sábado, 7 de abril de 2012

Saudades dos blogues de leituras....tenho e são muitas!

Por vezes dou por mim a deambular na Internet a ver, na maior parte das vezes, os blogues de leitura. E muito honestamente sinto uma  nostalgia enorme, fico triste e dou por mim a questionar PORQUÊ?
A resposta é simples, quando entrei nestes meandros de blogues literários ou de leitura ( para o caso a que  me   refiro  tanto faz ), encontrei algo completamente diferente. Não quero com isto dizer que era melhor ou pior, mas era muito diferente. Eram verdadeiros espaços onde eu lia a opinião de um leitor e não era bombardeada com sinopses sem mais nada sobre o livro, apesar de já existirem os passatempos não era em todos os blogues e não havia o exagero de parcerias que agora existe. 
Eu sei que muitos de vós podeis estar a pensar esta tipa é doida, vem para aqui quando ela também fez o mesmo...pois é a diferença reside mesmo ai, fiz o mesmo quando entrei neste mundo mas voltei atrás e retomei o meu caminho.
Eu sei que os livros estão caros e que um dos motivos  principais das parcerias julgo a meu ver ser  exactamente esse.  Mas e o blog que tinha por objectivo colocar as opiniões literárias? O que é feito desse blogue?

Sinto a falta de poder deambular e tropeçar com frequência nas opiniões literárias dos leitores,  opiniões essas sem qualquer carácter publicitário por detrás. Este é um desabafo que estou a fazer de mim para mim não quero com isto ser menos grata com os leitores desses blogues que eu também gosto, mas acho que estão a tornar-se todos iguais.
Espero não ser mal interpretada...levem isto como uma atmosfera deambulante que está a tentar perceber melhor o que a rodeia.
Boas leituras!
   

25 comentários:

  1. Pois então deves gostar do meu (lol), não tenho uma única parceria e não publico sinopses sem opiniões... mas publico excertos (vá, um parágrafo) do que estoua a ler, se me chamam a atenção, opiniões, ideias e tudo o mais que me apetece!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Gosto de blogues como o teu onde não existem passatempos nem parcerias é realmente um facto, contudo também gosto dos outros, principalmente porque muitos eu vi crescer e eram como o teu e depois se transformaram em autênticas bibliotecas de publicidade, sem ofender ninguém.
      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Oppps... acho que dei a impressão de que não gosto dos blogues que fazem divulgação: não é isso! Acho útil, na maior parte das vezes. Gosto do meu blogue tal como ele é e não procurei parcerias... mas também não sei como se faz.:P

      Eliminar
    3. Eu percebi Carla, e aproveito para afirmar que não deixo de gostar das parcerias e passatempos nos blogues. No entanto, existem blogues que eu admirava muito e seguia com muito apreço e que se tornaram blogues de divulgação o que me deixou muito triste. Podiam ter um blogue de divulgação e o blogue pessoal de opinião:)
      Espero que me tenha feito entender.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Hello,

    eu compreendo-te mas não concordo contigo na parte das parcerias. Eu falo por mim e pelos meus 2 blogues que tenho, em que um deles tem muitas parcerias e o outro nenhuma, e ambos dão primazia às opiniões literárias e nenhuma delas tem conteúdo publicitário (só se contares com a parte em que dizemos que adoramos o livro e que o recomendamos).
    Os passatempos e as publicidades devem ser em menor quantidade que as opiniões, mas penso que não vão "diminuir" o blogue por isso, se me estou a fazer entender.
    Penso que para conseguires (conseguirmos) voltar ao antigo espírito dos blogues literários devemos dar o exemplo e depois esperar que funcione.
    Em relação às publicidades essas também fazem falta, só não concordo é quando estas são em excesso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês
      Eu não discordo do que referes simplesmente não gosto é uma opinião. Relativamente a dar o exemplo nisso estou tranquila pois serei a primeira a dar. Já agora vou cuscar nos teus blogues, não sabia que tinhas dois.
      Boas leituras!
      P.S. Santa Páscoa

      Eliminar
  3. Olá.
    Eu de certa forma concordo com o que tu dizes. Já pensei muitas vezes em arranjar parcerias, mas depois acabo por nunca fazer isso porque tenho um certo receio de perder a "essência" do meu blogue (se é assim que posso chamar). Comecei a fazer publicidade da Wook, mas dou tanta importância que me esqueço de mudar as imagens e assim :p
    Por isso percebo o que queres dizer com isso.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kel
      Acho que escreveste o que eu não consegui: o blogue perde a essência era esse o ponto delicado, eu sei, que eu queria referir.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar
  4. Oi.
    Compreendo o teu desabafo porque eu próprio já tenho escrito sobre esse facto, mas enfim, apercebi-me que a maioria dos blogues existem precisamente por causa dessas parcerias, pois se analisares as opiniões, a sua maioria, verás que as pessoas não conseguem expressar por palavras o que lêm e que se as suas opiniões são meramente baseadas nas sinopses e pouco mais.
    Eu tenho um blog há muitos anos e em 2010 também cometi o erro de publicitar novidades e afins.
    Também me deixei disso porque dei comigo a perder mais tempo com imposições das editoras do que a pensar nas minha opiniões.
    Voltei então ao meu registo inicial e, hoje em dia, ainda faço alguns passatempos de livros que considero de qualidade.
    Em todo o caso, aprendi a não esperar ou a ter grandes expectativas, até porque os blogues que eu admirava, quase todos, já desapareceram, embora as pessoas que estavam por detrás continuem a visitar o meu blogue e a interagir comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi.
      Pois é o facto de ter tantas opiniões para dar faz com que a maioria não chegue nem sequer a ler o livro. O que é uma das coisas que mais confusão me faz é que depois como opinaram sobre o livro colocam na listinha dos livros lidos. O que faz com que nem a meio do ano já muitas pessoas leram perto de 60 livros....Sejamos honestos para com elas próprias.
      Beijocas e obrigada pela participação;)

      Eliminar
    2. Ui,
      o que foste tocar. Há na blogosfera pessoas que ficam imensamente ofendidas se colocares em causa os 400 livros lidos por ano. 60 já leram no final de Fevereiro.
      Olha, não cries expectativas nem esperes dos outros honestidade. Eu aprendi a não ligar a isso dos livros lidos porque compreendi que ler 400 livros por ano, ou dizer que lêem, as fazem felizes. Eu leio e gosto de analisar. Na maioria dos livros, escrevo opinião, outros há que não me apetece. Ou porque não estou inspirado, ou porque o livro não me deu nada de especial, logo, nem consigo esboçar uma opinião.
      Em todo o caso, julgo que a maioria dos bloggers são honestos. Pois analisa a maioria das opiniões e o que encontras? Simples sinopses um pouco mais trabalhadas e casos há em que tu pensas: "já li isto nalgum blog". Ou seja, as pessoas, lendo ou não lendo o livro em questão, escreve aquilo que o livro lhe deu. O que mais me custa ver é constatar que muitos lêem e não ficam com nada. Entendes?
      Mas pronto, siga a dança!
      :)

      Eliminar
    3. Eu sei que é um tema delicado e um caminho não muito simples aquele pelo qual estou a caminhar, mas é uma questão de honestidade, nada mais.
      Boas leituras;)

      Eliminar
  5. Acho que fizeste mt bem em focar este assunto. Tb me faz confusão a quantidade de livros que as pessoas dizem ler... Não tem vida própria??? Não dormem, não comem, não vão à casa de banho??? E os blogs que mencionas são uteis para sabermos o que há de novo a nivel de livros mas confesso que por vezes tb me cansa ler as mesmas coisas em meia duzia de blogs sobre um livro novo, ás vezes fico logo sem vontade de comprar... e marcar como lido o que só se leu a sinopse, acho o máximo!

    Então gostas do meu blog, tem já quase 3 anos e só tem opiniões nossas ou as nossas aquisições (sem patrocínio de nenhuma editora...). E eu adoro o teu blog, é dos que eu mais gosto de ler!

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não teria descrito melhor os meus pensamentos;)
      Bjs e boas leituras;)

      Eliminar
  6. Olá!
    Deixei um desafio para ti no meu blog!
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Olá Leitora,
    Este é um assunto que se vê bastante comentado nos blogues e tem a sua pertinência.
    Eu tenho parcerias e tenho passatempos, confesso que alguns dos passatempos que tenho nem são do meu género literário preferido, mas faço-os porque há visitantes que gostam e temos de respeitar todos os gostos e penso que dar a oportunidade de ganhar um livro é sempre bom.
    Quanto às parcerias, há editoras que me enviam livros também para leitura, mas garanto-te que expresso a minha opinião sincera, mesmo quando não gosto é isto que digo. E tenho várias opiniões a livros de editoras parceiras, cujo comentário foi este mesmo.
    Quanto às divulgações literárias, o ano passado fiz muitas, este ano optei por fazer somente dos livros que me chamaram a atenção...
    Quanto à quantidade de livros lidos... apesar de colocar um desafio a mim própria no início do ano, não fico stressada se não o atingir, até porque nem consigo ler muito mais do que 4/5 livros por mês, depende do conteúdo do livro :D

    ResponderEliminar
  8. Olá. :)

    Confesso que quando me convidaram para a minha única parceria tive esse mesmo receio, de perder a essência do blogue, o meu real objectivo, pois quando comecei o meu canto foi só com o intuito de mencionar e escrever sobre os livros que ia lendo. Contudo, não me arrependo de ter aceite a parceria, até porque é só uma, agradando-me o objectivo e o modo como a mesma nasceu. A única coisa que tento fazer é não conter demasiada "publicidade" seguida para não maçar o leitor e para ser sincera não procuro obter mais nenhuma, embora pense que se for convidada não terei objecções...

    Relativamente a ver demasiada informação repetida pelos blogues, compreendo que seja algo maçudo e para ser sincera muitas vezes nem ligo a essas mesmas publicidades.

