quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Desafios para 2013...

Pois é, eu sei que ainda falta menos de um mês para acabar o ano de 2012 e ainda muito pode acontecer. Contudo tenho dado comigo a pensar em desafios novos e diferentes para o ano de 2013. Já tenho lido em alguns blogues desafios muito interessantes, contudo existem sempre  aqueles desafios que se vão repetindo de ano para ano e que eu não quero deixar de os continuar a referir ...São eles os seguintes:




Estes são os desafios que para já o blogue atmosfera dos livros desafia para 2013.Mas quero ver se encontro outros de outros blogues...

Encontrei este desafio no Blogue Livros no tempo e vou seguir achei muito engraçado e vai dar algum trabalhinho a escolher os livros...

1. Do Desafio
1.1 -O Desafio Literário é uma gincana  de leitura anual que se inicia no dia 1º de Janeiro de 2103 e termina no dia 31 de Dezembro de 2013. 
1.2 - Para completar o Desafio Literário, é necessário cumprir a leitura  pertinente a todos os temas propostos para cada mês do ano.

JANEIRO - TEMA LIVRE

Para aproveitar o tempo junto da família e dos amigos com muita leitura, o tema é livre! Aproveitem para escolher obras que, por algum motivo, não foram lidas no ano que se foi. Releituras não valem, pois o propósito maior do DL é desencalhar os livros daquela lista básica de leituras pendentes – que não para de crescer nunca.

FEVEREIRO - LIVROS QUE NOS FAÇAM RIR

No mês da alegria e da folia, está valendo quaisquer obras que despertem o riso pela comicidade presente no enredo.

MARÇO - ANIMAIS PROTAGONISTAS

Após as festas de fim de ano e o carnaval, quando a vida é retomada de fato, devemos ler obras cujos personagens protagonistas são os animais. Vale dizer que eles podem até compartilhar a posição de personagem principal com outros personagens humanos, mas nunca estando em menor destaque.

ABRIL - UMA OU MAIS DAS QUATRO ESTAÇÕES NO TÍTULO

Se a tendência é Outono/Inverno ou Primavera/Verão, não importa. A moda da vez é ler obras que contenham no título uma ou mais das quatro estações do ano.

MAIO - LIVROS CITADOS EM FILMES

Literatura e Cinema são tão intrínsecos! Para quem é cinéfilo, não será tão difícil escolher as obras citadas em filmes; para quem não o é não há motivo para preocupação. Nossa equipe irá preparar uma lista especial para atender aos objetivos não só deste mês como também de todo DL.

JUNHO - ROMANCE PSICOLÓGICO

No Brasil, o romance psicológico mais famoso é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Até hoje, paira dúvida se Capitu traiu Bentinho. Este gênero literário, portanto, caracteriza-se por ressaltar a mente humana. O meio ambiente em que se passa a história é irrelevante se comparado ao pensamento e ao comportamento dos personagens, cuja intimidade é revelada pelo agir e sentir.

JULHO - COR OU CORES NO TÍTULO

Férias é tudo de bom para quem pode! Pena que o tempo no inverno é acinzentado, né? Então aproveitem o tempo livre embaixo do edredom e com muita leitura. Neste mês só está valendo obras que contenha no título cor ou cores.

AGOSTO - VINGANÇA

A vingança é o ato de agir contra uma pessoa em resposta ao que ela tenha feito de prejudicial, de modo que ela sinta na pele o que se passou e que não repita mais a ação nociva. É o famoso “Olho por olho, dente por dente”. Neste mês, devemos nos deliciar com obras cuja trama seja a da vingança.

SETEMBRO - AUTORES PORTUGUESES CONTEMPORÂNEOS

O ícone maior da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago – o único a receber o Prêmio Nobel. Mas que tal descobrirmos outros talentos literários de Portugal? Neste mês, então, devemos ler obras de autores portugueses contemporâneos. Com certeza, haverá grandes revelações literárias!

OUTUBRO - HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO

Quem sobrevive a grandes tragédias ou a graves doenças, comumente, relata sua experiência de superação, através da luta e da fé, pelos meios de comunicação locais, regionais, nacionais e internacionais. Neste mês, devemos ler histórias de superação – sejam reais ou fictícias e aproveitá-las como lições para toda a vida.

NOVEMBRO - LIVROS QUE FORAM BANIDOS

A leitura é tão importante para a formação do ser humano que, em vários momentos da história, determinados livros foram banidos por serem considerados, pelas autoridades, inadequados à população – que poderia ser subvertida por meio da leitura. Em novembro, que tal ler livros que foram banidos?

DEZEMBRO - NATAL

O ano passou voando! Para desacelerar o passo, devemos ler obras que falem do Natal – a época mais fraterna do ano. Entre um capítulo e outro, não se esqueçam de: montar o pinheiro, decorar a casa, comprar presentes, organizar o amigo secreto, preparar o cardápio e desejar FELIZ NATAL a todos!


Mais um desafio fantástico.
Nem tentei resistir.
Não me posso esquecer de colocar no blog oficial sempre que ler algum.

Janeiro:
Fevereiro:
Março:
Abril:
Maio:  
Junho:
Julho:
Agosto:
Setembro:
Outubro:
Novembro:
Dezembro:


Alguns exemplos para ajuda...
Janeiro - Tema Livre Sem indicações




Março - Animais protagonistas
3. Firmin
4. Dewey

Abril - Uma ou mais das quatro estações no título

Maio - Livros citados em filmes 1. Adeus, Minha Adorada (no filme Carter, O Vingador) 2. Love Story, Uma História de Amor (no filme Sombras da Noite) 3. A Caldeira do Diabo (no filme Minha Mãe É Uma Sereira) 4. Uma Ilha de Paz (no filme Sideways - Entre Umas e Outras) 5. Anna Karenina (no filme Mensagem para Você) 6. Orgulho e Preconceito (no filme Mensagem para Você) 7. No Caminho de Swann (no filme Na Estrada) 8. Assim Falou Zaratustra (no filme Pequena Miss Sunshine) 9. Romeu e Julieta (no filme A Bela e a Fera) 10. O Sol É para Todos (no filme Professora Sem Classe)

Junho - Romance Psicológico

Julho - Cor ou cores no título

Agosto - Vingança
7. Hamlet

Setembro - Autores Portugueses Contemporâneos

Outubro - Histórias de superação
10. Feia

Novembro - Livros que foram banidos
8. Lolita

Dezembro - Natal


9 comentários:

  1. Olá Leitora,
    Bons desafios, sim senhora!
    Gosto especialmente do 2º - ler autores portugueses, este é o meu objectivo todos os anos.
    Ler 100 livros em 2013 adorava!! Mas se conseguir metade tal como este ano fico bem feliz.
    Mas no inicio de cada ano também gosto de desafios, nem sempre é possivel cumprir, em 2012 queria ler 60 autores classicos (lista do Blog http://booksandliving.blogspot.pt/p/desafio-classicos-da-literatura-2012.html)mas li apenas 6, e fiquei tão triste!!!
    Bjs
    Dulce Barbosa

    ResponderEliminar
  2. mas que bela ideia
    posso copiar os primeiros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João
      Claro que podes copiar.
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Assim com indicação dos livros já posso entrar no desafio!!!
    Não me apetecia andar a "vasculhar" livros para o tema mensal, isso mesmo ando muito preguiçosa, assim escolho um e vou à biblioteca buscar. Fixe!!!
    Bjs
    Dulce Barbosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer que é uma boa ajuda.
      Beijocas;)

      Eliminar
  4. Alô!!

    Adorei!=p Andava aqui a magicar na minha cabeça uns desafios, também, até tinha pensado num que era "Ler sobre 10 rainhas", uma vez que gostei tanto do Catarina de Lencastre!=p
    Fora os 100 livros, que de certeza não vou conseguir, vou entrar em todos todos!!=D
    Mais para o fim do ano vou copiar os selinhos e as explicações!=p
    Ah, e dado que é a minha área e que foi o primeiro que me saltou à mente quando li, para o mês do psicológico também aconselho o livro "O Inimputável". É excelente!!=)

    Bjinhos, boas leituras e obrigada por estas ideias fenomenais!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço esse livro mas se for possível vou ler, Nesse mês aconselho também a leitura "A Casa do Sono"
      Boas leituras;)

      Eliminar
    2. É espectacular porque nunca serias capaz de adivinhar o fim. Ai, a casa do sono, estou para ler esse livro para aí h+a uns dois anos!! Olha, pode ser que seja no próximo ano!=)

      Eliminar
    3. Vale a pena leres A casa do Sono eu já li e quero reler.

      Eliminar