sábado, 3 de outubro de 2015

O historiador e escritor Joaquim Fernandes

Historiador e escritor Joaquim Fernandes
«Joaquim Fernandes é professor na Universidade Fernando Pessoa, Porto, e cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC). 
Tem estudado aspetos menos conhecidos da história e filosofia das ciências, a evolução dos modelos científicos, em particular no que respeita às cosmologias, o confronto entre atitudes mentais e sociais e as novas propostas científicas e tecnológicas em cada época, bem como a antropologia religiosa comparada, com destaque para os fenómenos paradoxais.
É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, autor de uma dissertação de Mestrado em História Moderna sobre a vida conventual e a espiritualidade setecentista em Portugal e doutorado em História com a tese O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa- do fim da Modernidade até meados do séc. XIX, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
É coeditor da revista anual Cons-Ciências, editada pelo CTEC, da UFP.
Publicou recentemente "O Cavaleiro da Ilha do Corvo", a sua primeira obra de ficção, e "O Grande Livro dos Portugueses Esquecidos", coletânea de ilustres cidadãos mal-amados e desprezados no seu país. Escreveu o ensaio "Moradas Celestes" e "O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa". Além da antologia "Portugueses e Extraterrestres". "A Cultura ET" em Portugal no século XX", coordenou igualmente a série televisiva Encontros Imediatos para a RTP 2, emitida no decurso de 2008, a primeira realizada no nosso país sobre o tema.
Para contactar com o autor:
fernandesjoaquim@gmail.com»
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário