terça-feira, 16 de agosto de 2011

ORGANIZAR AS LEITURAS ...MONTINHO DE DEZ!

     Voltando a uma ideia antiga que sugeri aqui no blogue, ideia essa que acabou por não ser seguida por mim mas foi aceite por alguns leitores do blogue atmosfera dos livros que acharam a ideia interessante e acabaram por usufruir e muito bem dela.
Mas afinal qual é a ideia?
      A ideia é a da listinha das próximas leituras, organizar montinhos de dez livros, para sistematizar as leituras a serem realizadas, isto com o simples objectivo de ir limpando a estante e ler de uma forma mais organizada e sistemática os livros que por aqui andam na estante. Eu sei que pode parecer estranho mas existem muitos livros que tenho e que nem sei que os tenho. Depois quando saem novas edições eu acabo por adquirir e já tenho as edições anteriores cá nas estantes. Pois no meio de quase 1400 livros é difícil saber os que tenho. Eu sei os livros que abundam aqui por casa, deveria nunca mais comprar um único livro. Que drástica que eu estou a ser…
Pois é na realidade é impossível e impensável eu se quer pensar em não mais adquirir um livro, mas existe uma outra coisita que é bem possível e talvez a mais provável…fazer listinhas de livros, O MONTINHO DOS 10.
O MONTINHO DOS 10 terá dez livros que serão escolhidos por mim, livros da minha estante, e que irão ser lidos para depois dar lugar a um novo montinho dos dez. Este é um desafio pessoal, vou fazer tudo por tudo para o conseguir concretizar.

LISTA DAS PRÓXIMAS DEZ ATMOSFERAS: 
 “O Executor” de Lars Kepler; 
  “A Rapariga que Roubava Livros” de Markus Zusak;
 “O Que Seria Eu Sem Ti?” de Guillaume Musso;
 “A Biblioteca” de Zoran Zivkovic;
“A Casa de Papel” Carlos María Domínguez;
“E Depois…” de Guillaume Musso;
 “A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Zafón;
    “Casamento em Dezembro” de Anita Shreve;
   “A Casa da Praia” de Anita Shreve;
 “Pacto” de Jodi Picoult.






Acho que esta ideia me vai auxiliar bastante tanto ao nível da organização das minhas leituras, como também ao nível da aquisição de eventuais livros (claro que no sentido de diminuir a aquisição de novos livros para os tempos vindouros). Mas se da primeira vez que a ideia surgiu limitava-se a indicar o MONTINHO DOS DEZ escolhido não ocorrendo nenhuma estipulação de tempo agora vai ter este novo incremento, que é o factor tempo. Um livro para cada três dias parece ser algo que eu posso concretizar. Claro que tenho sempre livros com um maior número de páginas que podem demorar mais tempo e outros com menos páginas que certamente vão demorar menos tempo a ler. Mas a ideia é estabelecer uma média de TRÊS DIAS UM LIVRO. O que nas minhas contas dá 30 dias 10 livros.
O meu desafio pessoal por agora é este…claro que não foram esquecidos os outros desafios.
Assim sendo este MONTINHO DE 10 tem que estar lido até ao dia 16 de Setembro, vamos lá ver se consigo...a esperança é a última a morrer.


Um outro aspecto que está relacionado com este desafio e que para mim tem uma enorme importância é sem dúvida o facto de só poder adquirir um livro no final de cada MONTINHO DE 10. Assim sendo, como este MONTINHO DE DEZ já foi iniciado agora só depois do dia 16 de Setembro é que posso pensar em adquirir UM LIVRO.
Bom vamos lá como é que vai correr este desafio, vontade não falta agora é colocar em prática.
Boa leitura;)

6 comentários:

  1. Ora aí esetá uma excelente ideia. Eu precisava de uma disciplina assim...

    Quanto aos teus livros: que tal fazeres uma base de dados no exel? Ajuda muito ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Olinda
    Em vez da base de dados no Excel estou a fazer a estante no anobil, é mais fácil.
    Beijocas.
    Boa leitura;)

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu estou quase a desistir do meu montinho. Acabei por adquirir mais livros que estou muito entusiasmada para os ler mas ainda não o fiz por causa da pilha de livros que formei,com a agravante de ter diminuido o meu ritmo de leitura por outras razões. Devia ter começado por um montinho de 5 livros. Mas acho a tua pilha interessante.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Que aconteceu ao post do desafio das leituras de fantasia? Foi um pos pré-datado? (às vezes faço post pré-datados, e estes aparecem no google reader - eu sigo os blogs no google reader).

    De qualquer modo, acerca de anjos, se achares que uns excertos são apropriados podes sempre ler estas minhas palavrinhas: http://oenigmadegabriel.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Landa
    Acredito que seja bastante difícil, mesmo ainda estando só a ler dois da lista, vão surgindo vontades para desfolhar outros. Mas vou tentar, não digo que seja para continuar mas pelo menos queria muito acabar este desafio.
    Boa leitura!

    ResponderEliminar
  6. Olá Olinda

    Tens toda a razão, mas depois de ponderar um pouco mais sobre os desafios a que já me proponho e achei melhor não entrar em mais.
    Beijocas.
    Boa leitura!

    ResponderEliminar