sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Opinião I "Just Breathe - Apenas Respira" da escritora Sílvia Rodrigues Pais



Just Breathe - Apenas Respira
Sílvia Rodrigues Pais
Editora: Chiado Editora
Data de publicação: julho de 2015
N.º de páginas: 638 páginas
ISBN:978 989 514 403 7
Coleção: Viagens na Ficção
Género: Romance
 Sinopse:
"Emily Miller, uma rapariga doce, deixa a família e amigos em Los Angeles e vai estudar para a Universidade de Yale. Conhece  Liam Price, o típico bad boy dos tempos modernos, que vira a sua vida do avesso, obrigando-a a enfrentar os seus medos e a desenterrar fantasmas do passado.
Nova cidade, novos amigos, novas aventuras e novos amores se avizinham. Esta é uma história de luta contra demónios, de conflitos interiores, de vinganças, vitórias e derrotas. Conseguirá Emily finalmente ser feliz.
 
"Nada. Não sinto nada. Nem borboletas no estômago, nem arrepios, nada. Não senti nada tal como das outras vezes. Estou danificada. Não importa quantos rapazes eu beije, nunca vou sentir nada. Ele acabou comigo de vez. Ele tirou tudo de mim." - Emily Miller
 
Minha opinião:
Este livro foi lido na altura certa e quando isso acontece é fabuloso, pelo menos para mim como leitora. Trata-se de um típico YA, mas que me conseguiu prender ao longo das suas 638 páginas. Durante esta leitura muitos foram os sentimentos que senti, desde: alegria, tristeza, tolerância mas acima de tudo de paixão pelas personagens. Adorei o desenrolar da história, Emily é a típica miúda que concretiza o sonho de ir  para a uma faculdade onde o seu pai estudou, em busca de encontrar as emoções que tantas vezes o mesmo lhe contou. Excelente aluna, uma rapariga que não passa despercebia aos rapazes, especialmente ao bad boy,  Liam Price, e que mal chega a Yale faz logo um bom grupo de amigos.
Mas nem tudo na vida de Emily é tão simples como parece, ela tem um passado que a atormenta, que a persegue, acima de tudo que não a deixa viver em pleno tudo o que o ambiente de uma universidade pode permitir.
Não vou alongar mais a minha opinião, quero referir que gostei muito da história do modo como se foi desenrolando. Mas e porque por vezes existe sempre um mas...mais uma vezes não posso deixar passar a enormidade de erros ortográficos, de construção frásica, etc... que o livro tem. Existiu uma altura em que eu culpava exclusivamente a Editora Chiado Editora, devido há ausência de revisão ortográfica, mas neste caso, a escritora Sílvia deveria ter tido muito mais cuidado com a forma como escreveu. A sensação que tive foi que escreveu o livro, não o releu e enviou para a editora, esta por sua vez devido à ausência de revisores, publicou o livro sem sequer verificar as suas falhas.Contudo e apesar de me ter irritado com este aspeto, adorei a história, as personagens tão hilariantes e amei o Liam, a Jess, o Sam e claro a Emily. A protagonista deixou-me a pensar quantas Emily`s não andam por aí e na volta até as conhecemos e são nossas amigas.
Quero referir que coloquei de parte a enormidade de falhas de escrita e limitei-me a avaliar a história em si.
 
Recomendo vivamente a leitura.(tirando o facto já mencionado)
Classificação de 4**** no Goodreads.
 
Excertos:
"Eu sou o meu próprio demónio, eu que não me deixo viver." página 301
 
"Quero fugir do meu passado, mas mesmo a quilómetros de distância daquele lugar, do lugar onde tudo aconteceu, não consigo, os meus fantasmas seguem-me, o meu passado nunca vai ficar longe, parece uma perseguição." página 356


 
 
Boas leituras!

4 comentários:

  1. Viva,

    Fica registado por norma não arrisco ler livros da Chiado, tirando um ou outro caso foi sempre perda de tempo, mas este fica debaixo de olho devido ao teu comentário ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo,
      Realmente a Editora Chiado perde muito com as revisões.
      Mas a história é muito bonita, é um YA que gostei muito de ler, mesmo.
      Boas leituras Fiacha.

      Eliminar
  2. Olá Carla
    Parece mesmo interessante, pena esses aspetos, que infelizmente acontecem muitas vezes nos livros da editora.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Gostei muito da história, pelo menos deu para pensar um pouquinho nos problemas que alguns adolescentes passam. Tirando o facto da má revisão da Chiado. Aconselho a sua leitura, acho que vais gostar.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar