quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ainda existe quem diga que ler é....

         Pois é, deparei-me faz algum tempo com uma conversa, ou melhor dizendo, um monólogo, pois eu não falava. Porquê ??? Porque quem falava estava de tal modo convicto da razão que achava que dar tempo para eu intervir não valeria apena. Mas vamos ao que interessa, a conversa começou mais ou menos assim:"Tens tantos livros, para que queres tantos livros, tu nunca vais ler os livros que tens aqui em casa, para que compras mais livros. Sempre que venho ao teu quarto e vejo esses livros na tua mesinha de cabeceira sinto-me sufocar. Porque não plantas flores sempre é muito melhor podes ver a planta crescer."
        Por incrível que pareça eu que adoro ler, cheguei a uma altura em que até dizia:"Pois, sim és de capaz de ter razão", depois o meu desespero já era de tal forma que eu dizia sim claro tens toda a razão."

      Estou farta que se metam com aquilo que me resta para passar o meu tempo, pouco diga-se, livre....EU GOSTO DE LER...

      Uma coisa ficou na minha mente e talvez por isso eu tenha a necessidade de ter este desabafo o que mais me magoou foi essa mesma pessoa ter referido....DUVIDO QUE TENHAS LIDO O QUE COLOCAS NO TEU BLOGUE...

       Eu sei isto é demasiado intimo, demasiado meu, mas certamente não devo ser a única bibliófila que ouviu tais disparates.
        Admito que ler é um ato muito solitário, mas ao mesmo tempo faz-me viajar por partes que quem não pega num livro não imagina o que está a perder. Mas se eu não comento nem crítico que planta e semeia, quem pinta e faz esculturas, porque me têm que dar cabo da minha cabeça. Cada um é feliz com os seus devaneios eu tenho os meus, quando esses incomodarem verdadeiramente alguém digam-me ...NÃO... mas NÃO ME CRITIQUEM...TODOS TEMOS TELHADOS DE VIDRO.

12 comentários:

  1. Adorei este post e concordo totalmente. Ainda no outro dia me disseram: "para de ler e faz alguma coisa de interessante". O que eu acho que não percebem é que para mim ler é a coisa mais interessante que posso fazer. Os livros não servem apenas para aprender mas também para nos fazer conhecer novos sítios onde tenho quase a certeza que nunca poderei ir. Enquanto outros vêm televisão e programas que não contribuem para nada eu leio e aprendo. Não critico quem vê televisão para ocupar o seu tempo, porque cada um tem os seus gostos, mas pelo menos que respeitem os meus e respeitem os meus livros, que são o meu maior tesouro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá JK
      Pelos vistos é um mal que afecta todos os bibliófilos.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Quem lê isto até pensa que quem te disse isso acha que os livros matam ou coisa parecida. Realmente não se compreende porque certas pessoas acham tão estranho alguém gostar de ler (eu mesmo já tive experiências dessas). E ainda por cima assumem que, como elas nunca conseguiriam ler tantos livros, os outros também nunca seriam capazes e daí que devam estar a mentir sobre o que lêem. *revira os olhos*

    Não deixes que isso te afecte. O que interessa é que tu tens gosto em ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana
      Tens toda a razão não me posso deixar afectar por estas coisas;) Goste do revira os olhos é uma boa técnica;)
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. OMG....segunda vez esta semana que ouço falar em telhados de vidro...
    Mas realmente é mesmo assim :)
    Não ligues. O que interessa é que te faça feliz!

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente é preciso ser tótó (para não dizer pior). Ler não é interessante, mas ver uma planta crescer é? Eu respeito os hobbies de cada um, mas se não respeitam os meus está o caldo entornado. E ainda por cima essa pessoa tentou impingir-te os seus hobbies e a sua maneira de pensar. Da próxima vez dá-lhe com um livro na tola (na tua imaginação, claro) e grita "estás a ver como os livros são úteis? Mwahahah!). xD

    Continua a ler e whatever para as pessoas que não compreendem. :P

    ResponderEliminar
  5. É sempre melhor ter livros de sobra, a acumular nas prateleiras, ao subir as escadas, na cozinha, na mesa da sala de jantar, na mesa de cabeceira... nos móveis pela casa toda (é quase isso que acontece comigo - só ainda não os tenho pelas escaadas)
    Quando me dizem o que te disseram: "Para quê tantos livros se não vais conseguir ler todos?" respondo que é sempre melhor ter livros de sobra que ter falta deles :) (li isso algures).
    E nós, que amamos os livros, sabemos que nunca vamos ter tempo para ler todos, mas queremos todossss e mais ainda :D
    Conseguiríamos viver sem livros?? É claro que sim, mas seria um mundo tão limitado, tão feio, tão escuro, tão sem graça, tão sem "sal" :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu entendo-te tão bem. Ainda no outro dia após 10 minutos de silêncio a olhar para as minhas estantes, a tentar decidir o que ler, ouvi "sabes porque é que isso acontece? Porque tens demasiados livros, se não tivesses tantos não demoravas a escolher".
    Ok...até pode ser verdade. Mas se uns coleccionam carros, ou perdem tempo livre a ver futebol na tv, porque tenho eu de ser criticada numa coisa que adoro fazer!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nexita
      Ainda bem que desabafei aqui no blogue pois afinal todos sentimos esse incómodo de sermos criticadas por um tal belo prazer, que é a leitura;)
      Boas leituras!

      Eliminar
  7. Estava a tentar lembrar-me se alguma vez me tinham dito algo semelhante, mas só me lembro de me dizerem que passo demasiado tempo a ler. Sou das poucas pessoas na minha família, se não a única, que lê por prazer e embora saiba que eles não compreendem a minha adoração, que todos nós bibliófilos conhecemos tão bem, não me criticam e tenho inúmeros amigos que partilham este gosto e com quem vou trocando opiniões e leituras.

    Compreendo perfeitamente o teu lado e se me dissessem o mesmo, não ficaria certamente feliz, porque todos temos direito a passar o nosso tempo livre do modo que nos dá prazer e não deveríamos ser julgados por isso. Tenta não ligar, eles é que não sabem o que perdem. :P

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tinha visto as coisas nesse ponto de vista, no meu grupo de amigos a viciada em leitura sempre fui eu e entre os familiares também, posso ter quem tenha lido a obra toda de Saramago ou os livros da saga de Harry Potter e a saga do Crepúsculo, mas ler um livro pelo simples prazer de entrar num novo mundo não tenho ninguém mesmo.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar