quinta-feira, 9 de abril de 2015

Minha opinião sobre o livro "Nove mil dias e uma só noite" da escritora Jessica Brockmole

Nove Mil Dias e uma Só Noite
de Jessica Brockmole; Tradução: Catarina F. Almeida
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 240
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722351850
Preço:14,90 euros

Sinopse:

"Março de 1912. A jovem poetisa Elspeth Dunn nunca saiu da remota ilha escocesa de Skye, onde vive, e é com grande surpresa que recebe a primeira carta de um admirador do outro lado do Atlântico. É o início de uma intensa troca de correspondência que culminará num grande amor. Subitamente, a Europa vê-se envolvida numa Guerra Mundial, e o curso normal das vidas é abruptamente interrompido. Junho de 1940. O Velho Continente vive mais uma vez o tormento de um conflito mundial e uma nova troca epistolar incendeia os corações de dois amantes, desta vez o de Margareth, filha de Elspeth, e o do jovem piloto da Royal Air Force por quem se apaixonou. Cheio de glamour e de pormenores de época, este romance faz a ponte entre as vidas de duas gerações - os seus sonhos, as suas paixões e esperanças -, e é um testemunho do poder do amor sobre as maiores adversidades."retirado do site wook


Críticas de imprensa
«Uma história de amor narrada com o poder da palavra escrita.» 
USA Today 

«Uma encantadora história de amor contada através de uma longa troca de cartas. Imaginada com grande beleza e muito romântica». 
The Times

Minha opinião:
Este é o primeiro livro que leio desta escritora e devo dizer que me surpreendeu pela positiva.
Uma escrita simples mas não menos empolgante e cativante que nos leva através de cartas para a primeira e segunda guerras mundiais.
Elspeth é uma poetisa que vive na ilha escocesa de Skye e começa a trocar cartas com um americano de nome David. Esta troca de cartas vai levar ao surgimento inicial de uma bela amizade que com o tempo se vai transformando num amor platónico que ambos tentam não ter de assumir. 
Este livro está dividido em capítulos nuns temos as trocas de correspondência que falei anteriormente, noutros capítulos temos as trocas de correspondência entre a filha de Elspeth e o seu noivo Paul. Margareth, filha de Elspeth, quer saber quem é o seu pai e quando confronta a sua mãe com essa pergunta, nunca obtém uma resposta, contudo ela vai  encontrar uma das cartas que Elspeth trocou com o americano David. Quando pergunta à mãe quem é aquele David a mãe fica angustiada e no dia seguinte desaparece. Margareth tem agora motivos para  começar a querer desvendar o seu passado. Pois quer saber as suas origens e para além disso também se encontra preocupada com o desaparecimento da sua mãe.
Será que Margareth é filha do amor entre Elspeth e David?
Um facto que não mencionei e é de alguma relevância é que Elspeth é casada mas o seu marido, sem pensar na sua esposa, num acto de puro egoísmo partiu para a frente de batalha, isto claro, na primeira guerra mundial. Deixando a sua mulher sozinha com os seus poemas e as suas cartas para David.
Este é um livro que me agarrou desde o inicio e que me deixou presa ao amor entre David e Elspeth, adorei esta leitura e aconselho vivamente...
Sétima arte...
Boas leituras e não deixe de ler este lindo livro...
Nota: Talvez tenha demorado mais do que seria de esperar nesta leitura pois houve momentos de reflexão, algumas cartas fizeram-me pensar bastante no sofrimento das pessoas durante a guerra.

6 comentários:

  1. Olá :)
    Não conhecia o livro mas fiquei curiosa. Costumo gostar de histórias como esta.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá:)
      Eu gostei muito do livro acho que também vais gostar.
      Boas leituras e beijinhos.

      Eliminar
  2. Olá,
    Desconhecia a existência deste livro, mas pela tua opinião pareceu-me interessante. :)
    O que é certo é que a capa é lindíssima!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu não conhecia o livro, comprei-o no continente pois a sinopse chamou-me a atenção e a capa também. Mas para ser sincera o que mais me saltou à vista foi o título. O livro foi uma excelente surpresa cheio de reviravoltas até ao final nunca imaginamos como vai acabar.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar
  3. Olá,
    Tenho visto óptimas opiniões do livro. Ainda não decidi se o vou ler mas gostava muito, falta-me tempo e dinheiro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Tenta ver se tem na biblioteca municipal, vale mesmo a pena ser lido, é muito bom, pelo menos eu gostei.
      Boas leituras e beijinhos.

      Eliminar