sábado, 3 de outubro de 2015

Divulgação dos livros da série "História Prodigiosa De Portugal" do historiador e escritor Joaquim Fernandes

Após ter recebido um e-mail do escritor Joaquim Fernandes a divulgar o seu mais recente livro, "Histórias Prodigiosas De Portugal-MAGIAS E MISTÉRIOS" segundo volume em que o primeiro se intitula "Histórias Prodigiosas De Portugal-MITOS E MARAVILHAS", solicitei ao historiador envio dos livros para que eu pudesse ver e ler para depois opinar, a promessa fica aqui feita no blogue vou ler estes livros e dar, como é habitual a minha mais honesta opinião.

Contudo vou proceder à divulgação dos dois livros que o escritor me enviou.

História Prodigiosa de Portugal

Mitos e maravilhas
de Joaquim Fernandes
Edição/reimpressão:2012
Páginas: 360
Editor: Quidnovi
ISBN: 9789896282356
Preço: 19.90 euros (Gentil Oferta do Escritor)
Sinopse:
«Diante do leitor abre-se a história de um Portugal profundo, descoberto nas fundações mais arcaicas da sua alma, que o pudor das narrativas historiográficas comuns geralmente omite. Um país formatado pelos enlaces com o sobrenatural, os compromissos com o milagroso, as alianças com o maravilhoso e o fantástico. Um país onde se revelam episódios de uma vida coletiva, mentalmente organizada em torno de mitos, crenças e lendas, que orientaram muitos dos atos políticos ao longo dos séculos, da pré- nacionalidade ao século XVIII. É por tudo isto a descoberta de um país ligado aos céus, mas piscando sempre um olho aos infernos…
Este livro torna-se uma espécie de libelo "acusatório" que elenca as deficiências e fraquezas da "lusitana gente", a sua excessiva sacro-dependência e credulidade para-religiosa e o predomínio da emoção sobre a acção, que estão nos alicerces das nossas crises coletivas, como a do presente. Este inventário de "prodígios" transporta do passado os ingredientes essenciais que sustentam o Portugal do presente: visto ao espelho, melhor nos revemos nas nossas debilidades estruturais, nas tragicomédias do actual quotidiano.
Uma visita guiada aos subterrâneos do inconsciente coletivo que promete prosseguir numa próxima viagem à nossa época contemporânea, prometida para o segundo volume de História Prodigiosa de Portugal: Magias e Mistérios
retirado do site wook

História Prodigiosa de Portugal

Magias e Mistérios (Volume II)
de Joaquim Fernandes
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 384
Editor: Verso da História
ISBN: 9789898016096
Preço: 17.91 euros (Gentil Oferta do Escritor)
Sinopse:
«Depois de História Prodigiosa de Portugal – Mitos e Maravilhas, ilustrativo de uma história «extraordinária» de Portugal, das origens ao século XVIII, Joaquim Fernandes dá continuidade a uma narrativa de crenças e lendas, em regra desprezada e minimizada pela historiografia comum.
Neste segundo volume prosseguimos a viagem ao imaginário onírico e mítico português, agora nos séculos XIX e XX, quando os antigos feiticeiros, profetas e teúrgicos se transformam em magnetizadores, magos e sugestionadores. As primeiras práticas do Espiritismo em Portugal, fenómeno marcante de Oitocentos, são aqui pela primeira vez historiadas, com revelações inéditas que ajudam a retratar a identidade essencial da «alma portuguesa».»retirado do site wook


Quero referir que estou desejosa por começar a ler e saborear estas fantásticas histórias sobre o lado mais sombrio do nosso Portugal.

Queria agradecer ao historiador e escritor Joaquim Fernandes o envio dos seus dois livros e também o envio de um outro livrinho que não sendo da sua autoria será devidamente divulgado aqui no blog.
Mais uma vez gostava de deixar a mensagem leiam os escritores portugueses, acreditem temos escritores brilhantes, muitos à espera de uma pequena oportunidade, de uma divulgação ou de uma chamada de atenção para que as editoras abram os olhos e vejam "O QUE É NACIONAL É MUITO MAS MUITO BOM".
Boas leituras!

3 comentários:

  1. Olá,
    Não conhecia, mas fico à espera da tua opinião! :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Eu logo que possa irei ler, também estou muito curiosa, devem ser livros brilhantes.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Caros e potenciais leitoras e leitores: espero sinceramente que descubram muitas coisas novas e se deliciem com estas facetas ocultas da nossa História pátria. Abraço.

    ResponderEliminar