terça-feira, 29 de junho de 2010

Lição de Tango

Lição de Tango
Autora: Sveva Casati Modignani
Ano da Edição/ 2007
ISBN/ 9789724153124
Editora/ Edições ASA

Sinopse:
O retrato inesquecível de duas mulheres que os acasos da vida juntaram numa aventura comum. Giovanna e Matilde não parecem ter nada em comum, excepto o facto de morarem no mesmo bairro de Milão e de às vezes se cruzarem na rua. A primeira é uma encantadora antiquária, casada e com uma filha adolescente; a outra é uma pobre idosa que vive sozinha numas águas-furtadas das quais obstinadamente não se deixa despejar. Uma série de circunstâncias dramáticas aproxima as duas mulheres, que aprendem a conhecer-se e a travar uma profunda amizade. Matilde ajudará a jovem a encontrar a serenidade e o amor, enquanto que Giovanna acompanhará Matilde ao longo da sua caminhada final. Uma história dominada pela paixão, que nos retrata, com o talento habitual de Sveva Casati Modignani, duas inesquecíveis figuras femininas.
Site Ofi­cial: http://www.svevacasatimodignani.ormedilettura.com/
José Rodrigues dos Santos no seu programa "Conversas de Escritores" na RTPN entrevistou a escritora italiana Sveva Casati Modignani, se quiserem ver cliquem aqui: http://www.youtube.com/watch?v=DYEEx6Y1ENk .

Minha Opnião:
 Sveva Casati é a meu ver uma escritora de romances com um forte caracter feminino, isto porque, nos livros que li, até ao momento, ela estrutura ao longo de toda a narrativa do  romances, personagens femininas psicologicamente  muito fortes e bem definidas na vida. Sveva constroi as suas personagens ao longo da história e à medida que esta se vai desenrrolando, quando dou por mim já estou a conviver, literalmente, com as personagens criadas pela escritora, o que é de veras fascinante.
Neste romance Giovanna e Matilde são duas mulheres poderosas que carregam uma história muito ingrata e que interfere com aspectos do seu dia-a-dia que podem parecer aparentemente banais.
Com um relato narrativo contextualizado no tempo e nos diferentes locais, personagens muito bem construídas, "Lição de Tango" é para mim, a seguir ao livro: "A Viela da Duquesa", o melhor livro de Sveva Casati Modignani.
Uma leitura apaixonante em que as últimas páginas foram lidas a custo pelo facto de não querer sair do encanto da história e da companhia de Matilde ( principalmente ) e também de Giovanna e Giny tal como Alessandro.

1 comentário:

  1. Talvz por essa característica muiti dirigida ao público feminino nunca tenha sentido vontade de pegar num livro seu... :/

    Gostei da crítica!

    Tiago

    PS: Já respondi à tua pergunta no Murakami PT, com um post na página principal ;)

    ResponderEliminar