Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2021

88 # Opinião | "A espera de Fernanda" de Maria Cláudia Rodrigues

 

Sinopse:
"Manhã do dia 6 de Junho de 2001. Fernando da Cruz, 24 anos, despede-se dos pais e mete-se no carro com destino ao local de trabalho, localizado a menos de uma hora de distância de casa. Quando tornam a ver o filho, quatro dias depois, já ele está a ser preparado para o funeral. Suicídio, aprontam-se a dizer as autoridades, mas Fernanda, a mãe, não aceita a conclusão e, rapidamente, enceta uma investigação por contra própria para apurar a verdade por detrás da morte do único filho. Contra a lentidão da Justiça, Fernanda espera, luta e resiste a uma inesperada e assustadora conspiração arquitectada por funcionários do Estado.
Este é o primeiro livro da jornalista Cláudia Rodrigues.
Baseado em factos e personagens reais." retirado do site Goodreads

Opinião:
"A espera de Fernanda" é o primeiro livro da jornalista Cláudia Rodrigues. Este é um livro forte, apesar de ser uma leitura de 200 páginas, é uma leitura muito intensa. O enredo deste livro é baseado em factos reais, em que obviamente foram alterados os nomes e acrescentados aos pontos mais ficcionais.
Mas o desaparecimento do alfandegário de 24 anos e o encontro do seu corpo dois dias após, em "modo" de enforcamento é real. 
Este livro retrata o sofrimento atroz da mãe e do pai de Fernando, a quem lhes foi negado tantos dados que são como adquiridos numa situação destas.
Para além de ser contra natura pais terem de enterrar um filho, estes pais não tiveram nem sequer o direito a fazer o reconhecimento do mesmo, nem o direito a escolher o caixão do próprio filho. 
Esta é a luta de uma mãe a Fernanda que encontra todas as portas da justiça fechadas para fazerem o seu papel...JUSTIÇA.
A meu ver aqui também está muito bem abordado o papel de alguns elementos das nossas autoridades policiais e a forma como por vezes é mais fácil fazer como a abestruz e enterra a cabeça na areia, de preferência as mãos untadas. 
Um livro que nos faz pensar da forma como a justiça não funciona no nosso país.
Esta leitura foi realizada depois de ter visto, faz algum tempo a entrevista dada pela mãe e confesso que já tinha ficado muito irritada e triste na altura.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário