Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

67 # Opinião "O terrorista elegante e outras histórias" de Mia Couto e José Agualusa

 

Sinopse:
"Em projeto exclusivo para a Editora Planeta Brasil, o primeiro livro escrito a quatro mãos por dois dos maiores autores da língua portuguesa: Mia Couto e José Eduardo Agualusa. Ao longo de muitos anos de amizade, o moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa, dois dos principais autores africanos de língua portuguesa, escreveram três peças a quatro mãos. Neste livro, nascido de conversas informais na histórica Paraty, essas três peças foram reunidas, depois de devidamente adaptadas pelos próprios autores para o formato de contos.
Em O terrorista elegante, um angolano é preso em Portugal por suspeita de participação em atos de terrorismo. O homem alega ser capaz de voar e conversa com um passarinho na prisão, que parece lhe dar as orientações necessárias para que cumpra sua missão. “Quero explicar a vocês por que estou aqui em Xigovia, neste lugar tão cheio de lembranças. E até me treme a voz quando, por fim, confesso a razão da minha presença: venho aqui para matar.” É assim que o protagonista de Chovem amores na rua do matador pretende finalmente fazer as pazes com seu passado: matando as três mulheres que chegou a amar. A noite da cidade está mergulhada em caos. Enquanto o conflito se desenrola nas ruas escuras, um estranho mascarado invade a casa de duas mulheres. Em A caixa preta, gerações da mesma família são obrigadas a, enfim, enfrentar seus segredos mais bem guardados." retirado do Goodreads

Opinião:
Amei este livro escrito a quatro mãos, são três contos hilariantes, fartei-me de rir e amei a forma como os contos tão diferentes estão tão, mas tão  bem escritos.
Não posso dizer que gostei mais do conto que dá nome ao livro, O terrorista elegante, mas confesso que amei a o "terrorista", mas que personagem mais peculiar, deixou a cabeça dos inspetores completamente à nora.
"Chovem amores na rua do matador" foi o segundo conto e não me querendo repetir, mas repetindo, é um conto hilariante. Um homem que foi deixado por três mulheres decide matar cada uma delas...será que ele vai conseguir?
O terceiro e último conto "A caixa preta" é completamente hilariante...uma avó, uma neta que nunca conheceu os pais e um assaltante de máscara que se revela algo mais.

Não posso deixar passar o facto de ter adorado esta capa, acho linda de "morrer", cativou-me logo, os meus parabéns ao responsável Rui Rodrigues.

Classificação de 4 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário