Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

71 # Opinião | "António Variações, Uma Biografia" de Bruno Horta e Helena Soares

 

Sinopse:
António Variações foi fugaz como um cometa: viveu na música profissional por apenas quatro anos e meio e morreu em 1984, com apenas 39 anos. Mas à medida que o tempo passa mais viva se torna a lenda.

"Viveu sozinho, à sua maneira, muito incompreendido, se é que ele próprio se compreendeu. Exigente e dono da razão, exótico, louco, apontado, foi até ao fim o mesmo miúdo que chegou a Lisboa sem nada, que falava baixinho e tinha vergonha e por isso desejou tantas vezes regressar à origem: "Adeus que me embora vou/ Vou daqui prà minha terra/ Que eu desta terra não sou"."

Diz-se que António Variações era um artista à frente do seu tempo. Que era talvez demasiado moderno para um Portugal ainda tão cinzento e conservador, um país cujas aldeias perdidas no interior tinham parado no tempo e não tinham espaço para espíritos inquietos como o de António Joaquim Rodrigues Ribeiro.

Variações, que assim decidiu chamar-se, fez-se sozinho. E quando conseguiu aquilo que sempre sonhou, quando todos na rua o cumprimentavam, quando a sua música explodiu nas rádios, morreu. Demasiado cedo, dizemos todos. Mas mesmo com pouco tempo de vida e música, deixou-nos a todos um legado único e extraordinário que ainda hoje inspira tantos músicos e artistas portugueses. Este livro é resultado dessa inspiração e também uma homenagem a um homem que nos deu tudo o que tinha para dar.
 

Opinião:
Opinião a quente ... adorei esta biografia. A forma como está escrita e as ilustrações estão magníficas. António Variações é uma referencia da minha infância, recordo que a minha mãe adorava ouvi-lo quando passava ao sábado ou domingo à tarde nos programas tipo Top mais, que hoje em dia já não existem. Recordo com muita saudade este período da minha vida e tenho a lembrança de entre muitas músicas de outros artistas ouvir este em particular.
Gostava muito que este fosse a primeira de muitas outras biografias de artistas portugueses.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.
Excelentes leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário