObrigada, vou desfrutar das leituras sim :)
Beijinhos e boas leituras.
Olá,
ResponderEliminarNão conhecia os livros mas parecem interessantes.
Beijinhos
Olá Tânia,
EliminarAndo desejosa por ter tempo para os ler;)
Beijinhos e boas leituras.
Ois,
ResponderEliminarFico à espera dos teus comentários :)
Bjs
Olá migo,
EliminarInfelizmente acho que vais ter de esperar um bom bocado, ando cheia de trabalho;)
Beijinhos e boas leituras.