Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

54 # Opinião | "A Rainha Ginga e de Como os Africanos Inventaram o Mundo" de José Eduardo Agualusa

 

Sinopse:
"O romance de José Eduardo Agualusa conta a vida fantástica de Dona Ana de Sousa, a Rainha Ginga (1583-1663), cujo título real em quimbundo, "Ngola", deu origem ao nome português para aquela região de África.
É a história de uma relação de amor e de combate permanente entre Angola e Portugal, narrada por um padre pernambucano que atravessou o mar e recorda personagens maravilhosos e esquecidos da nossa história - tendo como elemento central a Rainha Ginga e o seu significado cultural, religioso, étnico e sexual para o mundo de hoje." retirado do Goodreads

Opinião:
Quando vi este livro na biblioteca fiquei apaixonada pela capa, acho que é um excelente cartão de visita para este livro.
Esta foi a minha estreia com Agualusa, confesso que estranhei a escrita mas depois entranhei. A forma como o escritor conta a história da Rainha Ginga, que eu desconhecia, foi fascinante. 
Para além da Rainha Ginga temos um role de personagens muito interessantes e bem estruturadas. O tema da escravatura está muito patente ao longo do livro, existindo alguns relatos que me arrepiaram bastante.
Quero ler mais livros deste escritor para ver se o seu estilo literário é como o deste livro.
Classificação de 4 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário