domingo, 8 de maio de 2016

Minha opinião sobre o livro "O Fantasma de Canterville" do escritor Oscar Wilde

Este livro foi-me emprestado por uma aluna minha do sétimo ano de escolaridade. Desde já muito obrigada.

O Fantasma de Canterville

de Oscar Wilde 
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 80
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-72695-7
Coleção: Educação Literária
Idioma: Português
Preço: 7,92 euros
Sinopse:
"A primeira história publicada por Oscar Wilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar numa série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes. Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a refletir sobre os valores mais elevados da vida.
Este livro é também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 9.º ano de escolaridade.
Coleção Educação Literária reúne obras de referência da literatura portuguesa e universal indicadas pelas Metas Curriculares de Português e pelo Plano Nacional de 
."retirado do site wook
O escritor Oscar Wilde:
"Oscar Wilde foi talvez o mais importante dramaturgo da época vitoriana. Criador do movimento dândi, que defendia o belo e o culto da beleza como um antídoto para os horrores da época industrial, Wilde publicou a sua primeira obra em 1881, a que se seguiram duas peças de teatro. A partir de 1887 iniciou uma fase de produção literária intensa, em que escreveu diversos contos, peças de teatro, como A Importância de se Chamar Ernesto, e um romance. Em 1895, foi acusado de homossexualidade e violentamente atacado pela imprensa, tendo-se envolvido num processo que o levou à prisão. Morreu em Paris em 1900."retirado do site wook

Minha opinião:
Nunca tinha lido nada de Oscar Wilde e devo confessar que fiquei fascinada com a sua escrita e acima de tudo com a criatividade.
Este livro fala-nos de um fantasma que assusta todos os que vão habitar para a sua mansão assombrada, contudo quando a família Otis se aloja no seu espaço ele começa a ver que os seus puderes fantasmagóricos já não têm o impacto que tiveram outrora com outros habitantes do castelo.
Desta forma o fantasma entra numa estranha depressão e a única pessoa da família Otis que o ajuda é a pequena Virgínia.
Adorei este pequeno conto e recomendo a todos a sua leitura.
Classificação de 4**** no Goodreads.
Boas leituras!

1 comentário:

  1. Olá Carla,
    Também me estreei com Oscar Wilde o mês passado, com o Retrato de Dorian Gray, que gostei bastante. E agora deixaste-me ainda mais curiosa para ler este livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar