Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2021

129 # Opinião | "Flores" de Afonso Cruz

Sinopse:
"Um homem sofre desmesuradamente com as notícias que lê nos jornais, com todas as tragédias humanas a que assiste. Um dia depara-se com o facto de não se lembrar do seu primeiro beijo, dos jogos de bola nas ruas da aldeia ou de ver uma mulher nua. Outro homem, seu vizinho, passa bem com as desgraças do mundo, mas perde a cabeça quando vê um chapéu pousado no lugar errado. Contudo, talvez por se lembrar bem da magia do primeiro beijo – e constatar o quanto a sua vida se afastou dela – decide ajudar o vizinho a recuperar todas as memórias perdidas. Uma história inquietante sobre a memória e o que resta de nós quando a perdemos.

Um romance comovente sobre o amor e o que este precisa de ser para merecer esse nome.
«Viver não tem nada a ver com isso que as pessoas fazem todos os dias, viver é precisamente o oposto, é aquilo que não fazemos todos os dias.»" retirado do Goodreads

Opinião:
O que dizer sobre este livro do meu querido Afonso Cruz?  Honestamente, não sei dizer nada. 
Algumas pessoas com quem tive o privilégio de falar sobre este livro, disseram-me isto: "Carla, essa sensação também aconteceu comigo. Primeiro estranha-se depois entranha-se. Eu li 3 vezes para que entranha-se.", outras disseram : "Ou se ama ou se odeia.".
Eu gostei da temática da memória ou da falta dela, por parte do Senhor Ulme. A busca que o vizinho do Senhor Ulme faz para encontrar as peças perdidas da memória do primeiro, comoveu-me. Nesta busca pelas memórias do outro o narrador aprende que uma pessoa é vista de várias formas pelos outros, nós aos olhos do outo. Por seu lado, o narrador também se vai perdendo nas suas rotinas diárias, acabando por se recordar do passado e perdendo-se no seu presente.
Tenho a certeza que vou fazer uma releitura deste livro...se a vida permitir, pois acho que certamente vou tirar mais lições deste livro.
Classificação de 4 estrelas no Goodreads.

Boas leituras 💓

Sem comentários:

Enviar um comentário