quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A minha opinião sobre o livro "Os Jogos Da Fome-Livro I" de Suzanne Collins


Trilogia "Os Jogos da Fome"
Os Jogos da Fome - Livro I
Considerado o melhor livro de ficção juvenil de 2008 pelo New York Times e pela Publishers Weekly
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 260
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722342391
Coleção: Via Láctea

Sinopse:
"Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida... Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem, um desafio desumano que obrigará a escolher entre a sobrevivência e a solidariedade, a vida e o afecto cada vez maior que por Peeta, seu companheiro de Jogos. Conseguirá Katniss, face a circunstâncias tão avassaladoras,  conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica." (retirado da contra-capa do livro)
Minha opinião:


Este livro é primeiro da trilogia “Jogos de Fome” que já foi lançado em filme, o segundo livro é Chamas e o último A Revolta.
Quando comecei esta leitura, que devo referir iniciei umas duas vezes e acabava por guardar sempre o livro, não sei bem porquê. Mas após ter visualizado o trailer fiquei curiosa pela trilogia e ainda bem que assim foi. Esta não é mais uma trilogia a imitar os livros de Harry Potter, ou os livros da saga Luz e Escuridão, esta trilogia trás uma lufada de ar fresco e trata-se de uma trilogia de ficção científica. No final da leitura do primeiro volume, fico rendida não à escrita, que apesar de simples, não tenho nada a salientar, ou talvez tenha, esta escrita permitiu-me que entrasse no distrito 12 e seguidamente na Ceifa, nos Jogos de fome.
A protagonista é do distrito 12, chama-se Katniss Everdeen, é uma jovem de 16 anos de idade, que vive num distrito de pobreza, onde a principal actividade é a extracção do Carvão. É uma jovem que tudo faz pela sua querida irmã Prim e pela sua mãe, tendo tomado o comando da família a partir da morte do Pai nas minas de carvão. Toda esta vivência faz com que Katniss seja uma jovem inteligente, com uma personalidade fria, corajosa, capaz de tudo fazer pela sua família.
Quando na Ceifa (local em que são escolhidos dois membros de sexos opostos, que vão ser enviados para os jogos de fome que ocorrem no Capitol) a rapariga seleccionada é Prim a irmã de Katniss que tem apenas 12 anos, Katniss oferece-se como voluntária para ir no lugar da irmã.
Esta é talvez a primeira de muitas emoções pelas quais vai passar a nossa protagonista, que vai para o Capitol acompanhada pelo tributo masculino que é o filho do padeiro que ela conhece da escola e de ele uma vez lhe ter dado pão às escondidas da mãe, Peeta.
Acho que já revelei muito da história, mas tenho que referir que existem 12 distritos, eram 13 mas passaram para 12, pois o 13 era muito pobre e acabou por se destruir, para Os Jogos de Fome, entram 2 tributos de cada distrito de sexos opostos o que perfaz 24 tributos, lançados num espaço em que no final do jogo só um estará vivo.
Recomendo vivamente a leitura desta trilogia para quem gosta do género para quem não gosta experimentem não se perde nada.
Após a leitura do primeiro volume ainda não sei se vou ler já o segundo ou se leio um intermédio e depois lerei o segundo volume, ainda tenho que reflectir.
Boas leituras!

7 comentários:

  1. Eu gostei imenso deste livro, mas por alguma razão nunca cheguei a pegar no segundo volume… é uma daquelas sensações de que como gostei tanto do 1° o 2° com certeza vai estragar-me a memória. :P
    Talvez para 2013… :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Engraçado que eu gostei muito deste livro mas apesar de ter o segundo tenho receio de lhe pegar, tenho a fasquia muito alta e posso desiludir-me. Vou deixar passar um tempo.
      Beijinhos.Boas leituars.

      Eliminar
  2. Já li os três e gostei, mas ainda não vi o filme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Aconselho vivamente o visionamento do filme, vais gostar.
      Beijocas e boas leituras;)

      Eliminar
  3. olá Leitora!. O que achas te da escrita? Acessível/Simples ou Complicada?
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carol
      Bastante simples nada de complicado, achei também que a tradução estava muito bem elaborada. Nota 10 na escrita, lê vais ver que vais adorar.
      Beijocas.
      Boas leituras;)

      Eliminar