domingo, 26 de junho de 2011

"Ilusão Perfeita" de Jodi Picoult

                                       
Ilusão Perfeita
de Jodi Picoult
Por vezes, quem nos devia apoiar é quem nos destói
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 448
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722632560
Sinopse
Uma mulher acorda num cemitério ferida e a sangrar, completamente amnésica. Não sabe quem é nem o que faz ali.
É socorrida por um polícia que acabara de chegar a Los Angeles. Alguns dias mais tarde, é apanhada de surpresa ao ser finalmente identificada pelo marido, nada mais, nada menos do que Alex Rivers, o famoso actor de Hollywood.
Cassie fica deslumbrada pelo conto de fadas que está a viver. Mas nem tudo parece correcto e algo obscuro e perturbador se esconde por detrás daquela fachada de glamour. E é só quando a sua memória começa gradualmente a regressar que a sua vida de cenário perfeito se desmorona e Cassie enfrenta a
necessidade de fazer escolhas que nunca sonhou ter de fazer.

Críticas de imprensa
“Picoult tornou-se uma mestre, quase uma visionária, na arte de descobrir temas polémicos e escreve romances extremamente cativantes acerca deles… É impossível não ficar enfeitiçado pela forma como Picoult nos força a pensar no que está correcto e no que está errado.”
The Washington Post

“Picoult tem um talento invulgar para criar dilemas morais que não podemos ignorar: temos de saber a conclusão.”
Sunday Express

“Muitas vezes, os romances de Jodi Picoult centram-se em vidas viradas do avesso por um qualquer acontecimento terrível e é a atenção dada aos pequenos pormenores emocionais que os tornam tão recompensadores.”
Marie Claire

Minha Opinião:
Jodi Picoult é uma escritora que tem me habituado a livros sobre temas bastante reais e até mesmo polémicos. Temas que transportam com eles uma enorme carga emocional e que não me conseguem deixar indiferente. Abordar temas polémicos e que geram obrigatoriamente discussão interior,  é sem sombra para dúvidas a  grande aptidão de Jodi Picoult.

O livro "Ilusão Perfeita" conta a história de uma mulher, Cassie, que sofre aparentemente um "acidente" e acorda no cemitério e é socorrida por um agente policial que acaba de ser transferido para L.A.. Logo desde cedo e até mesmo antes de iniciar a leitura, através da sinopse do livro, sabia que o tema a ser abordado neste livro seria a amnésia, mas devo referir que o tema é bem mais perturbador do que a própria amnésia. Cassie não se recorda do seu passado, mas fica deslumbrada ao verificar que ela é a esposa do conceituado actor de Hollywood, Alex Rivers. Mas o que estará por detrás deste casamento aparentemente feliz é verdadeiramente aterrador. Cassie vive há aproximadamente 3 anos com o homem dos seus sonhos mas também vive há 3 anos o seu maior pesadelo. Alex é um homem com um passado aterrador é uma pessoa emocionalmente desestruturada e um excelente actor. Alex não consegue separar a sua vida profissional da sua vida pessoal e sempre que desempenha um qualquer papel ele vive essa personagem 24 horas por dia. Se a personagem representada é um homem romântico ele será igualmente romântico no seu casamento, mas se é um agressor ele também terá esse papel no seu casamento. Cassie ama tanto Alex que não consegue resistir aos pedidos de desculpas, que se seguem sempre após as agressões de Alex sobre Cassie.
Um livro que aborda de uma forma simples mas perturbadora a vivencia de uma mulher vítima de maus tratos, designado no livro por: Síndrome da Mulher Abusada. Sofrer agressões físicas do homem que se ama, perdoar e voltar a cair no mesmo mundo de violência. Um livro simplesmente fabuloso que me transportou para um cenário com personagens extraordinariamente bem estruturadas, facto a que já estou habituada nos livros desta escritora.
Recomendo vivamente esta leitura.
Boa leitura;)

9 comentários:

  1. Tenho sentimentos contraditórios relativamente aos livros desta escritora que já li. Gostei bastante do "No seu mundo" e pouco do "tudo por amor". Mas já tive este livro na mão e tenho alguma curiosidade.

    ResponderEliminar
  2. ouwwwwww !o:
    eu vou começar a ler um livro dela , depois de acabar o que estou a ler x)

    ResponderEliminar
  3. Com que então já leste o último da Jodi.

    Pelo teu comentário este livro só pode ser excelente, tal como os outros.

    Espero lê-lo em breve também.

    Fica bem

    ResponderEliminar
  4. Olá Patricia
    Entendo perfeitamente esses sentimentos contraditórios mas posso aconselhar esta leitura vale mesmo apena.

    Olá Rita
    Depois passo pelo teu cantinho para ler a tua opnião;)

    Olá Miguel
    Tenho quase a certeza que vais gostar;)

    Beijocas a todos e...BOA LEITURA;)

    ResponderEliminar
  5. Conseguiste escrever uma review deste livro sem spoilers...eu não o conseguiria!
    Está genial!
    Quanto ao tema em si,tendo uma componente cinematográfica agradou-me logo...

    ResponderEliminar
  6. Acredita que foi bastante complicado;)
    Beijinhos
    Boa leitura;)

    ResponderEliminar
  7. Estou a acabar de ler o Compaixão, e vou já já comprar este novo livro.
    Bom comentário acerca do livro, dá ainda mais vontade de ler ;b

    ResponderEliminar
  8. Acredita que vais gostar, eu achei um tema muito bem estruturado e abordado.
    Obrigada pelo elogio;)
    Boa Leitura!

    ResponderEliminar
  9. Este livro é excelente, é um dos melhores desta autora. Comprei-o apenas por ser da Jodi Picoult, a minha escritora preferida, e tal como em todos os outros livros que li dela fiquei fascinada.
    Vale mesmo a pena ler :)

    ResponderEliminar