    Isto tudo para dizer que compreendo o que sentes e os receios de perder o nosso rumo real, até porque esses receios já foram e ainda são em parte meus. É bom ler estas opiniões porque nos fazem pensar e reflectir sobre os que os leitores acham destas parcerias, pois pensamos que poderá ser bom para o blogue e para os leitores que nos acompanham, mas poderá não ser inteiramente verdade.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita
      Eu não tenho nada contra as parcerias, se foi isso que deixei transparecer peço desde de já desculpas. O que me "irrita" é o facto de estarmos em Abril e nesses blogues que têm uma data de parcerias, já se terem lido perto ou mais de 50 livros. Sejamos honestos, não andamos aqui para enganar ninguém e acima de tudo eu também sou leitora, tal como muitos que visitam esses blogues. Tenho o meu objectivo pessoal, é um facto, gostava de atingir os 100 livros e de não comprar mais livros pelo menos este ano. Agora não ando a ler as sinopses dos livros e a rebuscar mais um pouco as mesmas e tornar o livro como lido.
      Uma coisa é fazer publicidade aos livros que recebem das parcerias, até ai tudo bem. Outra totalmente diferente é fazer essas sinopses e dar o livro como lido.
      Boas leituras;)

      Eliminar
    2. Não tens de pedir desculpa, compreendi melhor o teu ponto de vista e lamento ter percebido mal as tuas palavras.

      Quanto a esses bloggers que referes, realmente já ter conseguido ler isso em Abril é muito e difícil. A título de exemplo, certa vez ouvi uma pessoa, que lê muito mais que eu, dizer que em certos livros lia algumas partes na diagonal, o que também poderá condicionar o seu número de livros lidos.

      Concordo com o teu ponto de vista, se isso realmente suceder é mau tanto para o leitor como para o blogger. Tal como sucede contigo também tenho os meus objectivos, mas nunca me passaria pela cabeça tal ideia...

      Boas leituras.

      Eliminar
    3. Pois é Rita ler na diagonal ou ler a sinopse não é ler um livro, atrevo-me até a dizer que quem faz isso é porque não gosta de ler.;)
      Boas leituras!

      Eliminar
    4. Daí que podemos "filtrar" os blogues que nos interessam ou não :)
      Com o tempo acabamos por fazer isso. Visitamos aqueles que temos mais afinidades. Aqueles que costumam comentar o género literário do qual gostamos mais.
      As publicidades das novidades literárias nos blogues não me incomodam. Até porque vamos lá ler se queremos.
      Quanto à quantidade de livros lidos pelos outros também não me interessa muito, a mim interessa-me aquilo que leio...
      Um abraço

      Eliminar
    5. Paulinha
      Palavras sábias as tuas, tens toda a razão;)
      Beijocas e Boas leituras;)

      Eliminar
  9. Olá Leitora,

    Pronto eu sou das que lê muitos livros... Faço-o porque gosto de ler e as insónias ajudam. Leio, nao finjo que leio. O ano passado li 140 livros, nao os contabilizo para os outros, faço-o para mim mesma. E consigo ter vida própria ... Os três filhos que cátenho em casa sao uma pequena prova disso. Acredito que haja gente que finge que lê.... Isso fica na consciência de cada um! Procuro que as parceria nao influenciem a minha opinião e as estrelas que dou revelam isso. Escolho os livros que leio muitas vezes com base na opinião de quem eu admiro, numa sinopse que me desperta a atenção e às vezes até numa capa bonita - nao me custa admitir isso. Li este ano (já?!) 34 livros. Estão lidos e alguns devorados...uns agradam-me mais, outros menos.
    Tenho imensos livros que comprei na prateleira que ainda não consegui ler. Esses deixo para o fim, dou privilegio aos das editoras. Éesse o único senão que encontro em termos das parcerias. Mas isso é um assunto a resolver. Comigo. Nao énada que me dê dores de cabeça. Hei-de lê-los, mais tarde ou mais cedo...
    Boas leituras !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cris
      Conheço muito bem o teu blogue e desde já dou-te os parabéns, pelo magnífico trabalho que tens desenvolvido. Sei que para além do cuidado de colocares a sinopse, fazes comentários muito para além da sinopse e até fazes uma coisa que eu gosto muito que é colocar frases dos livros que lês. Existe sempre a excepção para confirmar a regra. Tu já lês-te 34 livros eu já li 24, tens insónias eu sei o que isso é sofro do mesmo mal. Mas não lês-te cinquenta e tal livros, não colocas a sinopse e consideras o livro como lido... enfim eu só abri este tópico para saber se era só eu que, era lenta a ler ou se afinal existia algo que não estava a bater certo.
      Tudo o que está neste blogue são pontos que os faço para mim, tal como as listas de leitura desde 2009, que gosto de ver que vou lendo cada vez mais. Nada do que aqui está é para agradar a A ou a B. Sempre com o maior respeito pelas pessoas que me seguem como é óbvio.
      Obrigada pelo teu testemunho e pela atenção de vires aqui ao blogue;)
      Continuação de boas leituras.

      Eliminar