Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Opinião "Os contos dos irmãos Grimm" do ilustrador Tiago Azevedo

Opinião:
Este livro de contos dos irmãos Grimm foi-me enviado pela Chiado Editora para eu ler e dar a minha singela opinião.
Nele constam os seguintes contos dos irmãos Grimm:
  • Cinderella
  • O Rei Sapo
  • A bela adormecida
  • A senhora Holle
  • Os seis cisnes
  • A Filha Maria
  • A noiva da lebre
  • Branca de neve
  • Rapunzel
  • Capuchinho vermelho
Confesso a minha ignorância mas não fazia ideia que estas histórias de encantar tivessem sido escritas pelos irmãos Grimm, honestamente também nunca me questionei quem as tinha escrito.

  • Cinderella
Este foi o primeiro conto que li e fiquei deveras muito admirada, pois é bem diferente do conto que eu conhecia pelo filme. Talvez menos encantado e mais "assustador". Mas gostei desta versão mais "realista".
As ilustrações do Tiago são muito belas e sinistras, gostei.

  • O Rei Sapo
Esta história já é mais parecida com o filme que vi e com o conto que conhecia. Contudo, surpreende-me a forma mais cruel das histórias, não sendo tão cor de rosa como eu tenho em mente.
  • A Bela Adormecida
A história de "A Bela Adormecida" já é mais parecida com o filme, tirando o facto de a jovem princesa ser deixada sozinha  no dia do seu décimo quinto aniversário.

  • A Senhora Holle
Esta é uma história que eu não conhecia. No final da leitura deste conto fiquei  com uma pequena sensação de ser parecido com o conto  "Cinderella", um pouco pelo facto de existirem as duas irmãs a feia e a bonita, que não eram propriamente irmãs. A bonita é sacrificada e a feia não, mas no final a justiça é feita. A personagem que mais gostei foi a Holle.


  • Os Seis Cisnes
Desconhecia esta história mas tal como as anteriores gostei muito. A moral destes contos continua a estar presente o que quando lidos por crianças, certamente, as ajudará a distinguir o bem do mal.

  • A Filha Maria
Também desconhecia este conto dos irmãos Grimm. Este conto tem um caracter religioso, que tal como os anteriores nos faz distinguir o bem do mal, talvez o mais adequado neste conto é saber que a mentira só nos faz mal e que por mais  dolorosa que seja a verdade deve ser sempre dita.
" Disse-lhe amistosamente: Quem se arrepende do seu pecado e assume a responsabilidade, o mesmo é-lhe perdoado.".


  • A Noiva da Lebre
Mais um conto desconhecido, muito curtinho e simples.

  • Branca de Neve
Esta história encantada já conheço e bem. Recordo com saudade as vezes que vi esta história adaptada ao cinema. Apesar de no conto não ter sido o principe a dar um beijo à Branca de Neve...

  • Rapunzel
Este conto é em tudo muito diferente do filme, contudo, gostei muito desta versão mais obscura do a do filme.

  • Capuchinho Vermelho
Este é o último conto deste belo livro, Capuchinho Vermelho está aqui neste conto em tudo igual ao que eu conhecia da história e do filme.

Para além de ter gostado de ler estes contos dos irmãos Grimm, gostei muito da ilustração de Tiago Azevedo.
Agradeço à Chiado Editora ter-me enviado este livro, que me proporcionou um bom momento leitura.
Classificação de 4**** no Goodreads.
Excelentes leituras!

2 comentários:

  1. Olá Carla
    Realmente já tinha ouvido falar que alguns desses contos originais são bem diferentes dos que conhecemos.
    Parece ser um livro muito bonito.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá, confirmo que o livro é muito bom. As pinturas são de um pormenor fantástico.
    Consegui um livro autografado. Recomendo.

    ResponderEliminar