domingo, 22 de novembro de 2015

Projecto Adamastor - Os Melhores Romances Escritos em Língua Portuguesa

Os Melhores Romances Escritos em Língua Portuguesa

«Apesar de o Projecto Adamastor ter tido início em Março de 2013, o debate que lhe deu origem remonta a finais de 2010. Nessa altura, tínhamos como objectivo a criação de um repositório de Ficção Especulativa portuguesa, por forma a recuperar obras que, sem reedições recentes, foram sendo esquecidas ao longo dos anos.
 
Por falta de colaboradores para avançar, pela ausência dos meios necessários à digitalização das obras e por termos chegado à conclusão que o público-alvo seria bastante restrito, essa ideia acabou por cair por terra.
 
Volvidos mais de dois anos, em Janeiro de 2013, o debate acerca do Projecto Adamastor renasceu, mas, desta feita, com contornos bem mais alargados: a disponibilização de clássicos da literatura portuguesa em formato digital, sem qualquer restrição de género literário, com o objectivo de atingir um público mais vasto sem abandonar totalmente a ideia original. Tal alargamento do âmbito permitiu-nos aproveitar o excelente trabalho efectuado pelos colaboradores do Project Gutenberg, e usufruir do catálogo de digitalizações da Biblioteca Nacional de Portugal, que veio a tornar-se na nossa principal fonte de textos-base.
 
Foi nestes moldes que o Projecto Adamastor nasceu. No entanto, a vontade de recuperar e tornar acessíveis obras de Ficção Especulativa persistiu, como atesta a edição de títulos como A Confissão de LúcioO Defunto e Os Canibais, vontade essa que resultou agora na criação de uma nova colecção, intitulada Génesis.
 
A colecção Génesis englobará Ficção Especulativa escrita em português, incluindo obras contemporâneas, com um layout de capa próprio, por forma a distingui-la da colecção base dedicada aos clássicos. O primeiro lançamento será Lisboa no Ano 2000, de Melo de Matos, que, como vem sendo hábito, será disponibilizado gratuitamente em formato EPUB e MOBI, não só no nosso website mas também nas plataformas Kobobooks, Google Play e Scribd.»

Projecto Adamastor é uma iniciativa dedicada à conversão de clássicos (obras em domínio público) da literatura portuguesa e brasileira para formato digital (EPUB). Todos os ebooks são disponibilizados gratuitamente e sem restrição de uso. 
Cada obra é ainda alvo de um processo de revisão de maneira a minimizar os erros e estar atualizada a nível ortográfico.

Lançaram agora uma votação, de maneira a apurar quais são Os Melhores Romances Escritos em Língua Portuguesa, em que qualquer pessoa pode contribuir com a sua opinião.

Regras:

  • Podem ser indicados quaisquer romances originalmente escritos em português.
  • Não serão considerados títulos de menor extensão, como contos ou novelas, assim como os casos cuja classificação é mais problemática, de que é exemplo O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa.
  • Não existe qualquer restrição no que diz respeito ao número de obras por autor, isto é, podem ser indicados múltiplos romances escritos pelo mesmo autor.
Podem votar através do formulário até ao final deste ano. Em alternativa, quem não possuir conta Google pode enviar as suas escolhas para o e-mail do projeto (geral@projectoadamastor.org). 
Os resultados serão anunciados em Janeiro de 2016.

Já tinha conhecimento deste projecto faz algum tempo mas vi a sua divulgação no blog da Tita O Prazer das Coisas e no da Sara, O Encanto das Histórias.

Participem, votem eu já votei e vocês já votaram?
Boas leituras.

4 comentários:

  1. Olá Carla,
    Estou muito curiosa para saber o resultado da votação =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Eu também ando curiosa por saber o resultado da votação;)
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Olá Carla
    Acho que alguns romances já vamos estar à espera, mas outros acho que serão uma surpresa :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Concordo plenamente contigo, estou desejosa pelas surpresas;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar