terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Opinião I "A Magia do Acaso" do escritor Tiago Rebelo

A Magia do Acaso
Tiago Rebelo
Editora Asa
ISBN: 978-989-23-3627-5
N.º de páginas: 406 páginas

«A magia do acaso tornou-os mais íntimos. Numa época em que as pessoas se encontravam no Facebook, era admirável que eles se cruzassem assim fortuitamente na rua, como se o destino teimasse em contrariar as suas decisões.»

Sinopse:
"Só o poder do amor é capaz de derrubar todas as resistências de uma vida que parecia condenada à rotina e à resignação.
Sofia, secretária num escritório de um famoso advogado, casada com André, um bem-sucedido administrador de uma empresa do ramo imobiliário, sente-se desconfortável por tudo ser decidido em função do marido. Porém, Sofia, uma alma avessa a atitudes impetuosas, mantém-se presa ao compromisso, incapaz de romper os laços de uma relação outrora feliz.
Mas o destino encarrega-se de encontrar caminhos improváveis para a felicidade e um acaso extraordinário poderá transformar decisivamente a vida de Sofia, desde que ela tenha a coragem de recuperar a magia do amor."

O escritor -Tiago Rebelo- :
"Tiago Rebelo é um dos romancistas mais brilhantes das letras portuguesas. Na última década manteve uma produção literária constante e os seus livros tornaram-se há muito presença habitual nos lugares cimeiros das principais tabelas de vendas nacionais. Com títulos disponíveis em diversos países, desde o Brasil a Angola e Moçambique, foi igualmente editado em Itália e na Argentina. Depois dos enormes sucessos aplaudidos pelo público e pela crítica, O Tempo dos Amores Perfeitos e O Último Ano em Luanda, o seu útlimo romance, O Homem Que Sonhava Ser Hitler, editado em 2010 pela ASA, é um magistral e absorvente relato de uma face desconhecida da sociedade actual. A par da actividade literária, Tiago Rebelo tem já uma longa carreira de jornalista, sendo actualmente editor executivo na TVI, e escrevendo regularmente para a revista do Correio da Manhã."

Minha opinião:
Este foi o primeiro livro que li do escritor Tiago Rebelo, apesar de ter na pilha vários livros deste escritor.
A leitura ocorreu porque recebi este livro pela parceria, que já divulguei aqui no blog com a editora Asa. Depois como estou numa Maratona que tem por objetivo baixar a Pilha de livros que temos em casa, eu pensei o seguinte, como tenho vários livros deste escritor, vou ler este para ver como é. Assim foi a minha incursão pelo livro "A Magia do Acaso". Este livro é muito atual e desde já dou os meus sinceros e honestos parabéns ao escritor, pela forma como abordou o tema do amor nos dias de hoje. As relações que se estruturam com base no interesse económico de uma das partes sobre a outra. As pessoas que se mantêm juntas só porque sim, que é o caso de André e Sofia, em que se instalou o sentimento de estar acomodado a um casamento seguro, este sentimento é de André que tem um medo enorme da solidão, mas nem por isso é impedido de trair Sofia.
Bernardo um empresário que vive sempre acima do que na realidade pode ( como é atual este tema ) e que consegue ter Pipa durante algum tempo ao seu lado, mas ...
Patrícia, que é a outra fase da moeda de André e que apesar de manipuladora chega a uma altura da sua vida em que tudo muda.
Este livro está escrito de uma forma soberba, confesso que me apaixonei por todas as personagens, não consegui tomar uma posição em relação a nenhuma delas e percebi o ponto de vista de todas elas ao longo desta atribulada viagem que é a vida amorosa no século XXI.
Recomendo a leitura deste livro, não se trata de um simples romance mas sim do retrato real e cruo da sociedade atual.
Classificação de 5***** no Goodreads.

Boas leituras.

1 comentário:

  1. Olá Carla
    Também tenho muita curiosidade para ler algo do autor, ainda bem que gostate.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar