Páginas

domingo, 24 de janeiro de 2021

12 # "Um Homem Chamado Ove" de Fredrik Backman

 

Sinopse:
À primeira vista, Ove é o homem mais rabugento do mundo. Sempre foi assim, mas piorou desde a morte da mulher, que ele adorava. Agora que foi despedido, Ove decide suicidar-se. Mal sabe ele as peripécias em que se vai meter. Um jovem casal recém-chegado destrói-lhe a caixa de correio, o seu amigo mais antigo está prestes a ser internado a contragosto num lar, e um gato vadio dá-se a conhecer.

Ove vê-se obrigado a adiar o fim para ajudar a resolver, muito contrariado, uma série de pequenas e grandes crises. Este livro simultaneamente hilariante e encantador fala-nos de amizades inesperadas e do impacto profundo que podemos ter na vida dos outros.

Opinião:
Este livro vai ter sempre um espaço especial no meu coração. Porquê? Simplesmente, por eu nunca ter conhecido nenhum dos meus avôs e esta personagem principal fez-me pensar como teria sido se tivesse tido um Ove como avô na minha vida.
Ove é um homem com cinquenta e nove anos que é um grande resmungão, rezingão, sempre a reclamar com tudo. No inicio do livro eu até tenho "pena" do Ove, porque ele quer suicidar-se mas está sempre a ser interrompido, sempre que tem tudo preparado para dar certo e nada falhar acontece algo que o impede, tipo: uma campainha que toca, tem de salvar alguém, enfim uma série de peripécias que tornam este livro a meu ver hilariante e que me fez soltar muitas gargalhadas. 
A história é narrada no presente e também no passado, e no passado ficámos a conhecer um Ove adolescente que perdeu muito cedo os seus pais e que se tornou também prematuramente independente, talvez aqui consigamos compreender as casmurrices do Ove do presente. No passado ficamos também a conhecer a Soja a mulher da vida dele e que apesar do amor imenso que os une, Soja é uma mulher pronta sempre para uma boa gargalhada. No presente, temos um Ove mais amargurado com a vida, pois a sua companheira de quarenta anos morreu e ele foi dispensado do seu trabalho.
Temos personagens muito bem construídas em todos este livro desde dos vizinhos do lado que acabam de se mudar, temos os vizinhos da frentes, ódio de estimação de Ove e claro temos um outro casal que vive desde sempre no mesmo bairro que "são" os grandes amigos de Ove e Soja desde o início mas que por casmurrice de Ove e Rune deixam-se de se falar.
Esta leitura foi muito mas mesmo muito boa, confesso que já tinha ouvido no youtube algumas opiniões sobre ele mas nunca pensei vir a gostar tanto. Este é um livro que tem muitas camadas, porque Ove é um homem com muitas camadas tal como as cebolas, umas camadas fazem rir (dei belas barbalhadas) outras fazem ter vontade de dar um abanão e por fim a lagriminha não só no canto do olho.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Fique em casa e viaje através de um livro.

Excelentes leituras! 

2 comentários: