domingo, 22 de maio de 2016

Opinião l "Vidas em Transparência: Pensar para Evoluir" da escritora Maria Queiroz

Este livro foi-me enviado pela escritora Maria Queiroz para eu ler e dar a minha singela e honesta opinião.
Queria desde já deixar aqui o meu muito obrigada à Maria pelo envio deste livro simplesmente fantástico.
Título:"Vidas em Transparência: Pensar Para Evoluir"
Autora: Maria Queiroz
Data de publicação: setembro de 2015
Número de páginas:130
ISBN:9789895153237
Coleção: Compendium 
Género: Ensaio
Preço:12,00 euros
e-Book: 3,00 euros
Sinopse:
"O tema deste livro é um apelo tocante à transparência na forma de estar na vida, sobretudo connosco próprios e numa ótica de pensar nas situações. Para poder evoluir enquanto pessoa e aperfeiçoar o modo de agir deve adequar-se o mais possível a cada situação e ir crescendo na sabedoria… inevitavelmente ser sábio implica experiência de vida, conscientemente pensada no sentido de tirar partido de cada vivência. Pouco a pouco com o passar dos anos se estivermos atentos vamos evoluindo na maturidade, implica um processo de trabalho pessoal continuado mas os frutos vão surgindo a seu tempo. Não desista da caminhada, em última instância não desista de si!" retirado da contracapa

A escritora Maria Queiroz:
"Maria Queiroz é Licenciada em Enfermagem, Ciências da Educação e Mestre em Ciências da Educação.
Da sua experiência enquanto enfermeira, docente do ensino superior e sobretudo, enquanto pessoa; desenvolveu a sua capacidade de indagação e de análise de um mundo tantas vezes mais ou menos contraditório.
 Eis então o seu primeiro livro editado que se reveste de importância tanto pelos assuntos abordados, como pelo gosto interminável que nutre pela escrita enquanto instrumento contributivo para um mundo melhor.
 "Pensar para evoluir" é um modo de estar que se quer estender aos leitores, de modo a adotarem uma vida em transparência." retirado da banda do livro
Minha opinião:
Vou ser muito honesta este foi o primeiro livro do género ensaio que li, não é um tipo que me chame muita atenção, mas a pedido da escritora e depois dela carinhosamente me ter enviado o livro resolvi dar uma oportunidade.
De início pensei que era um daqueles livros de auto-ajuda, que não tenho nada contra mas não fazem o meu género, tenho que ser sincera.
Contudo fiquei muito contente com os agradáveis momentos que este livro me forneceu. Desde já recomendaria a sua leitura a todos os educadores, pais e professores, pois este é um livro que nos faz ver e analisar o que nos rodeia, o outro, com uma mente mais aberta e mais limpa. Aborda uma série de temas muito interessantes de uma forma leve e que me levou a reflectir bastante. Talvez aquele que mais me fez refletir foi a mentira e a necessidade que muitas pessoas têm de recorrer a ela para se fazerem valer. A forma como Maria escreve é muito própria, ela não esconde a sua forma de ver o mundo e desafiou-me enquanto leitora a observar o mundo com outros olhos. A forma como aborda a falta de valores como a verdadeira crise e não a falta de dinheiro, apesar de salientar que o dinheiro é realmente importante. O modo como aborda temas, tais como: envelhecimento, a diferença, a verdade, luta pela igualdade... é feito de uma maneira tão simples e natural que me fez entrar no livro e refletir sobre muitas coisas que já me aconteceram e que me estão a acontecer mas com uma perspectiva diferente.
Aconselho vivamente a leitura deste livro.
Classificação de 4****no Goodreads.
 Excelentes leituras;)

5 comentários:

  1. Muito obrigada Carla, pela sua generosidade e opinião :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Gostei mesmo muito do que li espero que venha mais um. Acho que nunca tinha lido algum livro dentro deste género de de alguma forma me fez mudar algumas coisas e pensar noutras de um modo diferente. Como referes e bem devemos estar sempre a aprender, a aprendizagem deve ser constante e sempre no sentido construtivo e foi isso que o teu livro me transmitiu o que é muito bom. Parabéns Maria.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Olá Carla
    De vez em quando faz bem lermos algo diferente do que estamos habituados. Ainda bem que gostaste.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Aconselho a todos os pais, educadores e publico em geral. Este é um livro que nos faz refletir sobre os nossos jovens e sobre o nosso dia a dia.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar