terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Opinião I "Reunião de Heróis" do escritor Ricardo Formigo

Reunião de Heróis
Ricardo Formigo
Editora: Chiado Editora           
Edição :  2016
ISBN: 978-989-516-659-6
N.º de páginas:250 páginas

A leitura deste livro foi solicitada pelo escritor Ricardo Formigo, e o envio do mesmo, foi pela Chiado editora com a qual tenho um enorme gosto de estabelecer  parceria.


Sinopse:
"Estes são tempos difíceis para os habitantes de Morlômbia!
Depois de meio século de guerra, o Rei Travis morre em batalha e é sucedido pelo seu primo Fallow, um tirano que apenas se preocupa com o poder, devastando tudo e todos em busca do que quer.
Annabelle, irmã de Travis, fica em perigo de vida e escapa da cidade de Madrasis rumo ao imponente Elmo do Martelo, uma fortaleza escondida nas montanhas, para proteger os Morlombos dos invasores Ingols.
Com a chegada iminente da guerra civil, cada um dos lados esforça-se por reunir aliados e conquistar a sua lealdade. Mas quem serão os heróis dispostos a lutar por cada um dos pretendentes ao trono de Morlômbia?"

Minha opinião:
A leitura deste livro foi realizada já faz muito tempo, contudo não sabia como escrever a sua opinião. O Ricardo várias vezes me solicitou que quando escrevesse a opinião lhe dissesse, eu ia adiando, com medo de estar a supervalorizar o livro, ao qual atribui 5 estrelas.
Confesso ainda que hoje à tarde reli o livro e tenho plena consciência do valor deste. A minha opinião é o mais honesta possível mesmo que possa parecer estar a sobrevalorizar, no meu ponto de vista não o estou a fazer.
Este livro é simplesmente fantástico, quando estava a ler só me vinha à mente como é possível um rapaz tão novo como é o Ricardo ter escrito este livro. Enquanto me fui perdendo no Reino da Morlômbia, só me vinha à cabeça o primeiro livro que li de George R. R. Martin. Não estou de modo algum a exagerar simplesmente esta história é fascinante e está tão bem concebida, parabéns Ricardo.
Este livro conta a história da conquista do trono de Morlômbia, neste reino que estava a ficar desfeito, as pessoas que não agradavam à rainha eram enviadas para trás de umas muralhas- Elmo- bem longe do reino. Lá estavam assassinos, assaltantes, pobres pedintes. Annabelle fugiu para o Elmo do Martelo porque o Fallow a queria matar. Ela escolheu o Elmo porque foi o local onde o irmão viveu e lutou, logo ela esperava que os aliados do irmão a ajudassem a fugir de Fallow e a lutar contra os Ingols.
Não quero nem vou entrar em pormenores, porque este livro é tão bom que se eu contar seja o que for sobre ele vou estragar a satisfação que tenho a certeza outros leitores vão ter ao ler este livro.
Convém referir que este é o primeiro volume de uma trilogia que eu não vou perder a sua sequência e tenho a certeza que antes de ler o segundo volume vou querer reler o primeiro.
Tenho de pedir as minhas desculpas ao escritor por ter demorado tanto tempo a escrever a minha opinião, contudo, comparar este livro e o que senti ao o ler com o primeiro volume da saga Crónicas de Gelo e Fogo, não foi fácil para mim, dado que estou a comparar um jovem talento com o talento do já afamado Martin.
Os meus sinceros e honestos parabéns Ricardo, tenho plena noção que se fosses um escritor estrangeiro terias um maior reconhecimento, mas prova que o mereces quando acabares a trilogia, porque podes ter a certeza que se for tão boa como este primeiro volume vais dar que falar. Pelo menos espero que sim e estou a torcer por ti e por outros jovens escritores como a Tânia Dias, que têm a capacidade de nos fazerem viajar para reinos e lugares fantásticos onde a magia se interlaça com uma história fabulosamente bem escrita.
Classificação 5***** no Goodreads.
Fico a aguardar o segundo volume com uma expectativa muito elevada.
Boas leituras.

3 comentários:

  1. Viva,

    Tambem já li e o livro embora esteja interessante apresenta muitas falhas que num critico literário mais profissionalizado dava-lhe forte e feio (só o faria melhorar claro).

    Mas pronto se o 2 volume for publicado acabarei por ler um escritor com potencial ;)

    Bjs e boas festas

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla
    Não conhecia mas parece bastante interessante, ainda para mais sendo de um autor nacional.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. 1º livro de um puto de 19 não o matem ainda xD

    ResponderEliminar