sexta-feira, 13 de maio de 2011

"Luz na Neve" de Anita Shreve

Luz na Neve
de Anita Shreve
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 240
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789724139555
Coleção: Romance
Sinopse
Um admirável romance sobre o amor e a memória, pela aclamada autora de A Praia do Destino.
Os acontecimentos daquela tarde de Dezembro, na qual, juntamente com o pai, encontrou um bebé abandonado na neve, mudarão para sempre a percepção que essa menina de 11 anos tem sobre o mundo e os adultos que a rodeiam. O pai passou por grandes tormentos para se afastar da sociedade, de modo a ultrapassar uma tragédia insuportável. A agora jovem mulher tem de viver com as consequências das terríveis escolhas que fez. E há um detective cuja inteligência é apenas ultrapassada pelo seu sentido de justiça. Escrito sob o ponto de vista de Nicky, agora com 30 anos, que sempre recorda as vívidas imagens daquela fatídica tarde de Dezembro, Luz na Neve é uma história de amor e coragem, de tragédia e redenção, um romance que nos fala das formas que o coração humano sempre encontra para se poder curar. (retirado do site wook)

Minha Opinião:

Esta é uma história simples mas que está escrita de uma forma magnífica e que por isto me prendeu muito desde o inicio até ao fim do livro. Uma família que é dividida pela morte, uma mãe e uma filha de quase um ano morrem de acidente de automóvel, o pai e a outra filha abandonam a cidade e a casa e tudo o que faz lembrar o passado. Com o abandono da cidade onde tudo aconteceu, vem o inicio de uma nova vida numa nova cidade, onde pai e filha de 12 anos vivem isolados de tudo. O Pai vê no seu retiro uma forma de tentar proteger a filha, a filha vive atormentada pelo isolamento forçado.
Nicky é uma menina de 12 anos que vive com o seu pai numa quinta da América rural, um lugar  que fica no fim do caminho. O local foi escolhido pelo pai de Nicky precisamente porque era um lugar isolado, um lugar onde ele podia viver longe de tudo e de todos, longe dos seus pensamentos e recordações.Naquele dia Nicky e o pai foram dar um passeio ao fim do dia através do campo gelado e coberto de neve que rodeava a sua casa, após algum tempo a andar, eles encontram no meio da neve abandonada ao frio e à morte, uma bebé recém nascida, uma bebé que apesar do abandono e do frio consegue sobreviver e desta forma para mudar a vida de  Nicky e a tristeza do pai de Nicky.
Estou simplesmente rendida à escrita de Anita Shreve, um livro com uma história maravilhosa, contada de uma forma extraordinária. Adorei este livro...
Um excelente livro, com um enredo simples mas que a mim me prendeu desde a primeira página, muito bem escrito e com uma mensagem forte e clara.
Uma  leitura que aconselho vivamente e que me deixou com vontade de ler mais coisas desta autora.

Extrato do  livro:
"Os acontecimentos daquela tarde de Dezembro, na qual, juntamente com o pai, encontrou um bebé abandonado na neve, mudarão para sempre a percepção que essa menina de 11 anos tem sobre o mundo e os adultos que a rodeiam. O pai passou por grandes tormentos para se afastar da sociedade, de modo a ultrapassar uma tragédia insuportável. A agora jovem mulher tem de viver com as consequências das terríveis escolhas que fez. E há um detective cuja inteligência é apenas ultrapassada pelo seu sentido de justiça. Escrito sob o ponto de vista de Nicky, agora com 30 anos, que sempre recorda as vívidas imagens daquela fatídica tarde de Dezembro, Luz na Neve é uma história de amor e coragem, de tragédia e redenção, um romance que nos fala das formas que o coração humano sempre encontra para se poder curar." (contracapa)

Boa leitura;)
P.S. Aconselho vivamente a leitura dos livros desta escritora...;)

4 comentários:

  1. Olá!
    Gostei da tua opinião!
    E não é que tenho este livro cá pela minha biblioteca e não sabia?!?
    Tenho que o ler.
    Também estou cada vez mais com vontade de ler mais livros desta autora.
    Acho que devias ler o Testemunho é realmente muito bom.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Pois acho que vou mesmo ler esse livro brevemente, tenho-o aqui em casa. Aconselho a leitura deste vais gostar:)

    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    O primeiro livro que li dela foi "Casamento em Dezembro" e podes ver a minha opinião aqui( http://oprazerdaleitura94.blogspot.pt/2012/07/casamento-em-dezembro.html) e tal como tu aconselho vivamente a ler esta autora :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro a escrita de Anita Shreve, só não consegui ler casamento nem Dezembro, muito maçudo, muito lento....o pouco que li não parece da mesma autora.
    Bjs

    ResponderEliminar