sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Minha Opinião sobre o livro "Ulisses" de Maria Alberta Menéres


Ulisses
de Maria Alberta Menéres
ilustrações de Isabel Lobinho
Edição/reimpressão: 2001
Páginas: 70
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789724104751
Coleção: Teia e Trama

Sinopse:

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.
Foi Homero, poeta grego, quem contou no seu livro Odisseia as façanhas de Ulisses, rei de Ítaca, adorado por todos os que o conheciam. Muitas e estranhas foram as viagens que fez à volta do mundo de então e de si próprio. A sua fama correu de boca em boca e todos o consideravam como o mais manhoso dos mortais e o mais valente marinheiro. Grande parte da sua vida passou Ulisses navegando de aventura em aventura, por entre Ciclopes e Sereias encantatórias ou tentando libertar-se da misteriosa Feiticeira Circe para regressar à sua fiel Penélope. Diz-se que nesses tempos de antigamente, não houve homem que mais sofresse e mais feliz fosse, do que o espantoso Ulisses.

Minha Opinião:

Esta foi a primeira obra que li de Maria Alberta Menéres e desde já devo referir que é fabulosa a forma como a escritora retrata as aventuras Ulisses. A leitura deste livro surgiu por que um familiar meu vai estuda no 6.º ano. Feitas as apresentações, vou tentar dar a minha singela opinião.
Primeiro aspecto que talvez pudesse ser referido no final, este livro não é um livro qualquer, nem é para um leitor qualquer, este livro é especial, porquê? A resposta é bastante simples, este livro transmite ao longo das suas 70 páginas uma LIÇÃO DE MORAL… mas a lição de moral que eu retiro deste texto pode não ser a mesma que um outro escritor.
Para mim a história de Ulisses também começa logo com uma enorme lição de moral, Ulisses apesar de toda a fama, prefere aquilo que realmente ama, que é a sua família. Isto faz-nos perceber que apesar de tudo o que nos acontece no nosso dia a dia, momentos bons e outros menos bons são possíveis de ultrapassar com a ajuda da nossa família, das pessoas que nos são queridas e que amamos, e que nos respeitam tal como somos.
Ulisses vivia numa ilha Ítaca com a sua mulher e o seu filho, era considerado como o mais manhoso e o melhor marinheiro da sua época. Por um motivo que não vou desvendar, Ulisses tem que ir para o mar com os seus marinheiros. A partir daí a história é muito divertida e engraçada, fez-me sonhar e imaginar se terias as mesmas ideias que Ulisses teve. Teve como quem diz, Ulisses é um ser mitológico criado por Homero, poeta grego, que muito escreveu na sua obra: “Odisseia”, sobre Ulisses.
Ler livros infantis é algo que me agrada pois fazendo sempre pensar se quando era pequenota o que teria eu imaginado ao ler o Ulisses.

Classificação: 6_6 … Magnífico…Um obra prima.

Leiam, vale mesmo apena, agora tenho que ver se encontro na biblioteca da minha terrinha a Odisseia de Homero;)
Boas Leituras!

2 comentários:

  1. "Ah, como é bom subir para o espaço sem fim.-diz a imaginação. E depois regressar à excitação e ao silêncio da mãe natureza. Dormir e acordar num dia novo!" (Maria Alberta Menéres)

    Ao ler o teu comentário acerca da Maria Alberta Meneres, fizeste-me recordar tanta coisa... a nossa infância, as histórias que nos marcam...
    Adorei ler o teu comentário e apesar de não ter lido (ainda) este livro, mais uma vez, encheste-me de curiosidade.

    Posso recomendar-te uma obra dela que é espectacular e que lês num dia de tão fluída que é: chama-se Imaginação. A frase que escrevi em cima é desse livro. Infelizmente não o tenho, mas li-o na faculdade e é simplesmente fantástico!!
    Beijinhos e boas leituras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é bom ler o que escreveste, fico muito feliz, mesmo;)
      Não conhecia esse livro Imaginação, vou ver se na biblioteca da minha cidade existe...
      Beijinhos;)
      Boas leituras.

      Eliminar