quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Meme Literário


Este desafio foi tirado do blogue da Isabel Maia (clique aqui) apesar de já o ter visto noutros blogues. Achei particularmente interessante, pelo simples facto de me fazer refletir sobre as leituras que já foram feitas, as que estão a ser feitas e as que viram a ser realizadas.

1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?
Normalmente não repito as leituras a não ser livros que estejam inseridos numa saga ou série e que tenho que reler para recordar a história. O último livro em que fiz isto foi "Hex Hall", mas muito sinceramente arrependi-me.
 
2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Tantos...que até já perdi a conta. Mas a grande maioria acabaram por ser lidos mais tarde. Por vezes custa-me entrar na leitura, então paro e pego em outro livro, este fenómeno é muito frequente acontecer, por exemplo neste exacto momento já peguei numa data de livros mas já os coloquei de lado, por achar que não estou para lá virada. Contudo sei que um dia vou pegar novamente e perguntar-me porque não o li logo. Mas este é um dos meus devaneios.
 
3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Não escolhia. Fico com os que estão na minha estante já chegam.
 
4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
O Equador. Não o li por um simples motivo, alguém um dia achou por bem dizer o final quando eu ia começar a ler. Isto é das piores coisas que me podem fazer.
 
5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?
Não me recordo de nenhum...ainda não devo ter lido eheheh
 
6- Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Quando era criança pelo menos até aos 12 anos, por incrível que me pareça agora, eu detestava ler. Recordo-me que tinha uma irmã minha que me obrigava a ler e eu riscava os livros, sublinhava melhor dizendo. Comecei a adorar ler e viajar por outros universos a partir dos meus 13, 14 anos. Recordo-me de existir a coleção da Carlota que eu gostava muito.
 
7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Eu tenho uma relação muito honesta com os livros, não gosto não leio, sei que muitas vezes acabo por perder grandes livros pelo facto de abandonar muito cedo a leitura, mas penso sempre, quem sabe um dia. Não forço leituras.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Saga do Harry Potter, "Paula" de Isabel Allende e adorei "Viela da Duquesa" de Sveva Casati
 
9. Que livro estás a ler neste momento?
Nenhum daaaaaaa estou a atravessar uma fase daquelas pegar e largar....
 
10. Indica dez amigos para o Meme Literário:
Quem quiser levar isto, sinta-se à vontade :) (esta frase é da Isabel Maia)

5 comentários:

  1. oh de nada :D eu vi aquele video pela primeira vez hoje... fiquei rendida. a mensagem transmitida é perfeita e foi quase como as respostas as perguntas que me tenho vindo a questionar.

    ResponderEliminar
  2. Pedi emprestado este questionário para o meu blog ^^

    ResponderEliminar
  3. A vantagem destas brincadeiras é que nos colocam perguntas nas quais nunca tinhamos pensado. Já tenho com que entreter os meus pensamentos :)

    ResponderEliminar
  4. Eu, por acaso, adoro reler os meus livros preferidos. Quando os leio novamente é como se me esquecesse da história e fique sempre surpreendida com o fim. Adoro ler. É a coisa que mais gosto de fazer :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. desafio muito bom*****
    ao ler as tuas respostas fiquei com vontade de também aderir :)
    um dia destes publico as minhas reflexões
    ...adorei!

    ResponderEliminar