terça-feira, 6 de outubro de 2015

Primeiro País vencedor No Desafio A Volta ao Mundo em Livros ....BRASIL


E o Brasil foi o primeiro país vencedor deste nosso novo desafio A Volta ao Mundo em Livros.

description
O Brasil é o maior país da América do Sul e o maior país lusófono do planeta. Atualmente tem mais de 200 milhões de habitantes e é formado por 26 estados e 1 distrito federal. 
Foi encontrado em 1500 por uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvaro Cabral, sendo assim uma ex-colónia portuguesa. Até então era habitado por indígenas ameríndios divididos entre milhares de grupos étnicos e linguísticos diferentes. A sua independência foi reconhecida por Portugal em Agosto de 1825. É atualmente uma democracia.

description

O objetivo desta primeira etapa do desafio é lermos um livro de um autor brasileiro e posteriormente discuti-lo aqui neste tópico, assim como de outras questões relacionadas com o país. Isto durante os meses de Outubro a Dezembro.

Cada um escolhe o autor e livro que quiser, mas para quem está um pouco perdido, vamos dar aqui alguns autores mais conhecidos: José de Alencar, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Paula Pimenta, Jorge Amado, Paulo Coelho...

Relembramos que mesmo que quem não tenha interesse em ler o livro pode participar na discussão e serão muito bem vindos. As questões para discussão vão sendo colocados neste comentário inicial, com números, e sempre que queiram responder só têm de pôr o número correspondente.

1- Estás a pensar ler um livro de um autor brasileiro? Se sim qual autor e qual livro? 

Claro que vou participar, não com o livro e com o escritor que queria, pois como já sabem estou deslocada de casa e  tive que me cingir aos livros que existiam na biblioteca da minha escola. 
Mesmo assim é um livro que tenho em casa (Vila do Conde) por ler e de um escritor do qual já li quase todos os livros...

Dado que este desafio tem a duração de três meses vou ver se ainda consigo ler um livro de Jorge Amado que era o escritor que eu estava mesmo focada para ler quando saísse este país.
Mas Paulo Coelho também é uma excelente escolha, eu adorei todos os livros que li dele e tenho a certeza que também vou gostar muito deste livro.
Atualização a 07-10-2015 já arranjei mais um livro para ler de uma escritora brasileira que desconhecia que é Zélia Gattai, esposa de Jorge Amado, o livro que vou ler dela é "Cittá di Roma"

Boas leituras!

9 comentários:

  1. Olá Carla
    Estou bastante ansiosa para saber a tua opinião de Zahir. Comecei a lê-lo já há uns aninhos e não gostei nada. Acabei por desistir porque a minha edição do Círculo de Leitores é uma desgraça e tem cerca de 30 páginas repetidas no lugar onde falta o mesmo número. Como não estava a gostar larguei o livro sem pensar duas vezes. Mas como disse já foi há muitos anos, provavelmente nem tinha maturidade para ler tal livro, talvez agora tivesse outra visão. Por isso quero saber o que achaste ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu passei uma fase em lia tudo que saia de Paulo Coelho, adoro o modo como ele escreve e os temas abordados. O meu livro preferido dele e que foi adaptado ao cinema em Hollywood é "Verónica, decide morrer", é brilhante.
      Depois passei a fase de não ler Paulo Coelho e agora devido às circunstâncias vou ler novamente e espero gostar.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    2. Olá Carla
      Talvez depois da tua opinião decida dar-lhe uma segunda oportunidade ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá,
    Parece ser um bom país para dar início a este novo desafio. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Concordo plenamente contigo.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá,
    Existem bons autores Brasileiros.
    Já li vários livros do Paulo Coelho mas não li "O Zahir" fico à espera da tua opinião.
    Não conhecia "Cittá di Roma".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Tânia,
    Espero que participes neste Desafio de ler escritores de todo o mundo é muito interessante.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla
    Há uns anos li muito Paulo Coelho, mas confesso que comecei a sentir-me "cansada" sempre do mesmo tipo de "tema". E esse não foi dos meus preferidos mas pode ser que gostes mais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Eu li muito Paulo Coelho e sempre gostei do que li mas existiu uma altura em que parei.
      Agora estou a gostar de relembrar Paulo Coelho e a sua escrita.
      Beijinhos e Boas leituras.

      Eliminar