Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2022

10 # Opinião | "A Viela da Duquesa" de Sveva Casati Modignani

 

Sinopse:
"Nápoles, 1910. Numa das muitas casas pobres da Viela da Duquesa, onde Rosa Avigliano vive com a sua numerosa família, surge de repente uma jovem mulher elegantemente vestida: ela quer que Rosa lhe prepare um feitiço para conquistar o amor do marido. Teresa, a mais velha das crianças Avigliano, fica boquiaberta perante tão extraordinária aparição. Imaginativa e sonhadora, ela gostaria de poder transpor os limites daquelas vielas sem ar e sem luz, onde viu morrer de miséria, de doença e de fome amigos, vizinhos e até um irmão mais novo. Aquela visitante misteriosa encarna aos seus olhos de rapariga tudo aquilo que até ali lhe foi vedado. Mas a bonita desconhecida não é tão feliz como Teresa imagina: a condessa Josepha Paravicini abandonara há alguns meses o seu castelo no Tirol, terra então austríaca, para casar com o príncipe Enrico Castiglia e se mudar para Nápoles, renunciando aos costumes, às pessoas que amava, às paisagens, aos aromas e à sua língua de infância. Tudo isto para vir a descobrir que o marido nunca a amara. Com o destino por cúmplice, nasce entre a princesa e a rapariga do povo uma ligação que as irá manter unidas durante toda a vida. Ambas atravessam o século que há pouco terminou, sofrem duas guerras mundiais, vivem os dramas da ditadura fascista e os tempos difíceis da reconstrução, empenhando-se na luta pelas reivindicações sociais e pela conquista do direito das mulheres à dignidade.
Narrando as histórias pessoais destas personagens, marcadas por tragédias e paixões, Sveva Casati Modignani percorre todo o século XX num romance que exprime os pontos de vista dos humildes e dos poderosos. Este entretecer de vidas privadas e grandes eventos, propicia aos leitores páginas intensas que reconstituem com realismo o espír
espírito de uma época e exaltam a força dos sentimentos e dos ideais."retirado do Goodreads

Opinião:
A primeira vez que li este livro foi em 2015, este foi também a minha estreia no mundo desta fantástica escritora que é Sveva Casati Modignani. Confesso que não sou muito dada a releituras, mas quando estava a olhar para a estante senti uma enorme saudade desta saga familiar e não resisti a voltar a pegar e ler este livro. Esta segunda leitura foi fantástica e quero acreditar que foi realizada de uma forma mais atenta. A saga famíliar está escrita de uma forma tão absorvente que foi quase que impossível para de ler. Infelizmente por motivos profissionais não consegui ler continuamente como era desejável. Mais uma vez esta escritora deixa-me rendida à sua escrita, à forma como constroí as sua narrativas e as personagens.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário