Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2021

122 # Opinião | "A Terceira Índia" de Iris Bravo

 

Sinopse:
"Sofia tem 32 anos, é professora num colégio em Lisboa e casada com um arquiteto de uma família nobre ribatejana. Ele conservador e ela liberal, não tinham nada em comum quando se apaixonaram numas férias de verão dez anos antes. Viveram um namoro feliz seguido de um casamento de sonho, desgastado pela sua obsessão por uma gravidez.

Quando descobre que foi traída, Sofia aceita uma proposta para substituir a sua mentora e viaja para o interior de Moçambique.

Disposta a viver aventuras, envolve-se com Alex, um homem que a atrai, apesar dos seus modos secos e do pressentimento de que lhe esconde algo.

Corajosa e determinada, Sofia irá descobrir tudo aquilo de que é capaz, incluindo arriscar a sua vida." retirado do Goodreads

Opinião:
"A Terceira Índia" é o primeiro livro da escritora portuguesa Iris Bravo e também o primeiro de uma duologia, sendo que o segundo volume se intitula "A Nova Índia".
Este livro está dividido em duas partes, a primeira que se desenrola em Portugal e a segunda passa-se em Moçambique. Na primeira parte, temos também uma divisão temporal, uma parte inicial ocorre em 2017 e depois vamos para 2007, isto para relatar a Sofia e o Ricardo na atualidade (2016/2017) e como eles se conheceram, começaram a namorar e casaram tudo a partir de 2007.
Sofia e Ricardo são de mundos completamente diferentes, tanto a nível socioeconómico, educativo e mesmo religioso. O Ricardo é o típico rapaz e homem betinho a Sofia é uma rapariga e mulher com ideias novas e com uma mente muito aberta. 
Não vou contar muito sobre a história, mas vou dar a minha opinião adorei a Sofia, mas ao longo do tempo ela ficou obcecada por engravidar...A escritora descreveu tão bem o mundo do Ricardo que eu fiquei a detestar esta personagem. 
Após um determinado  acontecimento, Sofia e Ricardo separam-se e Sofia aceita um convite para ir lecionar para Moçambique, então entramos na segunda parte do livro.
Esta foi a parte que eu mais gostei, temos uma Sofia, que volta a ser a Sofia como uma mulher desafiadora, uma professora muito dinâmica e que consegue chegar ao coração dos seus alunos. Adorei o Alex, um homem aparentemente duro mas com um coração de mel. Alex e Sofia fazem uma "dupla" muito bonita e engraçada.
Apesar de ter demorado muito a ler este livro, tal facto não se deve ao enredo em si mas à letra, achei muito pequena, e isso afetou muito a minha leitura.
Aconselho esta leitura... é um romance e está muito bem escrito. 
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Boas leituras 💓

Sem comentários:

Enviar um comentário