quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Segredo De Joe Gould


Sinopse
Colaborador da revista 'The New Yorker', Joseph Mitchell foi um dos maiores jornalistas americanos do século XX.A reportagem 'O segredo de Joe Gould' (1964) conta a história de um homem que vivia como um mendigo - perambulando pelo Greenwich Village, bairro boêmio de Nova York - e planejava publicar um livro monumental - 'História oral do nosso tempo'.
Sobre o autor:
MITCHELL, JOSEPH

Em 1942, Joseph Mitchell publicou nas páginas da revista 'The New Yorker' o perfil de um literato maltrapilho que vivia perambulando pelo Greenwich Village, o bairro boêmio de Nova York. O personagem chamava-se Joe Gould e a reportagem revelava que, apesar de viver como um mendigo - dormia em pensões baratas, albergues e, às vezes, até na rua -, preparava uma obra monumental: História oral do nosso tempo. Gould morreu em 1957 e o livro que vinha escrevendo nunca foi encontrado - não se sabia, então, nem mesmo se chegara de facto a existir. Em 1964, sete anos após a morte de Gould e mais de vinte anos após o perfil da The New Yorker, Joseph Mitchell escreveu para a mesma revista outro texto sobre o boêmio do Village - O segredo de Joe Gould -, revelando o mistério guardado por tanto tempo. Depois dessa reportagem histórica, o jornalista nunca mais publicou sequer um texto. Mesmo assim, continuou a frequentar a redação diariamente e a receber salário até o fim da vida. Morreu de cancro em 1996. Mitchell era um dos jornalistas mais talentosos da The New Yorker. Na revista, tinha liberdade absoluta: escrevia sobre o que quisesse, no prazo que julgasse necessário. Foi um dos primeiros repórteres a descrever histórias reais com técnicas de ficção. Era um jornalista atípico, que preferia escrever sobre pessoas anónimas e assuntos prosaicos, em vez de se ocupar da economia, da política ou do mundo das celebridades. Os últimos trinta anos de sua vida são cercados de mistério: não se sabe sobre o que escrevia diariamente na redação da revista e, apesar das inúmeras especulações a respeito, ignora-se o motivo de seu silêncio. A qualidade literária de sua obra, porém, faz dele um dos mais importantes jornalistas americanos do século XX.
O Segredo de Joe Gould (Documentário)


Minha Opnião:

Um retrato muito interesante e engraçado de Gould, uma leitura muito fluente e bastante atractiva e uma personagem muito hilariante. Adorei este livro, começando logo pela abertura de António Lobo Antunes...

A personagem e os ambientes estão de tal forma bem estruturados e descritos de um modo tão naturalmente acessível, por Mitchell, que quando parei de ler esta narração tive que regressar a custo para a sala e para o sofã onde estava sentadinha a ler esta delícia.
;)Boas Atmosferas.

5 comentários:

  1. Parece um livro ótimo!!! Não conhecia... o documentario parece interessante tb...
    A capa é linda!!

    ResponderEliminar
  2. Pois é Beli as capas atraem sempre a nossa atenção e com um conteúdo delicioso como este podes crer que vale apena.

    ;)Boas atmosferas.

    ResponderEliminar
  3. Olá ! O Blogue "Troca de Livros " já está em funcionamento como podes observar se fores lá ver.
    Agora é só enviar um e-mail para o e-mail do blogue a dizer os livros que queres e os que estás disposta a trocar :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada Inês.
    Boa leitura.
    Boas Atmosferas;)

    ResponderEliminar
  5. O livro é muito bom. Mostra o quanto podemos extrair de pessoas que são comuns. O segredo está no olhar, no apaixonar por almas e claro no saber ouvir. Joseph Mitchel soube como pouco ouvir a alam humana e entendê-la. Como ele indico Eliane Brum que faz uma releitura social espetacular.

    ResponderEliminar