quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Um Momento Inesquecível
de Nicholas Sparks
Edição/reimpressão: 2001
Páginas: 160
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722325400
Colecção: Grandes Narrativas

Minha Opnião:
Este foi também um livro que comecei a ler com alguma contrariedade devido ao seu reduzido número de páginas e ao que isso para mim implica. Dado que como gosto de personagens psicologicamente complexas gosto de livros mais volumosos para que tenha tempo de entrar nessas personagens, mas este é um livro que a meu ver pode ser resumido como um excelente guião de filme. Foi até hoje aquele em que eu posso afirmar categoricamente que gostei mais da adaptação do livro ao cinema do que do livro em si.
As personagens são demasiado intensas e o tema é também bastante "pesado", apesar de ser mais  um romance de Sparks, nada é cor de rosa, nem o inicio, que começa logo com um caso de Bulling, muito bem retrado no filme, talvez quem está por fora do ensino pense que está exagerado, contudo existem casos destes a ocorrer entre as paredes de uma escola e que depois se transbordam para o exterior. No desenrolar da história vamos conhecendo cada vez melhor Landon Carter que lembra o seu primeiro amor Jamie Sullivan, a filha do pastor baptista da terra. Landon e Jamie sentem o primeiro amor deles, aquele que deve ser vivido com toda a intensidade das nossas células, do nosso sangue que nos corre e salta nas veias é aquele amor que nos faz correr o mundo contra a vontade das tropas e dos tanques. Um amor tão forte e tão poderoso que não existe nada que o possa destruir, mas o primeiro amor também acaba, a vida tem caminhos com asfalto e outros em terra batida e com muitas curvas e muitos sem fim outros com um termino muito rápido. Aqui no auge dos sentimentos, das descobertas entre dois adolescentes tão diferentes mas que têm em comum o amor que partilham um pelo outro, ocorre a noticia do inesplicável...leucemia. Mas terá cura? Estará a morte para breve?

Estas singelas 160 páginas são de fácil leitura e quando se entra no enredo da história lê-se num sopro até à ultima página. Aconselho vivamente.
Adaptação ao cinema(Retirado do Youtube):

Boas leitura.
Boas Atmosferas;)

11 comentários:

  1. Olá Carlinha!

    Também li este...acho que todos os livros deste autor são fantásticos.

    Já leste a Melodia do Adeus?

    É espectacular :)

    Bruna

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li esse mas tenho-o por cá.
    Boa leitura.
    Boas atmosferas;)

    ResponderEliminar
  3. Já vi o filme que resulta da adaptação do livro e tenho-o para ler (mas só para o ano, quando acabar o desafio). Confesso que "A Walk to Remember" foi o único filme que me fez chorar, talvez por estar num momento mais frágil quando o vi.

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
  4. Podes crer Isabel eu também abri a torneira...
    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
  5. Já agora é um prazer ter-te por cá pois és minha vizinha.

    Beijocas;)

    ResponderEliminar
  6. Eu também faço parte do grupo que chorou a ler este livro, é maravilhoso :)

    ResponderEliminar
  7. E QUE BOM FOI CHORAR AO VER ESTE FILME...:)

    ResponderEliminar
  8. Também chorei ao ler o livro e a ver o filme! grande grupo que nós somos! Continua a ser um dos meus favoritos de Nicholas Sparks! Carlinha, tens de ler o Melodia do Adeus! E conselho de amiga, coloca lenços à mão!

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  9. Mas que clube de choramingas...;)
    Tenho-o por aqui, mas está na estande no meio desta montanha de livro por ler (3000) por isso não o encontro, logo que encontre leio.;)
    Beijocas e boa leitura;)

    ResponderEliminar
  10. Nunca esperei apaixonar-me por este livro.
    É simples, mas LINDO :)

    Saudações literárias.

    ResponderEliminar
  11. Eu fiquei apaixonada pelo filme achei uma delicia.
    Boas Leituras;)

    ResponderEliminar