Páginas

sábado, 19 de março de 2011

"Uma Pedra Sobre o Rio" de Margarida Fonseca Santos

Sinopse:
Teresa é jovem, tem uma carreira absorvente como engenheira civil, um namorado e uma amizade de muitos anos. Um dia, o chão que tão bem conhecia, começa a ceder e ela é confrontada com os seus medos.
O mundo de certezas e falsas seguranças em que Teresa se fechara ao longo da sua vida é abalado por um encontro inesperado com um desconhecido. Desse contacto nasce uma amizade que a ajudará a reconstruir o seu próprio caminho, e a vontade de ser feliz volta a ser um desafio.
Uma Pedra Sobre o Rio é um romance sobre as nossas dúvidas e escolhas, que nos diz que o amor e a vontade de mudar podem ser a melhor opção… Se tivermos coragem para isso.

Excerto
«Novela que se reparte pela alegoria, a parábola e o registo realista, Uma Pedra sobre o Rio insere-se com agilidade naquela categoria de livros de que o leitor desprevenido se torna amigo.»
Eugénio Lisboa, in Prefácio

Críticas de imprensa
«...toda a escrita desta autora é marcada pela sua enorme sensibilidade.»
Os Meus Livros
«Margarida Fonseca Santos, um nome que se vai impondo na literatura portuguesa...»
Público

Minha opinião:

Gostei desta leitura. Margarida Fonseca Santos relata neste livro uma história simples mas muito comum nos nosso dia-a-dia. Esta é a história de uma mulher de sucesso que de um dia para o outro percebe que a sua vida não é nada daquilo que ela própria quer. Teresa é uma mulher bem sucedida no mundo profissional mas mal sucedida na sua vida pessoal. Neste mundo tão dos nossos dias a escritora vai narrar uma história simples sobre o amor e os desejos pessoais, que me fez refletir sobre o valor dos sonhos. Teresa vai retirando lições para a sua vida a partir do diálogo que vai estabelecendo com uma pedra e com um amigo quase que imaginário chamado Pedro.
Não sendo um livro magnífico é um livro simples mas bonito.
Boas Leituras;)

A escritora_Margarida Fonseca Santos_

"Nasceu em Lisboa, a 29 de Novembro de 1960.
Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como objectivo ser professora de Formação Musical no ensino vocacional. Deu aulas em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005.
Começou a escrever em 1993 e isso tornou-se uma verdadeira paixão, paixão essa que a levou a mudar de vida. Deixou o ensino da música e, neste momento, dedica-se a tempo inteiro à escrita.
Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens, e escreve com regularidade para teatro.
Assina, com Maria João Lopo de Carvalho, a colecção juvenil 7 irmãos, e, com Maria Teresa Maia Gonzalez, As Aventuras de Colombo.Orienta ateliers de escrita para crianças, adultos e professores (Escrita Criativa, Escrever teatro para Crianças e Jovens, e Escrever para Crianças e Jovens).
Orienta cursos sobre Escrever para Crianças na Escrita Criativa Online (11 semanas, online); na Pós-Graduação em Livro Infantil (Universidade Católica Portuguesa); no curso de Escrita Literária (Restart).
Publicou, em co-autoria com Elsa Serra, o manual de Escrita Criativa Quero ser escritor! Em breve será publicado o novo livro de escrita criativa.
É membro fundador do Clic - Clube de Literatura, Ilustração e Cª .
É responsável pelo blogue histórias em 77 palavras, com ilustrações de Francisca Torres. 
Foi responsável pela coluna Crescer a ler do Suplemento de Educação do Jornal de Letras, e pelo apontamento “Bicho-de-conta” (contos para crianças) na Antena 1, Programa “À volta dos dias”.
Paralelamente trabalha treino mental para a performance, bem como o uso pedagógico e terapêutico da metáfora, tendo publicado, em conjunto com Rita Vilela, os livros Histórias para contar consigo eBrincar com Coisas Sérias.
O seu último romance De Nome, Esperança, (apresentado pelo Prof. Daniel Sampaio) tem suscitado inúmeras reacções... Um livro sobre a loucura, contado a várias vozes, tendo em cada capítulo um escrito da Esperança, entrelaçando assim a sua vida na do leitor.
Lançou recentemente o livro Saber ao Certo, com ilustração de Francisca Torres, sobre o momento em que um jovem assume a sua homossexualidade e tudo o que isso implica na sua vida e na sua mente.
Prémios
Destacam-se:

Prémio de Novela Manuela Teixeira Gomes (Câmara Municipal de Portimão, edição 2007/08), com a obra, "O nº 11".

Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca 1996,organizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o conto "O degrau de cima".

Prémio Revelação APE/IPLB - 1996 com o romance "Uma pedra sobre o rio". (retirado do site da escritora)

6 comentários:

  1. Olá!
    É só para avisar que te desafiei para um meme literário que poderás ver no meu blog.
    http://aminhapequenabiblioteca.blogspot.com/

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Este livro parece interessante. Ainda não tinha ouvido falar nele. :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Olá Laura
    Gostei muito do livro, uma história que me cativou pela sua simplicidade mas com bastante conteúdo;), não sei se me faço entender...gostei.

    ResponderEliminar
  4. Eu li o livro mas não percebi quem era o Pedro afinal
    alguém me poderia ajudar?

    ResponderEliminar
  5. Olá João
    Desculpa não saber responder à tua pergunta li este livro antes de abrir o blogue como podes ver já faz algum tempo.
    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
  6. ola acabei por começar a ler o livro e achei muito interessante mas afinal não se percebe se a Teresa reaproxima o Joao como namorado ao não alguém me pode responder a esta pergunta por favor

    ResponderEliminar