Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

59 # Opinião | "O Tango" de Jorge Luís Borges

 

Sinopse:
"O tango, a sua entrada na cultura argentina e universal, é o tema destas seis conferências inéditas de Borges. Escreve Borges: «Sabemos, ouvindo um tango velho, que houve homens valentes. O tango dá-nos a todos um passado imaginário. Estudar o tango não é inútil, é estudar as diversas vicissitudes da alma.» Em 1965, Jorge Luis Borges deu quatro conferências sobre tango, que durante muito tempo ficaram esquecidas e que agora se publicam - mais de trinta anos após a morte do escritor. É um Borges luminoso e brilhante, que se permite recitar e cantar durante as conferências, ao mesmo tempo que descreve a origem, os símbolos e os mitos da grande música do Rio de Prata. Para Borges, o tango surge clandestinamente em Buenos Aires por volta de 1880, em simultâneo com o jazz americano. Era um género perigoso e malvisto, desgraçado, bajofondo. Nestes textos notáveis e coloridos, o retrato de Borges vai além da descrição de uma dança ou de uma melodia - conta a história do porto e dos bairros de Buenos Aires, e do seu violento lirismo de navalha e sangue: «O tango dá-nos a todos um passado imaginário». Por isso, conhecer o tango é conhecer o lado negro da alma portenha, que entrou na literatura com esse universo de compadritos, "mulheres de má fama", histórias de amor e morte, com um tom valente e feliz que depois seria também triste e melodramático. " retirado do Goodreads

Opinião:
Faz muito tempo que queria ler algo deste escritor tão aclamado. Comecei com este livro que, não é mais do que as quatro conferências feitas pelo escritor no ano de 1965, sobre as origens do conhecido ritmo argentino.
Temos neste livro: "As origens do tango", "De compadritos e guapos", "Evolução e expansão" e "A alma argentina". Através destas conferências Borges vai divagando  sobre as origens do tango e a sua relação com os argentinos e o mundo.
Confesso que fiquei maravilhada com a "história" do Tango, em si mesma, e com a escrita de Borges.
Classificação de 4 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário