Páginas

sábado, 25 de dezembro de 2021

207 # Opinião | "Os Queridos da Princesa" de Michel Rio

 

Sinopse:
"Faraude, a tartaruga-de-terra, um pouco pateta e fanfarrona, saiu um dia da Casa Grande para ir às compras e nunca mais regressou. Uma rápida investigação, conduzida pelos outros animais da corte da princesa Babiche — cada um desejoso de obter os favores da sua dona, mergulhada desde então numa profunda melancolia —, revela que Faraude foi vendida por um merceeiro oportunista a um barão bretão, ansioso por atirá-la para dentro do tacho.
Assim se reúne um pequeno exército, constituído por um papagaio, uma cadela, uma gata, uma galinha e um rato branco, numa missão de salvamento a caminho de Port-Manec'h na Bretanha.

Com uma prosa carregada de humor e poesia, ricamente ilustrada por Marie Belorgey, Michel Rio abre novamente as portas de um mundo fantástico, numa fábula caótica e maliciosa, que faz recordar os grandes clássicos morais, de Perrault a La Bruyère." retirado do Goodreads

Opinião:
Começo por confessar que este foi o livro certo para ser lido nesta altura do natal. Eventualmente numa outra época, talvez eu não tivesse entrado tanto na história. Ainda para mais este natal é muito diferente para mim, estou em confinamento e sozinha em casa.
Este livro veio parar às minhas mão faz duas semaninha, quando fui à biblioteca e levantei uma série de livros, pois a biblioteca da terra onde estou a morar não tem limite de livros, o que interessa é ler, um excelente principio, a meu ver, claro!
A escrita deste autor de inicio estranha-se depois entranha-se, gostei muito das ilustrações da autoria de Marie Belorgey.
Um papagaio desbocado, uma tartaruga terrestre que acha que é uma tartaruga marinha, uma gata muito agressiva, uma cadela com dentes bem afiados, uma galinha que usa as penas do papagaio para ter uma crista e por fim um rato que está sempre a embelezar as falas menos próprias dos outros companheiros. Uma princesa que está muito triste por a sua tartaruga, Faraude, ter desaparecido. Como os restantes animais da princesa gostam muito dela, vão procurar a tonta da tartaruga...sim tonta, pois deixou-se enganar pelo merceeiro e foi vendida como sendo uma tartaruga marinha.
Esta é uma história hilariante da busca dos animais pela Faraude até aos confins, com aventuras muito engraçadas. Adorei este livro ;)
Classificação de 4 estrelas no Goodreads.

Boas leituras! 

Sem comentários:

Enviar um comentário