Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

58 # Opinião | "Apneia" de Tânia Ganho

Sinopse:
"A história de uma mãe que luta pelo filho, até às últimas consequências.

    Quando Adriana ganha finalmente coragem para sair de casa com o filho de cinco anos, pondo fim ao casamento com Alessandro, mal pode imaginar que o marido, incapaz de aceitar o divórcio, tudo fará para a destruir - nem que para isso tenha de destruir o próprio filho.
    
    Apneia é uma viagem ao mundo sórdido da violência conjugal e parental, através de um labirinto negro em que os limites da resistência psicológica são postos à prova, ameaçando desabar a qualquer instante, e dos meandros tortuosos de uma Justiça por vezes incompreensível, desumana e desfasada da realidade.
Escrito com uma sobriedade e frieza inquietantes, Apneia é um romance intenso, absorvente e perturbador, que ilustra com uma autenticidade desarmante o estado de guerra em que vivem milhares de famílias estilhaçadas, e com o qual, inevitavelmente, muitos leitores se vão identificar, encontrando nestas páginas ecos da sua própria experiência."

Opinião:
Muito sinceramente não sei muito bem como falar sobre este livro. Escrito de uma forma soberba, forte e em simultâneo poética. Cada frase, cada desenrolar do enredo está no sitio certo e escrito da forma correta.
Este é um livro que me transportou para o tema da violência doméstica, psicológica e sexual. De uma maneira tão intimista Tânia Ganho transporta-nos ao longo das páginas para o sofrimento e a luta das vítimas de toda esta vivência. O mundo dos tribunais, dos maus juízes, dos  advogados que se aproveitam do sofrimento dos clientes para os extorquir e nada fazerem. Para o mundo em que os que são vítimas não têm direito a puder duvidar e os violam têm a razão do seu lado, pois não existem nunca provas suficientes para os encarcerar. Num país em que a violência doméstica entra todos os dias nas nossas casas da comunicação social, em que existem todos os anos inúmeras vítimas de violência doméstica que acabam mortas, este livro surge de uma forma irremediavelmente brilhante. Esta leitura foi lenta, tive de para respirar, para sair da vida de Adriana e Edoardo e tentar perceber onde estava a justiça, onde estão aqueles que têm o papel de proteger os menores da violência psicológica e sexual dos adultos? Como pode uma mãe ou um pai proteger o seu filho das garras do outro progenitor, do agressor que vive dentro da nossa própria casa?
Este é um livro que é brilhantemente real e brutalmente frio, mas é um livro que também tem uma escrita doce e com muitas referências, todas elas extraordinariamente muito bem enquadradas.
Foi uma leitura fabulosa e quero descobrir mais sobre Tânia Ganho.
Uma leitura forte, pesada mas necessária e absolutamente fabulosa.
Classificação de 5 ***** no Goodreads 

Excelentes leituras!

4 comentários:

  1. Fiquei curiosa, mais um livro para a wishlist.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla,
    já andava com esse livro debaixo de olho :) mas depois da tua opinião vou mesmo ter que o ler.:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla,
    já andava com esse livro debaixo de olho :) mas depois da tua opinião vou mesmo ter que o ler.:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Landa e Dulce,
    Olhem este livro é mesmo muito bom, leiam e depois digam algo;)
    Boas leituras.

    ResponderEliminar